Blog

Quais as vantagens do açúcar mascavo?

08/04/2020

O açúcar mascavo é um dos açúcares menos refinados disponíveis no mercado. Mas será que você sabe quais são as vantagens do seu consumo? Hoje a Da Magrinha vem te mostrar algumas curiosidades a respeito dessa fonte de doçura tão única e especial!

Como o açúcar mascavo é produzido?

O açúcar mascavo é feito a partir da extração do suco da cana de açúcar, cozinhando a mistura para evaporar o máximo de líquido e depois resfriando-o para formar cristais de açúcar.

Parte do líquido (melado) criado durante o cozimento permanece no produto final, resultando em um açúcar escuro, úmido e com textura arenosa.
O alto teor de melado também confere ao açúcar um sabor complexo - com notas de caramelo e um sabor ligeiramente amargo.

Algumas empresas que produzem o açúcar mascavo removem uma pequena quantidade de melado para criar também uma variedade leve desse tipo de açúcar.
O açúcar mascavo é freqüentemente chamado de açúcar artesanal, já que os métodos de produção são relativamente pouco tecnológicos e trabalhosos. 

Qual a diferença entre o açúcar mascavo e o açúcar branco?

De acordo com os rótulos nutricionais do açúcar mascavo, ele possui o mesmo número de calorias que o açúcar comum - cerca de 4 calorias por grama - mas também fornece minerais como magnésio, potássio, cálcio e ferro devido ao seu teor de melaço.

Embora esses minerais e antioxidantes tornem o açúcar mascavo mais nutritivo que o açúcar branco refinado - que nada mais é do que calorias -, ele ainda é um açúcar e deve ter o seu consumo limitado para que haja uma saúde equilibrada.

Alguns cuidados

A ingestão excessiva de açúcares tem sido associada ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como obesidade, alterações cardiovasculares, colesterol e triglicérides elevados em conjunto com baixo nível de HDL e diabetes.
De acordo com Pirâmide Alimentar Brasileira (Ministério da Saúde) é recomendado até 25 gramas de açúcar (1 porção) por dia.
No entanto, alguns pesquisadores argumentam que, como muitas pessoas consomem açúcar branco em grandes quantidades, substituí-lo por um açúcar mascavo natural tende a melhorar o conteúdo de nutrientes de sua dieta cotidiana.

Por isso, A Da Magrinha utiliza apenas açúcares não refinados em suas receitas - dentre eles o açúcar mascavo. E você sabia que a gente comercializa ele separadamente para te ajudar a criar as melhores receitas?

Falando em receita, que tal um bolo de iogurte com especiarias?

RECEITA: BOLO DE IOGURTE E ESPECIARIAS

Modo de preparo: Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes líquidos e o açúcar mascavo Da Magrinha e bata por cerca de 2-3 minutos. Em um tigela, coloque todos os ingredientes secos e acrescente a mistura. Asse o bolo em forma untada em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30-40 minutos.

Últimas do blog

Card image cap
Os benefícios da Castanha-de-Caju

A Castanha-de-Caju, além de ser saborosa e queridinha dos brasileiros, ainda possui muitos be...

Card image cap
Sua sobremesa pode ser saudável!

Muitas vezes ficamos com aquela vontade de comer um “algo a mais” após a refei&cc...

Card image cap
Fibras: dicas de alimentos ricos e benefícios

Consumir fibras é muito importante para sua saúde. Pode reduzir episódios de co...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube