Blog

Semente de linhaça, por que adotar na sua alimentação?

19/06/2018

Você já ouvir falar sobre a semente de linhaça? Se ainda não, não sabe o que está perdendo! Essa sementinha além de muito saborosa, possui alto poder nutritivo e muitos benefícios para à saúde!
Existem dois tipos, a Linhaça marrom e a dourada. Não existe diferença nutricional entre as duas, ou seja, possuem os mesmos nutrientes, porém a dourada é plantada em regiões frias e a marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido.
Ela reúne uma série de nutrientes importantes para o corpo, é fonte de ácidos graxos ômega 3 e 6, minerais, vitaminas e fibras, além de um composto chamado lignana (composto fitoquímico que, segundo estudos, pode atuar na prevenção do câncer de mama e pode ajudar a prevenir os sintomas da menopausa), justamente por ter tantas propriedades ela é considerada um alimento funcional.

Veja a seguir quais os benefícios dessa poderosa semente:

Ajuda a emagrecer: Graças ao alto índice de fibras, ocorre uma liberação de glicose de forma mais lenta no sangue, evitando os picos glicêmicos, e assim utilizando menos insulina, hormônio responsável pelo armazenamento de gorduras. Quando temos muita insulina no corpo, sentimos a necessidade de consumir mais alimentos, e como se não bastasse a presença da insulina em altas quantidades no corpo nos faz depositar a gordura no tecido adiposo, dessa forma a linhaça aumenta a sensação de saciedade e menor acumulo de gordura no corpo. Auxilia também no bom funcionamento do intestino, contribuindo para a eliminação de toxinas e gorduras do corpo.
Vale lembrar que não adianta consumir a linhaça e ao mesmo tempo ingerir alimentos ricos em gorduras e açúcar. Precisa atrelar a uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares.

Controla o diabetes: A linhaça controla a glicemia e faz com que a insulina seja liberada aos poucos no organismo, evitando os picos de glicose.

Diminui o colesterol: A linhaça possui considerável quantidade de ômega 3 em sua composição que ajuda a diminuir o LDL e ajuda aumentar o HDL (colesterol bom).

Melhora o funcionamento do intestino: As fibras, quando consumidas com quantidades adequadas de água, melhoram o trânsito intestinal, impedindo a constipação.

Previne alguns tipos de câncer: A linhaça é a principal fonte alimentar de lignanas, as quais são compostos fenólicos similares ao estrógeno (hormônio feminino que atua no tecido mamário), diferentes estudos têm associado as lignanas à prevenção do câncer de mama. Como as lignanas acabam de ligando aos receptores do estrógeno, tem uma função protetora desta doença.

Quantidade recomendada de linhaça: O mais indicado é consumir cerca de uma colher de sopa de linhaça por dia.

Como consumir a linhaça

Farinha de linhaça: Pode ser adicionada a sucos, saladas, frutas e iogurtes, e por ser triturada garante uma melhor absorção de todos os seus nutrientes, além de conservar as fibras.

Grão: Ao consumir a linhaça em grãos, o ideal e mastigá-la muito bem para quebrar sua casca. Como ela é feita de celulose, não é digerida no intestino e acaba se tornando uma barreira para os nutrientes. Outra forma de garantir o consumo de seus nutrientes é triturá-la em casa, mas só é possível conservar esse alimento na geladeira por quatro dias, mais do que isso ela perde seus nutrientes essenciais. Também dá para comprar a linhaça moída industrialmente, que tem prazo de validade de um mês quando aberta a embalagem. Ou você pode batê-la diretamente com sucos, iogurtes e vitaminas.

Óleo de linhaça: Quando é prensado a frio, ele se torna uma boa opção e pode ser utilizado em preparações prontas, como temperar saladas. Porém esse óleo não pode ser aquecido nem prensado no calor, pois as altas temperaturas anulam as propriedades da linhaça. Por isso, é preciso muito cuidado ao comprar. Além disso, essa versão perde as fibras.

Últimas do blog

Card image cap
Benefícios da Castanha-do-Pará

As castanhas do Pará (ou do Brasil) são castanhas nativas da floresta amazônica....

Card image cap
Benefícios dos Grãos – Grãos Integrais

Você deve estar se perguntando quais os benefícios dos grãos, certo? Hoje voc&ec...

Card image cap
10 alimentos para você incluir na sua dieta e nas suas metas de 2020

Antes de mais nada: Feliz ano novo! Que 2020 traga muita alegria a cada passo avançado, cada...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube