Blog

Gergelim e seus benefícios no nosso dia a dia

10/12/2018

Vamos falar hoje sobre o gergelim, seus benefícios, receitinhas e muito mais sobre essa sementinha que muitos já viram e usam, mas poucos a conhecem a fundo. Sabe aquelas sementinhas que ficam em cima de pães, sushis e outros alimentos? Sim, ela é o gergelim! Então, se quiser saber mais, continue lendo o texto e descubra mais sobre essa sementinha, que além de gostosa é super nutritiva e amiga de uma alimentação saudável!

Quais são as vantagens do gergelim?
Você diria que uma sementinha tão pequena está cheia de nutrientes benéficos para nossa saúde? E quando digo cheia, não é exagero não. Só em uma sementinha são encontrados cálcio, ferro, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco, fibra, tiamina, vitamina B6, folato, proteína e triptofano. Ufa! É coisa demais, não acham? Mas, para que serve o gergelim?

Além de todos esses nutrientes, essa simples sementinha mantém a pressão sob controle, ajuda a emagrecer, é um super remédio para quem tem diabetes, auxilia no combate à anemia e muito mais.

Além de ajudar fisicamente o corpo humano, os benefícios do gergelim também ajudam mentalmente, pois tem um poder calmante natural e que ajuda a combater a ansiedade carregada dentro de si.

Como consumir o gergelim?
Agora que você já sabe para que serve o gergelim, vai ficar ainda mais surpresa em saber como seu consumo é surpreendentemente fácil no nosso dia a dia. Há muitas formas de comer gergelim e você pode utilizá-lo em inúmeras receitas, desde pães, saladas, comida japonesa, biscoitos, molhos ou, até mesmo, batendo ao menos 30g dessa sementinha em um suco no liquidificador. E claro, o gergelim mais gostoso que você vai encontrar é o Gergelim Branco Natural 100% Integral Da Magrinha e, além dele, você encontra outros produtos deliciosos para que sua alimentação saudável fique ainda mais saborosa e tudo 100% integral! Oferecemos produtos para uma alimentação saudável, balanceada e de qualidade, onde cada um deles é 100% integral e quando dizemos que um produto é 100% integral, é porque ele é integral de verdade, pois carregamos com orgulho o selo internacional Whole Grain, dado somente quando os produtos são verdadeiramente integrais. Todas nossas linhas possuem 7 grãos: Aveia, Arroz, Chia, Centeio, Gergelim, Linhaça e Quinoa, distribuídos das mais diversas formas, desde complementos alimentares para o dia a dia até snacks na hora que bate aquela fominha básica. Ah, e nossas embalagens são trabalhadas no modelo Stand Up Pouch com Zip Lock, um método inteligente e muito mais fácil para o dia a dia.

Além da sementinha, você também pode incluir no seu dia a dia o óleo de gergelim, que se torna uma boa alternativa para substituir o azeite ou outros óleos que são utilizados na cozinha, e tahine, uma pasta de gergelim que pode ser utilizada para fazer molhos para saladas. Algo muda? Não, pois os nutrientes, qualidade e benefícios do gergelim permanecem.

Há contraindicações do gergelim?
Apesar de seus benefícios, seu consumo deve ser moderado, com cerca de 10g a 30g por dia. Quando utilizado em excesso, pode causar dores no estômago ou no cólon, sendo contraindicado para pacientes que possuem colite, e também podem causar algumas irritações na sua pele, ocasionando vermelhidão e coceira.

Sabemos que o gergelim ajuda sim a emagrecer por conta de seus nutrientes, mas em excesso ele vai se tornar um inimigo e você poderá ganhar peso facilmente, mas não por conta das calorias presentes e sim por causa do alto nível de ácidos graxos.

Receitas com gergelim
Você já leu como comer o gergelim, para que serve o gergelim, os benefícios do gergelim e tudo do gergelim, essa sementinha tão boa para saúde, e agora chegou a hora boa do texto: receitas! Ah, mas promete uma coisa? Todas as receitas que você fizer aqui, use o Gergelim Branco Natural 100% Integral Da Magrinha. As receitas ficarão ainda mais deliciosas!

Puffs de parmesão com cebola e gergelim Da Magrinha

Imagem via ‘Vamos Receber’

Ingredientes:
●1 cebola;
●1 colher (sopa) de mostarda dijon;
●10 fatias de pão de miga;
●½ xícara de maionese;
●¼ xícara de Gergelim Branco Natural 100% Integral Da Magrinha;
●1 xícara de parmesão grana padano ralado;

Modo de preparo:
Descasque e corte a cebola em cubos grandes e passe no processador, triturando bem. Em seguida, coloque a cebola triturada em um pano grosso de cozinha bem limpo. Esprema bastante para eliminar a maior quantidade possível de líquido da cebola triturada.
Em uma tigela, misture a maionese, a mostarda Dijon e o parmesão (reserve 2 colheres de sopa do parmesão para gratinar no final).

Misture bem a cebola triturada e drenada e o creme de maionese, mostarda e parmesão. Leve à geladeira por pelo menos 10 minutos.

Enquanto a mistura acima esfria na geladeira, preaqueça o forno a 195ºC e corte o pão de miga, usando um cortador de biscoitos no formato de sua preferência.

Retire a mistura de cebola, maionese, mostarda e parmesão da geladeira e com uma colher, disponha uma quantidade generosa da mistura sobre o pão de miga cortado. O ideal é que se formem montinhos.

Unte uma assadeira com azeite e espalhe os Puffs, mantendo uma distância de 3 centímetros aproximadamente entre eles. Polvilhe parmesão e Gergelim Branco Natural 100% Integral Da Magrinha sobre cada um deles individualmente.

Leve ao forno preaquecido de 4 a 7 minutos. O importante aqui é que o pão fique levemente torrado, dourado e crocante, e, ao mesmo tempo, que o recheio seja gratinado. Se o forno no qual estiver preparando o Puff tiver a função gratinar, após 2 minutos de forno diminuir a temperatura para 175ºC e ligar o gratinador para favorecer a combinação pãozinho crocante e recheio cremoso gratinado. Sirva imediatamente após retirar do forno.

Sunomono, salada de pepino agridoce Da Magrinha

Ingredientes:
1 pepino japonês grande cortado em fatias bem finas;
●1 colher de sopa de sal marinho ou himalaia;
●3 colheres de sopa de vinagre de arroz;
●2 colheres de sopa de açúcar (não use refinado);
●2 colheres de sopa de Gergelim Branco Natural 100% Integral Da Magrinha;
●Sal e pimenta do reino para finalizar.

Modo de preparo:
Prepare todos os ingredientes. Lave bem e seque o pepino. Você vai precisar de um cortador para fatiar os pepinos bem fininhos. Se você não tiver um, corte com a faca mesmo. Use o que você preferir.

Toste as sementes de Gergelim Branco Natural 100% Integral Da Magrinha rapidamente na frigideira para deixar esfriar até o momento de servir a salada. Tostar na frigideira é opcional.

Prepare o molho agridoce para que o mesmo esteja frio quando for utilizado para temperar os pepinos. Em uma panelinha pequena coloque o açúcar, misture o vinagre e ligue o fogo baixo. Deixe aquecer até que o açúcar derreta com o calor do fogo e se misture ao vinagre. O molho estará pronto quando todo o açúcar tiver dissolvido. Desligue o fogo e remova o molho da panela colocando em um recipiente aberto para esfriar enquanto prepara o restante da receita.

Corte os pepinos em lâminas bem finas em um prato fundo grande o suficiente para a quantidade de pepinos que você vai fazer. Coloque o sal e misture bem. Os pepinos vão desidratar, liberando muita água.

Disponha as fatias de pepino em um escorredor grande, coloque um prato embaixo para escorrer o líquido e deixe descansar por 15 minutos. Passado os 15 minutos, enxágue os pepinos em água corrente para retirar o excesso de sal e esprema bem com as mãos para retirar todo o excesso de água que ainda sobrou. Seque com um papel toalha para deixar os pepinos mais sequinhos antes de colocar os temperos.

Coloque os pepinos em uma saladeira grande e funda, adicione o molho de vinagre e, se desejar, coloque umas gotinhas de óleo de gergelim. Isto é opcional, use se quiser. Finalize a salada com o Gergelim Branco Natural 100% Integral Da Magrinha que foi previamente tostado. Se quiser utilizar pimenta do reino, coloque no final. Sirva em seguida.

Esperamos que todas suas dúvidas sobre o gergelim e seus benefícios tenham sido sanadas. Para seguir lendo artigos semelhantes com dicas e muitas receitas, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais. Visite também nossa página de produtos para conhecer mais sobre o que temos a oferecer!

 


Últimas do blog

Card image cap
Qual é a alimentação saudável ideal para curtir o Carnaval?

Carnaval chegando, e você? É daqueles que já estão se programando para cu...

Card image cap
Fibras: dicas de alimentos ricos e benefícios

Consumir fibras é muito importante para sua saúde. Pode reduzir episódios de co...

Card image cap
Quais são os grãos integrais nos produtos Da Magrinha?

Você sabia que todos os produtos Da Magrinha são 100% integrais, com certificaç&...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
sac@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube