Blog

Quais as vantagens do açúcar mascavo?

08/04/2020

O açúcar mascavo é um dos açúcares menos refinados disponíveis no mercado. Mas será que você sabe quais são as vantagens do seu consumo? Hoje a Da Magrinha vem te mostrar algumas curiosidades a respeito dessa fonte de doçura tão única e especial!

Como o açúcar mascavo é produzido?

O açúcar mascavo é feito a partir da extração do suco da cana de açúcar, cozinhando a mistura para evaporar o máximo de líquido e depois resfriando-o para formar cristais de açúcar.

Parte do líquido (melado) criado durante o cozimento permanece no produto final, resultando em um açúcar escuro, úmido e com textura arenosa.

O alto teor de melado também confere ao açúcar um sabor complexo - com notas de caramelo e um sabor ligeiramente amargo.

Algumas empresas que produzem o açúcar mascavo removem uma pequena quantidade de melado para criar também uma variedade leve desse tipo de açúcar.

O açúcar mascavo é freqüentemente chamado de açúcar artesanal, já que os métodos de produção são relativamente pouco tecnológicos e trabalhosos.

 

Qual a diferença entre o açúcar mascavo e o açúcar branco?

De acordo com os rótulos nutricionais do açúcar mascavo, ele possui o mesmo número de calorias que o açúcar comum - cerca de 4 calorias por grama - mas também fornece minerais como magnésio, potássio, cálcio e ferro devido ao seu teor de melaço.

Embora esses minerais e antioxidantes tornem o açúcar mascavo mais nutritivo que o açúcar branco refinado - que nada mais é do que calorias -, ele ainda é um açúcar e deve ter o seu consumo limitado para que haja uma saúde equilibrada.


Alguns cuidados

A ingestão excessiva de açúcares tem sido associada ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como obesidade, alterações cardiovasculares, colesterol e triglicérides elevados em conjunto com baixo nível de HDL e diabetes.

De acordo com Pirâmide Alimentar Brasileira (Ministério da Saúde) é recomendado até 25 gramas de açúcar (1 porção) por dia.


No entanto, alguns pesquisadores argumentam que, como muitas pessoas consomem açúcar branco em grandes quantidades, substituí-lo por um açúcar mascavo natural tende a melhorar o conteúdo de nutrientes de sua dieta cotidiana.

Por isso, A Da Magrinha utiliza apenas açúcares não refinados em suas receitas - dentre eles o açúcar mascavo. E você sabia que a gente comercializa ele separadamente para te ajudar a criar as melhores receitas?

Falando em receita, que tal um bolo de iogurte com especiarias?

RECEITA: BOLO DE IOGURTE E ESPECIARIAS

4 ovos;
1 pote de iogurte natural;
½ xícara de óleo;
1 e ½ xícara de Açúcar Mascavo Da Magrinha ;
1 xícara de farinha de trigo;
½ xícara de Aveia em Flocos Da Magrinha ;
Noz moscada, canela, cravo e gengibre em pó a gosto;
1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de preparo: Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes líquidos e o açúcar mascavo Da Magrinha e bata por cerca de 2-3 minutos. Em um tigela, coloque todos os ingredientes secos e acrescente a mistura. Asse o bolo em forma untada em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30-40 minutos.

Últimas do blog

Card image cap
Benefícios do Melado de Cana

 Você já ouviu falar sobre os benefícios do melado de cana? Ou melhor, ...

Card image cap
Por que é melhor preparar as refeições em casa?

Sabemos que com essa mudança de estilo de vida, onde nos vimos permanecendo dentro das nossas...

Card image cap
Ideias de Marmitas Saudáveis 100% Integrais

Com os inúmeros avanços em nossa sociedade é bastante difícil conseguir...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
sac@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube