Blog

Tipos de arroz integral

09/04/2019

 O arroz é considerado um cereal e é o mais produzido e consumido no mundo, se tornando um principal alimento para a população mundial. No Brasil, sua importância é destacada, desempenhando um papel estratégico em níveis econômico, social e nutricional.

O mais comum é o arroz branco mas o que muitos não sabem é do valor nutricional que o arroz integral pode nos proporcionar.

Você sabia que existem vários tipos de arroz integral? Iremos mencionar quais são, seus benefícios e como preparar o arroz integral. Confere com a gente!!!

Tipos de Arroz Integral



Arroz integral: rico em fibras que ajudam a reduzir a absorção de açúcares no sangue, e também vitaminas e minerais.

Arroz 100 % Integral Agulhinha Da Magrinha: Possui baixo teor de gorduras totais e fornece fibras e proteínas.

Arroz Sete grãos 100 % Integral Da Magrinha: alto teor de fibras, fósforo e manganês. Os seus grãos promovem maior saciedade e bem-estar para o seu dia a dia, auxiliando no controle do colesterol e redução de peso.

Arroz Cateto 100% Integral Da Magrinha: rico em fibras, cálcio, vitaminas do complexo B e proteínas.

Arroz vermelho: rico em monacolina, uma substância que reduz o nível de LDL – colesterol ruim – no sangue. Com altas quantidades de ferro e zinco.

Arroz negro: rico em ferro, proteínas e fibras. Além disso, contém menos gordura, seu valor calórico é baixo. Alto teor de compostos fenólicos, um importante antioxidante que ajuda a prevenir contra problemas cardiovasculares, câncer e envelhecimento. Precisa de descanso em água antes do seu preparo.

Arroz basmati integral: ele preserva a película que envolve o grão, permitindo maior acúmulo de seus nutrientes, proteínas, sais minerais, vitaminas do complexo B e fibras.

Benefícios do Grão Integral

O grão integral contém ao redor de 10% de farelo, rico em micronutrientes, principalmente minerais, vitaminas do complexo B e compostos bioativos, tais como gama-orizanol e homólogos da vitamina E.

A fibra alimentar exerce diferentes funções no organismo humano. Sua capacidade de retenção de água auxilia na prevenção da constipação. É associada à redução na pressão arterial, na concentração de colesterol total, LDL e triglicerídeos, e no controle da glicose sanguínea, auxiliando na prevenção e no controle de algumas doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares.

Como preparar o arroz integral

Você sabe como preparar o arroz integral? Muitas pessoas possuem essa dúvida e reclamam que os grãos ficam duros, então separamos algumas dicas para auxiliar vocês na hora do preparo:

Coloque o arroz integral de molho na água em um recipiente, de 4 a 6 horas para deixá-lo mais macio e tornar o cozimento mais rápido. Caso você não consiga deixar de molho por esse tempo, 30 minutos já ajuda no processo. Utilize a panela de inox ou de ferro para refogar os temperos que você deseja, cebola, alho e caso queira, vegetais. Por estarmos falando de um grão integral, não devemos refoga-los, isso irá fazer com que ele demore mais tempo para cozinhar. Acrescente a água filtrada ao refogado e em seguida o arroz. Tampe a panela. A quantidade de água deve ser o triplo de arroz, por exemplo: 1 xícara de arroz integral para 3 xícaras de água. Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos em fogo médio até amolecer, ou até chegar ao ponto que você goste. Caso note que ainda está duro, adicione mais água se necessário.

Receitas

Arroz Agulhinha com Frango e Curry

INGREDIENTES:
Para o frango
500 g de drumetes de frango (coxinha das asas) – se preferir, pode usar peito de frango
2 colheres (sopa) azeite de oliva
suco de 1 limão
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de curry
pimenta do reino à gosto
salsinha à gosto
Para o arroz:
1 1/2 xícara de Arroz Agulhinha 100 % Integral - Da Magrinha
1 pacote de milho
1 vidro de leite de coco
1/2 cebola grande picada
1 dente de alho picado
1/2 pimentão picado

MODO DE PREPARO:
É preciso deixar as coxinhas do frango marinando de um dia pro outro. Coloque em um pote plástico e grande os ingredientes do tempero. Coloque o frango e misture bem os ingredientes. Se preferir, pode deixar o frango marinar em um saco plástico (próprio para uso culinário). Esquente bem uma panela grande de teflon – a maior que você tiver. Quando estiver bem quente, coloque os pedaços de frango. Guarde o líquido da marinada para usar depois.
Quando o frango estiver dourado, adicione a cebola, o alho e o pimentão para refogar. Quando estiverem macios, junte o arroz integral, sal e misture bem. Misture 3 xícaras de água ao caldo e despeje no arroz com frango.
Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo baixo por 40 minutos. Passado o tempo de cozimento, é hora de conferir se o arroz já está seco. Provavelmente haverá um pouco de água na panela.
Acrescente o leite de coco, sempre mexendo bastante. Corrija o sal e a pimenta. Por fim, acrescente o milho.

Arroz Sete Grãos com Caponata

INGREDIENTES:
Para o arroz:
1 xícara Arroz Sete Grãos 100% Integral - Da Magrinha
3 xícaras de água
1/2 cebola grande
1 dente de alho
sal a gosto
Para a caponata:
1 berinjela picada
1 abobrinha picada
1 pimentão amarelo picado
1 pimentão vermelho picado
Sal a gosto
Azeitona preta ou verde a gosto
Azeite

MODO DE PREPARO:
Para o arroz, pique bem a cebola e o alho e reserve. Aqueça uma panela com o óleo e acrescente a cebola e o alho picados. Refogue em fogo médio até que eles fiquem levemente dourados. Despeje a água e após coloque o arroz, salpique o sal, mexa bem e tampe a panela. Deixe cozinhar até que a água tenha secado completamente. Para a caponata vai precisar colocar em uma assadeira a berinjela, abobrinha, pimentão amarelo e vermelho picados. Regue com azeite, salpique sal e deixe assar até ficar bem murcho. No fim acrescente azeitona verde ou preta, se gostar. Coloque na geladeira. Após, misture em uma frigideira o arroz com a caponata e regue com azeite. Espere esquentar um pouco e está pronto.

Arroz cateto e negro com grão de bico

Ingredientes
3/4 xícara de Arroz Cateto 100% Integral - Da Magrinha
1/2 xícara de arroz negro
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal
2 colheres (chá) de cominho em pó
1/2 colher (chá) de curry
1 e 1/2 xícara de grão de bico cozido
1 e 1/2 cebola média
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de coentro picado
Pimenta do reino

Modo de fazer
Cozinhar os 2 tipos de arroz separados, já que o tempo de cozimento será diferente, para o cozimento de ambos: pique bem a cebola e o alho e reserve. Aqueça uma panela com um fio de óleo e acrescente a cebola e o alho picados. Refogue em fogo médio até que eles fiquem levemente dourados. Despeje a água e após coloque o arroz, salpique o sal, mexa bem e tampe a panela. Deixe cozinhar até que a água tenha secado completamente.
Aqueça 1 e 1/2 colher de sopa de azeite de oliva em uma panela, junte o cominho e o curry e logo em seguida o grão de bico, cebola em rodela e uma 1 pitada de sal. Mexa por 1 minuto, apenas para aquecer o grão de bico.
Misture os dois tipos de arroz com o grão de bico e as ervas picadas. Corrija o tempero, se necessário. Sirva morno ou em temperatura ambiente.

Últimas do blog

Card image cap
Conheça os benefícios do mel

O mel é um produto natural produzido pelas abelhas a partir do néctar retirado das flo...

Card image cap
ALIMENTOS PARA UMA PELE SAUDÁVEL

Quando falamos de cuidado com a pele, imaginamos inicialmente em cremes e produtos dermatológ...

Card image cap
Vantagens da Quinoa - Uma Delícia Saudável de Milênios

Você já ouviu falar sobre a quinoa? Hoje viemos trazer curiosidades, receitas, benef&ia...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
sac@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube