Blog

O que é gergelim branco? Descubra o que ele traz de bom para a sua saúde!

08/10/2020

O gergelim é uma pequena semente que cresce em vagens na planta Sesamum indicum.
A casca dá às sementes uma tonalidade marrom-dourada e, no momento que as sementes são descascadas possuem uma cor esbranquiçada. Assim que torradas as sementes ficam com coloração marrom.

As sementes de gergelim têm muitos benefícios potenciais para a saúde e têm sido usadas na medicina popular há milhares de anos. No entanto, você pode precisar comer quantidades significativas - um pequeno punhado por dia - para obter benefícios para a saúde!

1. Boa fonte de fibra

Três colheres de sopa (30 gramas) de sementes de gergelim sem casca fornecem 3,5 gramas de fibra, oferecendo 12% da Ingestão Diária de Referência (RDI).

A fibra é bem conhecida por apoiar a saúde digestiva. Evidências crescentes sugerem que a fibra pode desempenhar um papel na redução do risco de doenças cardíacas, certos tipos de câncer, obesidade e diabetes tipo 2.

2. Pode auxiliar a diminuir o colesterol e os triglicerídeos

Alguns estudos sugerem que comer sementes de gergelim regularmente pode ajudar a diminuir o colesterol alto e os triglicerídeos - que são fatores de risco para doenças cardíacas.

As sementes de gergelim consistem em 15% de gordura saturada, 41% de gordura poliinsaturada e 39% de gordura monoinsaturada.

Sabe-se que comer mais gordura poliinsaturada e monoinsaturada em relação à gordura saturada pode ajudar a diminuir o colesterol e reduzir o risco de doenças cardíacas.

Além do mais, as sementes de gergelim contêm dois tipos de compostos vegetais - lignanas e fitoesteróis - que também podem ter efeitos de redução do colesterol.

 

3. Fonte Nutritiva de Proteína Vegetal

A cada porção de 3 colheres de sopa (30 gramas), as sementes de gergelim fornecem 5 gramas de proteína.

A proteína é essencial para a sua saúde, pois ajuda a construir tudo, desde músculos até hormônios.

As sementes de gergelim são ricas em metionina e cisteína, dois aminoácidos que os legumes não fornecem em grandes quantidades. Por isso se torna uma fonte de proteína vegetal interessante.


4. Pode ajudar a baixar a pressão arterial

As sementes de gergelim são ricas em magnésio, o que pode ajudar a reduzir a pressão arterial.

Além disso, lignanas, vitamina E e outros antioxidantes nas sementes de gergelim podem ajudar a prevenir o acúmulo de placa nas artérias, potencialmente mantendo uma pressão arterial saudável.


5. Pode ajudar no controle do açúcar no sangue

As sementes de gergelim têm baixo teor de carboidratos, são ricas em proteínas e gorduras saudáveis - todas as quais podem ajudar no controle de açúcar no sangue.

Além disso, essas sementes contêm pinoresinol, um composto que pode também ajudar a regular o açúcar no sangue, inibindo a ação da enzima digestiva maltase.


6. Rico em antioxidantes

Estudos em animais e humanos sugerem que o consumo de sementes de gergelim pode aumentar a quantidade geral de atividade antioxidante no sangue.

As lignanas nas sementes de gergelim funcionam como antioxidantes, que ajudam a combater o estresse oxidativo - uma reação química que pode danificar as células e aumentar o risco de muitas doenças crônicas.

Além disso, as sementes de gergelim contêm uma forma de vitamina E chamada gama-tocoferol, um antioxidante que pode ser especialmente protetor contra doenças cardíacas.


7. Pode apoiar o seu sistema imunológico

As sementes de gergelim são uma boa fonte de vários nutrientes essenciais para o sistema imunológico, incluindo zinco, selênio, cobre, ferro, vitamina B6 e vitamina E.

Por exemplo, seu corpo precisa de zinco para desenvolver e ativar certos glóbulos brancos que reconhecem e atacam micróbios invasores.

Lembre-se de que mesmo com uma deficiência de zinco leve a moderada pode prejudicar a atividade do sistema imunológico.

As sementes de gergelim fornecem cerca de 20% da recomendação de ingestão diária para zinco em uma porção de 3 colheres de sopa (30 gramas).

 

8. Pode apoiar a saúde da tireoide

As sementes de gergelim são uma boa fonte de selênio, fornecendo 18% do RDI em sementes descascadas e não descascadas.

Sua glândula tireóide contém a maior concentração de selênio de qualquer órgão em seu corpo. Este mineral desempenha um papel vital na produção dos hormônios da tireoide.

Além disso, as sementes de gergelim são uma boa fonte de ferro, cobre, zinco e vitamina B6, que também auxiliam na produção de hormônios da tireoide e ajudam na saúde da tireoide.

O gergelim faz parte do nosso mix exclusivo de 7 grãos nobres que a Da Magrinha 100% integral utiliza nas receitas de seus produtos, mas você também pode comprar o gergelim branco 100% integral Da Magrinha para inserir essa semente na sua alimentação cotidiana!

Últimas do blog

Card image cap
Dicas para manter uma alimentação equilibrada nas férias!!!

As férias são sinónimo de relaxamento, momentos de lazer, de diversão e,...

Card image cap
Alimentos que auxiliam na digestão

 O aparelho digestório como um todo desempenha papel vital na sua saúde do organi...

Card image cap
Os benefícios da Castanha-de-Caju

A Castanha-de-Caju, além de ser saborosa e queridinha dos brasileiros, ainda possui muitos be...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
sac@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube