Blog
09/02/2021
Todos já ouvimos que grãos integrais são bons para nós (adultos), mas o que exatamente são os alimentos integrais e qual a quantidade devemos introduzir na rotina alimentar dos nossos filhos?
Alguns exemplos de grãos integrais são o trigo integral, aveia, arroz integral, milho, cevada e centeio.
Eles são grãos inteiros, intactos e não refinados. A semente de uma planta é composta por três partes comestíveis da planta - a casca, o germe e o endosperma. Alimento integral é qualquer alimento que usa todas as partes do grão, incluindo as camadas externas, farelo e germe.
Se um grão foi refinado, muito moído ou polido, como nas versões "brancas", o farelo e o germe terão sido removidos, deixando apenas o endosperma.
Os grãos integrais são uma ótima maneira de começar o dia de uma criança. Por exemplo, os cereais integrais, como biscoitos de trigo e aveia, ou pão integral, são alimentos nutritivos, ricos em fibras e com baixo teor de sal e açúcar. E incorporar lanches que contenham grãos integrais na dieta de seus filhos pode ser uma ótima maneira de aumentar sua ingestão.
As crianças estão crescendo, se desenvolvendo e constantemente em movimento. Eles também têm estômagos pequenos, que se enchem rapidamente e um metabolismo rápido. Como resultado, eles precisam de pequenas quantidades de comida com relativa frequência, em comparação com os adultos. Os grãos integrais são alimentos ricos em energia e nutrientes, o que pode torná-los alimentos ideais para crianças ocupadas. Eles ajudam a manter os níveis de energia e a sensação de saciedade por mais tempo. Uma pesquisa indicou que as crianças que comem grãos inteiros têm um risco menor de doenças crônicas bem conhecidas, incluindo obesidade e diabetes.
Outro benefício dos grãos integrais é que eles contêm fibra dietética, que é a parte dos alimentos vegetais que não pode ser digerida pelo estômago ou intestinos. Ajuda a manter a saúde digestiva, contribui para a prevenção da constipação e também desempenha um papel na estabilização dos níveis de glicose no sangue. Com todos os seus benefícios para a saúde, a fibra alimentar deve ser uma parte essencial da dieta diária de crianças com mais de 12 meses.
http://www.aprendernutrir.com.br/materias/fibras-na-alimentacao-infantil/
https://www.wholekids.com.au/Why+Do+We+Need+Wholegrains%3F
Últimas do blog
Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)