Blog
23/02/2021
Muito se comenta a respeito dos malefícios que o açúcar pode causar à saúde. No entanto, de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, o açúcar pode sim fazer parte de uma reeducação alimentar, desde que com o consumo moderado e sendo componente de uma alimentação balanceada e diversificada.
Além disso, é importante escolher as melhores opções de açúcares. Ou seja, aqueles que não irão apenas prover energia, mas vitaminas, minerais e compostos bioativos.
Dois exemplos são: o açúcar mascavo e o demerara.
Esses dois tipos de açúcares são provenientes da cana de açúcar e diferem principalmente nas etapas de processamento, fazendo com que apresentem características sensoriais e físicas tão distintas.
O açúcar mascavo é uma das formas mais brutas de extração do açúcar da cana, sendo obtido depois do cozimento do caldo de cana. Como não passa por refinamento, possui uma coloração bem mais escura e sabor mais característico, bem semelhante ao da cana-de-açúcar. Além disso, tem um maior teor de vitaminas e minerais como cálcio, ferro, zinco, magnésio e potássio, alguns inclusive com ação antioxidante.
Já o açúcar demerara é encontrado na forma mais granulada e possui a cor um pouco mais clara que o açúcar mascavo devido a um processo de clarificação, mas que nada interfere no seu valor nutricional. Ele não conta com aquele sabor característico, como é o caso do açúcar mascavo, podendo ser acrescido a outros alimentos e/ou receitas sem se sobressair.
Agora que você já sabe disso tudo, qual a sua escolha? Açúcar mascavo ou açúcar demerara?
Últimas do blog
Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)