Blog

Dicas para turbinar o seu cérebro

17/07/2018

Manter uma alimentação equilibrada não traz benefícios apenas para a saúde física, mas para a mental também. Quando consumimos bons alimentos, fortalecemos o nosso corpo e colaboramos com a prevenção de uma série de doenças como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Assim como qualquer outro órgão, o cérebro também precisa de nutrientes para funcionar corretamente e fortalecer a capacidade cognitiva, a memória e até mesmo combater a depressão.

Saiba como turbinar o seu cérebro e aumentar sua capacidade de aprendizagem e concentração através da alimentação:

Cacau: Rico em ferro, fibras e magnésio, possui inúmeras substâncias químicas que tem uma reação positiva no cérebro e faz com que as pessoas tenham mais capacidade de recordar informações. Também ajuda no combate ao estresse e a depressão. Consumido, é claro, com moderação!!!

Maçã: Beber um copo de suco de maçã por dia é suficiente para ingerir todos os benefícios dessa fruta. Ela possui um poderoso antioxidante que afeta diretamente o cérebro e ajuda a combater o envelhecimento do cérebro, ajuda a evitar a doença de Parkinson e Alzheimer. Lembre-se de comer com a casca, pois é nela que se encontra a maioria dos seus principais nutrientes.

Brócolis: Fortalece as funções cognitivas melhorando a habilidade de raciocínio e aprendizagem. Possui nutrientes que têm a capacidade de potencializar a memória e preservar a boa saúde do cérebro.

Amêndoas: Possuem uma  grande quantidade de vitamina E,  ajudando a combater os efeitos do envelhecimento no cérebro. 

Abacate: Você já deve ter ouvido falar que abacate tem muita gordura, mas não deixe que isso te influencie!! As gorduras do abacate são super saudáveis, pois protege o cérebro do desgaste prematuro e ainda possui propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento e deterioração precoce da nossa saúde. 

Café: Possui duas substâncias importantes: cafeína e antioxidantes. Essas substâncias deixam o cérebro em estado de alerta, o que melhora bastante a concentração e o processo de aprendizagem. Para melhorar sua capacidade de foco, basta consumir uma xícara grande de café pela manhã.

Linhaça: A linhaça é fonte de ômega-3, um ácido graxo importantíssimo para o bom funcionamento cerebral. Além de melhorar o humor, ele catalisa nossa capacidade de aprendizagem.

Granola: É uma ótima escolha para a primeira refeição do dia de quem terá uma manhã que exige foco e alta capacidade de aprendizagem. Isso porque o cereal é rico em carboidratos de baixo índice glicêmico, que fornecem energia para o cérebro funcionar bem, e em selênio, um importante mineral que atua na capacidade de raciocínio.

Espinafre: O vegetal é uma importante fonte de nitratos, compostos que aumentam a circulação sanguínea no cérebro, melhorando sua performance. Protege contra o envelhecimento prematuro dos neurônios, evitando os efeitos degenerativos da oxidação no cérebro. O alto teor de vitamina E da folhosa verde-escura também contribui para driblar a neurodegeneração cerebral.

Soja: Além de ter ômega 3, a soja é rica em lecitina, um fosfolipídio que participa da recuperação das estruturas do sistema nervoso e da memória.

Nozes: Contém nutrientes essenciais para o funcionamento pleno do cérebro, como a vitamina E, que previne o declínio da nossa capacidade cognitiva. Também é rica em ômega 3 e em antioxidantes. Seu consumo moderado e rotineiro favorece uma melhora da memória e protege o cérebro contra a ação de radicais livres.

Semente de abóbora: Com alto teor de ferro, importantissimo para o transporte adequado de oxigênio do sangue, pois sem a presença de ferro no organismo, a oxigenação do cérebro fica comprometida, afetando também a produção de neurotransmissores.Também possui níveis consideráveis de magnésio, que tem papel essencial no processo de aprendizado.

Broto de feijão: Fonte de inositol, uma vitamina do complexo B que atua diretamente no funcionamento do cérebro. Esse nutriente atua na produção de serotonina, que, entre outras funções, ajuda no estado de vigília do cérebro e nas funções intelectuais.

Sementes de chia: As sementes de chia favorecem o funcionamento dos neurônios e melhoram a atividade cerebral. É considerada a maior fonte de omega 3 que conseguimos na natureza. Previne o envelhecimento dos tecidos, mantendo suas funções intactas por mais tempo.

Peixes: Rico em fósforo, este mineral ajuda a fortalecer o cérebro, especialmente, melhorando a memória.

Últimas do blog

Card image cap
Você sabe o que são Antioxidantes?!

Tenho certeza que você já está cansado de tanto escutar no bendito antioxidante,...

Card image cap
4 alimentos que você pode substituir por uma versão integral

Durante o nosso dia consumimos diversas fontes de carboidratos como pães, biscoitos, bolos, a...

Card image cap
Como inovar nas refeições

Um pão quentinho pela manhã é maravilhoso! Que dirá de um arroz e feij&a...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube