Blog

Quais são os benefícios do cacau?

16/03/2021

Esse é o tipo de alimento que consegue agradar - e muito! - o gosto da maioria das pessoas! Elas até existem, mas é sempre difícil encontrar alguém que não goste de produtos e receitas feita com o cacau! Melhor ainda é saber que ele realmente contém compostos importantes que podem beneficiar a nossa saúde! A Da Magrinha 100% integral traz a seguir alguns dos potenciais benefícios do cacau:

1. Rico em polifenóis

Os polifenóis são antioxidantes naturais encontrados em alimentos como frutas, vegetais, chás, chocolate e vinho. Eles foram associados a inúmeros benefícios à saúde, incluindo redução da inflamação, melhor fluxo sanguíneo, redução da pressão arterial e melhora dos níveis de colesterol e açúcar no sangue. O cacau é uma das fontes mais ricas de polifenóis que existe. É especialmente abundante em flavonóides, que possuem potentes efeitos antioxidantes e antiinflamatórios.

2. Pode reduzir a pressão arterial elevada

Esse efeito foi observado pela primeira vez em pessoas da ilha da América Central que bebiam cacau e tinham pressão arterial muito mais baixa do que seus parentes do continente que não a consumiam.

Acredita-se que os flavonóis do cacau melhorem os níveis de óxido nítrico no sangue, o que pode melhorar a função dos vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial. Além disso, o efeito maior foi em pessoas que já tinham pressão alta, do que aquelas que não apresentavam a condição. E em pessoas mais velhas em comparação com os mais jovens.

3. Pode reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame cerebral

Além de reduzir a pressão arterial, parece que o cacau tem outras propriedades que podem reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame. Descobriu-se que o cacau reduz o colesterol LDL "ruim" e possui um efeito de “afinamento do sangue”, melhorando o açúcar no sangue e reduzindo a inflamação. Essas propriedades foram associadas a um menor risco de ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e derrame.

4. Os polifenóis melhoram o fluxo sanguíneo para o cérebro e a função cerebral

Vários estudos descobriram que os polifenóis, como os do cacau, podem reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, melhorando a função cerebral e o fluxo sanguíneo.

Alguns estudos sugerem que a ingestão diária de flavonóides do cacau pode melhorar o desempenho mental em pessoas com e sem deficiência mental. Esses estudos indicam um papel positivo do cacau na saúde do cérebro e possíveis efeitos positivos em doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.

5. Pode melhorar o humor e os sintomas de depressão por vários meios

Além do impacto positivo do cacau na degeneração mental relacionada à idade, seu efeito no cérebro também pode melhorar o humor e os sintomas de depressão.

Um estudo sobre o consumo de cacau e os níveis de estresse em mulheres grávidas descobriu que a ingestão mais frequente de chocolate estava associada a redução do estresse e melhora do humor em bebês. Além disso, um estudo com homens idosos mostrou que ingerir cacau estava relacionado a uma melhor saúde geral e a um melhor bem-estar psicológico.

6. Flavonóides podem melhorar os sintomas da diabetes tipo 2

Alguns estudos mostraram que uma maior ingestão de flavonóides, incluindo os do cacau, pode resultar em um risco menor de diabetes tipo 2.

Uma revisão de estudos em humanos mostrou que comer chocolate amargo ou cacau pode reduzir a sensibilidade à insulina, melhorar o controle do açúcar no sangue e reduzir a inflamação em pessoas diabéticas e não diabéticas. No entanto, esses resultados combinados com os efeitos positivos mais concretos na saúde do coração indicam que os polifenóis do cacau podem ter um impacto positivo na prevenção e no controle do diabetes.

7. Pode ter propriedades protetoras do câncer

Flavonóides em frutas, vegetais e outros alimentos têm atraído muito interesse devido às suas propriedades de proteção contra o câncer, baixa toxicidade e poucos efeitos colaterais adversos. O cacau tem a maior concentração de flavonóides de todos os alimentos por peso e pode contribuir significativamente para sua quantidade em sua alimentação!

Estudos sobre os componentes do cacau descobriram que eles têm efeitos antioxidantes, protegem as células contra danos de moléculas reativas, combatem a inflamação, inibem o crescimento celular, induzem a morte de células cancerosas e ajudam a prevenir a disseminação de células cancerosas.

Pequenos estudos em humanos sobre cacau e câncer sugerem que ele pode ser um poderoso antioxidante e pode desempenhar um papel na prevenção do câncer. No entanto, muito mais pesquisas são necessárias.

8. Pode ajudar pessoas com asma

A asma é uma doença inflamatória crônica que causa obstrução e inflamação das vias aéreas e pode ser fatal. Pensa-se que o cacau pode ser benéfico para pessoas com asma, uma vez que contém compostos anti-asmáticos, como a teobromina e a teofilina.

A teobromina é semelhante à cafeína e pode ajudar na tosse persistente. Já a teofilina ajuda a dilatar os pulmões, a relaxar as vias respiratórias e a diminuir a inflamação.

9. Propriedades antibacterianas e imunoestimulantes podem beneficiar seus dentes e pele

Vários estudos exploraram os efeitos protetores do cacau contra cáries dentárias e doenças gengivais. O cacau contém muitos compostos com propriedades antibacterianas, anti-enzimáticas e imunoestimulantes que podem contribuir para seus efeitos na saúde bucal.

Apesar da opinião popular, o cacau no chocolate não é causa de acne. Na verdade, descobriu-se que os polifenóis do cacau proporcionam benefícios significativos para a sua pele. A ingestão de cacau a longo prazo demonstrou contribuir para a proteção solar, a circulação sanguínea da pele e melhorar a textura da superfície e a hidratação da pele.

10. Fácil de incluir na sua alimentação!

A quantidade exata de cacau que você deve incluir em sua dieta para obter todos esses benefícios para a saúde não está muito clara. Mas com as opções de produtos Da Magrinha 100% integrais feitos com cacau, você consegue ingerir um pouquinho desse alimento de uma forma diferente a cada refeição!

Granola:

Biscoitos:

Snacks:

Últimas do blog

Card image cap
Benefícios dos Grãos – Grãos Integrais

Você deve estar se perguntando quais os benefícios dos grãos, certo? Hoje voc&ec...

Card image cap
Home office: como cuidar da alimentação trabalhando em casa?

Começamos o ano com algumas incertezas e ainda não retornamos totalmente à noss...

Card image cap
Comece o ano 100% integral de verdade

Um novo ano começa e com ele vem mudanças, nova lista de desejos e talvez a promessa d...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube