Blog
05/03/2020
Não dá para negar que a aveia é um superalimento, além de ser um carboidrato saudável. Isso porque ela contém diversas vitaminas, minerais e fibras importantes.
Pensando nisso, hoje a Da Magrinha, primeira marca 100% integral do Brasil e que utiliza esse grão mega importante para uma boa saúde em todos os produtos da linha, te mostra alguns benefícios do consumo da aveia e o porquê dela ser considerada um superalimento.
A aveia é uma boa fonte de carboidratos e fibras, incluindo a poderosa beta-glucana. Mas contêm mais proteína e gordura do que a maioria dos grãos.
Ela é carregada com importantes vitaminas, minerais e compostos antioxidantes vegetais. Meia xícara (78 gramas) de aveia seca contém:
Quantidades menores de cálcio, potássio, vitamina B6 (piridoxina) e vitamina B3 (niacina).
Tudo Isso vem com 51 gramas de carboidratos, 13 gramas de proteína, 5 gramas de gordura e 8 gramas de fibra, mas apenas 303 calorias.
Isso significa que a aveia está entre os alimentos mais ricos em nutrientes que você pode comer.
Aveia é rica em antioxidantes e compostos vegetais benéficos chamados polifenóis. O mais notável é um grupo exclusivo de antioxidantes chamados avenantramidas, que são quase exclusivamente encontrados na aveia.
As avenantramidas podem ajudar a baixar os níveis de pressão arterial, aumentando a produção de óxido nítrico. Essa molécula de gás ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e leva a um melhor fluxo sanguíneo.
O ácido ferúlico também é encontrado em grandes quantidades na aveia. Este é outro antioxidante.
A aveia contém grandes quantidades de beta-glucana, um tipo de fibra solúvel.
A beta-glucana se dissolve parcialmente em água e forma uma solução espessa e semelhante a gel no intestino. Os benefícios de saúde da fibra beta-glucana incluem:
As doenças cardíacas são a principal causa de morte em todo o mundo. Um dos principais fatores de risco é o colesterol alto no sangue.
Muitos estudos mostraram que a fibra beta-glucana na aveia é eficaz na redução dos níveis de colesterol total e LDL.
A beta-glucana pode aumentar a excreção da bile rica em colesterol, reduzindo assim os níveis circulantes de colesterol no sangue.
A oxidação do colesterol LDL (o "mau"), que ocorre quando o LDL reage com os radicais livres, é outro passo crucial na progressão das doenças cardíacas. Produz inflamação nas artérias, danifica os tecidos e pode aumentar o risco de ataques cardíacos e derrames.
Um estudo relata que os antioxidantes da aveia trabalham em conjunto com a vitamina C para evitar a oxidação do LDL.
O diabetes tipo 2 é uma doença comum, caracterizada por açúcar no sangue significativamente elevado. Geralmente resulta da diminuição da sensibilidade ao hormônio insulina.
A aveia pode ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue, especialmente em pessoas com sobrepeso ou diabetes tipo 2.
Eles também podem melhorar a sensibilidade à insulina.
Esses efeitos são atribuídos principalmente à capacidade da beta-glucana de formar um gel espesso que atrasa o esvaziamento do estômago e a absorção de glicose no sangue.
Comer alimentos que geram maior plenitude estomacal pode ajudá-lo a comer menor quantidade de calorias e como um dos efeitos secundários, a perda de peso.
Atrasando o tempo que o estômago leva para esvaziar a comida, a beta-glucana na aveia pode aumentar sua sensação de saciedade.
A beta-glucana também pode promover a liberação do peptídeo YY (PYY), um hormônio produzido no intestino em resposta à ingestão. Foi demonstrado que esse hormônio da saciedade leva à redução da ingestão calórica e pode diminuir o risco de obesidade.
A asma é a doença crônica mais comum em crianças.
É um distúrbio inflamatório das vias aéreas - os tubos que transportam o ar de e para os pulmões de uma pessoa.
Embora nem todas as crianças tenham os mesmos sintomas, muitas apresentam tosse recorrente, sibilância e falta de ar.
Muitos pesquisadores acreditam que a introdução precoce de alimentos sólidos pode aumentar o risco de uma criança desenvolver asma e outras doenças alérgicas.
No entanto, estudos sugerem que isso não se aplica a todos os alimentos. A introdução precoce de aveia, por exemplo, pode realmente ser protetora.
Você encontra a aveia na Da Magrinha espalhada em todos os nossos produtos, mas também nos seguintes formatos:
E você pode se perguntar: como eu posso consumi-la? Além de simplesmente acrescentar às frutas, vitaminas, sucos, bolos, pães e panquecas, você pode fazer um simples mingau de aveia, que pode até ser simples, mas não deixa nada a desejar em seu sabor!
Que tal então um Mingau de Aveia de Chocolate com Chia? Você vai precisar:
MODO DE PREPARO: Leve todos os ingredientes em uma panela, misturando periodicamente. Quando a mistura começar a criar as primeiras bolhas, abaixe o fogo e não pare de mexer até atingir a consistência desejada. Transfira para uma xícara e acrescente frutas como morango ou banana se desejar.
Últimas do blog
Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)