Blog

O que comer para aumentar o foco?

31/07/2019

De repente você precisa de concentração para conseguir estudar e realizar aquela prova, ler aquele livro que tanto quer terminar ou finalizar um trabalho que tanto precisa, mas o foco passa longe e tudo o que você consegue é a mais pura distração?

Você sabia que a alimentação pode ajudá-lo(a) a ter mais foco nesses momentos? Sério, tudo começa com a saúde, inclusive do cérebro!

A Da Magrinha está aqui, hoje, para dar algumas dicas de alimentos que ajudam na melhor capacidade de concentração e, é claro, opções dos produtos que dispomos para trazer ainda mais praticidade ao seu dia!

Alimentos que ajudam a ter foco

Sementes de Abóbora

As sementes de abóbora contêm poderosos antioxidantes que protegem o corpo e o cérebro dos danos causados ​​pelos radicais livres, que, em excesso, podem ser tóxicos ao organismo.

Eles também são uma excelente fonte de magnésio, ferro, zinco e cobre, bem como são nutrientes importantes para a saúde do seu cérebro. Vejamos como:

  • Zinco: elemento é crucial para a sinalização nervosa. A deficiência de zinco tem sido associada a muitas alterações neurológicas, incluindo a doença de alzheimer, depressão e parkinson;
  • Magnésio: essencial para a aprendizagem e memória. Baixos níveis de magnésio estão ligados às doenças neurológicas, incluindo enxaquecas, depressão e epilepsia;
  • Cobre: ajuda a controlar os sinais nervosos. Quando os níveis de cobre estão fora de sintonia, há risco maior de desordens neurodegenerativas, como o alzheimer;
  • Ferro: caracterizada pelo que chamamos de “nevoeiro cerebral”, caso sua função seja prejudicada.

Como as sementes de abóbora são ricas nesses micronutrientes, você pode colher todos os benefícios adicionando sementes à sua dieta. Você encontra a semente de abóbora no nosso snack Granó Nuts de Castanha-de-caju e Pistache com flor de sal Da Magrinha!

Chocolate amargo

O chocolate amargo contém grande quantidade de cacau, que é recheado de componentes potencializadores da atividade cerebral, incluindo flavonóides, cafeína e antioxidantes.

Os flavonóides são um grupo de compostos vegetais antioxidantes. Os do chocolate se concentram nas áreas do cérebro, que lidam com a aprendizagem e a memória. Pesquisadores dizem que esses compostos podem aperfeiçoar a memória e também, ajudar a retardar o declínio mental relacionado à idade. De fato, vários estudos comprovam isso!

Em um estudo que incluiu mais de 900 pessoas, que comiam chocolate frequentemente, denunciou que ao ingerirem o alimento elas se saíam melhor em uma série de tarefas mentais.
O chocolate também é um estimulante legítimo! Um estudo descobriu que os participantes que comeram chocolate experimentaram sentimentos positivos aumentados, em comparação com os participantes que comeram biscoito.

No entanto, ainda não está claro se isso é devido aos compostos no chocolate ou, simplesmente, porque o sabor faz com que as pessoas fiquem felizes. Independe do porquê, o que se sabe é que o cacau é mais que bem-vindo na alimentação, seja pelos benefícios, seja pelo sabor! Cacau, chocolate amargo e nibs de cacau você encontra:

Oleaginosas – Castanhas, nozes, ...

Uma pesquisa mostrou que a ingestão do grupo das oleaginosas pode contribuir para os marcadores da saúde do coração, logo, está diretamente ligado a ter um cérebro saudável. Uma revisão de 2014 mostrou que as nozes podem melhorar a cognição e, até mesmo, ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas.

Além disso, outro grande estudo descobriu que as mulheres que comiam nozes regularmente, ao longo de vários anos, tinham uma memória mais nítida do que aquelas que não comiam.
Vários nutrientes nas nuts, como gorduras saudáveis – ômega 3 –, antioxidantes e vitamina E, podem beneficiar a saúde cerebral. A vitamina E, por exemplo, protege as membranas celulares dos danos causados ​​pelos radicais livres, ajudando na diminuição do declínio mental. E onde você encontra oleaginosas nos produtos Da Magrinha? Contarei agora!

O bom e velho café!

Se o café é o destaque da sua manhã, você ficará feliz em saber que isso é algo bom para você! Dois componentes principais no café – cafeína e antioxidantes – auxiliam no funcionamento cerebral.

A cafeína tem uma gama de efeitos positivos no cérebro, incluindo:

  • Maior alerta: mantém o cérebro em estado de alerta, bloqueando a adenosina, um mensageiro químico do sono;
  • Humor melhorado: estimula alguns dos seus neurotransmissores "do bem-estar", como a serotonina;
  • Concentração afiada: estudo descobriu que quando os participantes tomavam café pela manhã, seja alta dosagem ou pequenas quantidades ao longo do dia, eles eram mais eficazes em tarefas que exigiam concentração. Desse modo, beber café reduz o risco de doenças neurológicas, como parkinson e Alzheimer, bem como eleva a concentração em detrimento dos antioxidantes.

Guardar essas dicas e sempre que precisar, recorra a elas. No mais, prepare aquele cafezinho com os produtos Da Magrinha e abrace a vida saudável. Ah! E quando faltar foco, coloque em prática as nossas dicas e poste uma foto daquela refeição bonita para que possamos ver, ok? Gostamos de saber que ajudamos você de alguma forma! Siga-nos no Instagram @damagrinha e na nossa página do Facebook Da Magrinha para mais dicas e novidades!

Últimas do blog

Card image cap
Dicas para manter uma alimentação equilibrada nas férias!

As férias são sinónimo de relaxamento, momentos de lazer, de diversão e,...

Card image cap
Receitas de Halloween – Receitas Saudáveis de Arrepiar!

Estamos nos aproximando do Dia das Bruxas, o Halloween! Hoje vamos falar sobre o Halloween e como &e...

Card image cap
Quais alimentos ajudam a saciar a fome de maneira saudável entre as refeições?

Não apenas por uma questão de fome, mas aquele momento de snack entre as principais re...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube