Blog

Farinha de Trigo Integral - Receitas

22/03/2019

Muitas pessoas consomem a farinha de trigo branca na forma de massas, pães e bolos. Em contrapartida, ficam na dúvida de como encaixar a farinha de trigo integral em sua rotina, todavia, mal sabem que a última – farinácea integral – pode ser uma aliada na saúde, conforme suas necessidades nutricionais.
Desse modo, elaboramos para vocês um conteúdo com a diferença entre elas, os benefícios e algumas receitinhas para colocarem em prática e adicionarem em sua dieta.

A diferença entre a Farinha de Trigo Branca x Farinha de Trigo Integral

Farinha de trigo branca: constituída principalmente de amido e proteínas. É extraída do endosperma – tecido vegetal encontrado nas sementes – que, posteriormente, passa por um processo de refinamento cujos nutrientes são eliminados;

Farinha de trigo integral: é o resultado da moagem do grão de trigo inteiro, isto é, casca, gérmen e endosperma, por isso, da farinha ser mais escura do que a comum. É nutricionalmente mais rica que a branca, pois possui fibras e vitaminas que são perdidos no processo de refinamento das farinhas normais. Alguns de seus benefícios são: melhora no funcionamento intestinal, prolongamento da sensação de saciedade, redução da glicose e redução dos níveis de colesterol ruim no sangue.

Mas e o glúten?

O glúten é a proteína presente no grão de trigo. Como a farinha de trigo comum e a integral são feitas a partir do mesmo grão, elas possuem glúten.

E como encaixar a farinha de trigo integral nas receitas?
Como falamos, a farinha integral é rica em fibras, logo, absorverá mais água que a comum. O ideal e recomendável é sempre adicionar mais água ou qualquer outro líquido na receita, e o resultado ficará bem parecido com o habitual.
Caso queira, é possível trocar a farinha branca pela integral, apenas atente-se:
- Para a massa não ficar seca, acrescente 2 colheres de sopa do líquido utilizado na receita, seja ele leite, água etc;
- Muito provavelmente o rendimento de sua receita aumentará, sendo assim, observe;
- Peneire sempre a farinha antes de usar, isso vale para as duas;
- Não se assuste, a massa ficará mais pegajosa, mas isso é normal.

Receitas com Farinha de Trigo Integral

Quiche integral de ricota e alho-poró

INGREDIENTES PARA A MASSA

INGREDIENTES PARA O RECHEIO

  • 2 xícaras de alho-poró em finas rodelas;
  • 1 xícara de ricota fresca esfarelada;
  • 1/2 xícara de iogurte natural;
  • 2 colheres de sopa de parmesão ralado;
  • 100 g de queijo muçarela em cubos;
  • 2 ovos;
  • Sal e pimenta a gosto.

MODO DE FAZER: Em um recipiente misture a farinha integral, a aveia e a manteiga. Em seguida, mexa rapidamente até obter uma massa parecida com uma farofa, aos poucos adicione a água gelada até obter uma massa uniforme, firme, mas não quebradiça. Faça uma bola, envolva com filme plástico e leve para a geladeira por 30 minutos. Depois de 30 minutos abra massa com um rolo e acomode sobre uma forma de aproximadamente 24 cm ou mini forminhas (4 de 10 cm). Fure, várias vezes, o fundo da massa com a ajuda de um garfo, e leve para assar em forno preaquecido em alta temperatura por 30 minutos, até que doure. Retire do forno, deixe esfriando e enquanto isso prepare o recheio. Refogue o alho-poró com um fiozinho de azeite de oliva até murchar, adicione um pouco de sal e reserve.Em uma tigela misture o iogurte, a ricota, o parmesão, os ovos, acrescente ainda, o sal e a pimenta. Posteriormente, mexa bem para integrar os ingredientes. Agora vamos para a montagem, coloque uma camada de alho-poró, despeje o creme de iogurte, e por cima coloque os cubinhos de queijo. Leve para assar até que a quiche fique com a superfície douradinha.

Panqueca integral

INGREDIENTES

MASSA:

RECHEIO:

  • 250 g de filé de frango desfiado;
  • 1 cebola picada;
  • 1 tomate picado;
  • 1 colher de sobremesa de salsinha;
  • Sal a gosto;

MODO DE PREPARO

MASSA: 
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Faça as panquecas em uma frigideira antiaderente e reserve.

RECHEIO: 
Grelhe os filés e desfie. Em seguida, acrescente o restante dos ingredientes do recheio e preencha as panquecas fechando-as por fim.

Torta salgada integral

INGREDIENTES

  • 3 ovos (preferencialmente caipira ou orgânico);
  • ½ xícara de óleo de arroz ou de algodão;
  • 1 xícara de água;
  • 1 colher sobremesa rasa de sal marinho;
  • 4 colheres de sopa de farinha de centeio;
  • 4 colheres de sopa de Aveia em Flocos Grossos 100% Integral Da Magrinha ;
  • 10 colheres de sopa de Farinha de Trigo 100% Integral Da Magrinha ;
  • 2 colheres de sopa rasa de fermento químico;
  • 1 lata de sardinha ou atum ao natural ou frango cozido desfiado (em torno de 100-120g) ou ricota picadinha;
  • Vegetais da sua preferência para o recheio (tomate, cebola, abobrinha, cenoura ralada, brócolis picadinho, ervilha etc).

MODO DE PREPARO: Bata no liquidificador os ovos, o óleo, a água, o sal, a farinha de centeio, a aveia, a farinha de trigo integral e o fermento. Em seguida, despeje metade da massa num refratário untado; por cima espalhe o recheio e cubra com o restante da massa.
Coloque no forno preaquecido por aproximadamente 30 minutos, numa temperatura de 180 graus. O teste do palito é sempre bem-vindo, dessa forma, a massa tende a crescer, sem ficar fofa.

Biscoitos integrais de cacau e açúcar mascavo

INGREDIENTES

MODO DE FAZER: De preferência, prepare a receita na batedeira planetária com o batedor em formato de gancho, mas se quiser, pode ser feita manualmente, é só seguir os mesmos passos. Coloque todos os ingredientes secos na tigela da batedeira. Em seguida, acrescente os ingredientes líquidos no centro e comece a bater em velocidade baixa. Agite apenas o suficiente para misturar os ingredientes. Assim que a massa estiver homogênea faça uma bola, envolva com o filme plástico e leve para a geladeira por 30 minutos a 1 hora. Aqueça o forno a 180 graus e unte uma forma com óleo. Retire a massa da geladeira e modele pequenas bolinhas do tamanho de uma noz, achate e acomode na forma deixando um espaço pequeno entre cada biscoito, eles não se espalham muito. Asse na temperatura indicada por 15 minutos. Depois de frios, guarde os biscoitos em um vidro com boa vedação. A receita rende aproximadamente 50 biscoitos.

Bolo integral de banana

INGREDIENTES

MODO DE PREPARO: Bata todos os ingredientes no liquidificador com apenas uma banana. Unte recipiente com óleo e farinha, posteriormente, cubra a fôrma com as rodelas de banana e sobre ela jogue a massa e salpique com canela. Asse em forno preaquecido a 180° por aproximadamente 50 minutos.

Pão Integral com Aveia

INGREDIENTES

MODO DE PREPARO: Misture quase toda a farinha (deixe um pouquinho para jogar sobre a mesa na hora de sovar) com a aveia em uma bacia e adicione o óleo de coco, o melado e o ovo inteiro. Dissolva completamente os tabletes de fermento em uma caneca com água morna e misture com os demais ingredientes à mão. Vá adicionando o restante da água até dar o ponto de massa, retire da bacia e sove bem em uma superfície de madeira (preferencialmente). Se a massa ficar muito dura adicione água morna, aos pouquinhos, até ficar macia. Depois de sovar, separe a massa em duas partes e acomode-as em duas forminhas de pão, devidamente untadas. Leve ao forno desligado e deixe a massa crescer por no mínimo uma hora, até dobrar de tamanho. Dica: Se o dia não estiver muito quente, coloque uma forma retangular com água quente na grelha abaixo das formas de pão para ajudar a crescer. Funciona! Ligue o forno e deixe assar em fogo baixo por aproximadamente 40 minutos ou até que os pães estejam douradinhos.

Últimas do blog

Card image cap
Biscoitos 7 grãos, seu dia mais saudável com muito sabor!

Nada melhor do que começar o seu dia tomando um café ou chá bem fresquinho acom...

Card image cap
Açúcar Mascavo – O que é e suas vantagens em relação ao refinado

O açúcar é sempre tido como vilão da alimentação saud&aacu...

Card image cap
Dica da Nutri: como ter uma alimentação equilibrada

Descubra de forma rápida e prática como melhorar a qualidade das suas escolhas aliment...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube