Blog
15/04/2019
A Páscoa, comemoração religiosa reconhecida e aguardada pelos cristãos por celebrar a ressurreição de Jesus Cristo, marca sempre no domingo anual o encerramento da Semana Santa. Assim sendo, tem-se na Quinta-feira Santa a realização da Missa da Ceia do Senhor e na Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão, a rememoração da morte por crucificação na cruz. No Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa, há a exaltação do renascimento e glorificação da primeira aparição de Cristo aos discípulos.
A Semana Santa identificada pela última semana da Quaresma, caracteriza o período de 40 dias em que os fiéis cristãos permanecem em penitências e jejum de carne vermelha. Por isso de consumirem peixe no almoço da Sexta-feira Santa.
Para simbolizar a data foi escolhido o coelho, animal que representa fertilidade e retrata esperança de vida nova. Muito comum no Domingo de Páscoa presentear crianças, parentes e amigos com ovos de chocolates e exaltar a figura animada do coelho da páscoa.
Para essa Páscoa, separamos algumas receitas saudáveis e diferentes para vocês inovarem no almoço de domingo e fugirem daquele tradicional bacalhau com batatas assadas.
Ingredientes
Modo de fazer: Cozinhe o bacalhau com alho, louro e alecrim. Em seguida, retire-o da água e reserve. Cozinhe a quinoa por aproximadamente 20 minutos. Em uma panela, coloque metade do azeite e refogue a cebola com o alho-poró, posteriormente, adicione a vagem e a cenoura. Tempere com sal e pimenta e salpique a cebolinha e salsinha. No fundo do prato coloque a quinoa misturada com a chia, em cima acrescente o bacalhau e regue com o restante do azeite. Por último, salpique a castanha e bom apetite!
Ingredientes
Modo de preparo
Na véspera: Para dessalgar o bacalhau, deixe-o de molho em água no dia anterior. Troque a água pelo menos 3 vezes. No dia seguinte, cozinhe o bacalhau em uma nova água até que fique macio e reserve.
Arroz: Em uma panela média, aqueça o azeite e doure levemente a cebola. Em seguida, adicione a água fervente, o arroz e tempere com sal a gosto. Tampe a panela até que a água retome a fervura, quando isso acontecer, abaixe o fogo e deixe a panela semi tampada. O arroz deve cozinhar por cerca de 35 minutos ou até a água secar. Para saber mais sobre arroz integral, dê uma olhadinha no post
Tipos de arroz integral
postado em nosso blog.
Refogado de bacalhau: Aqueça o azeite e doure a cebola. Junte o bacalhau e refogue demoradamente, em seguida, acrescente a salsinha e, se necessário, corrija o sal.
Finalização: Quando o arroz estiver pronto, acrescente o refogado de bacalhau na panela e misture bem. Sirva em seguida!
Ingredientes
Recheio
Montagem: 1 gema e
Gergelim branco natural 100% Integral Da Magrinha
a gosto
Modo de fazer: Refogue o bacalhau desfiado com azeite e alho. Bata a couve-flor cozida no processador ou liquidificador até formar uma pasta. Em seguida, adicione a pasta de couve-flor no bacalhau aos poucos, até formar uma massa uniforme e tempere essa massa com ervas desidratadas a gosto.
Recheio: Refogue a cebola e o espinafre no azeite até que fiquem macios. Em um recipiente de vidro, coloque metade da massa. Adicione o espinafre e a cebola e arrume os tomates crus por cima. Cubra com o restante da massa. Posteriormente, pincele a gema por cima da massa e salpique gergelim. Leve ao forno por cerca de 15 a 20 minutos ou até que fique dourado!
Últimas do blog
Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)