Blog
30/04/2020
Você sabia que a Da Magrinha 100% Integral, além de utilizar a chia em todas as suas preparações (faz parte do nosso mix de 7 grãos que estão em todos os produtos), ainda disponibiliza essa semente tão poderosa separadamente na nossa linha de
complementos
?
As sementes de chia são as minúsculas sementes pretas da planta chia (Salvia hispanica). Nativas do México e da Guatemala, ela era um alimento básico para os antigos astecas e maias. De fato, "chia" é a antiga palavra maia para "força".
As sementes de chia contêm grandes quantidades de fibras e ácidos graxos ômega-3, muita proteína de alta qualidade e vários minerais e antioxidantes essenciais. Eles podem melhorar a saúde digestiva, os níveis sanguíneos de ômega-3 saudáveis para o coração e os fatores de risco para doenças cardíacas e diabetes.
Diante de todos os efeitos benéficos dessa semente, fizemos esse artigo para fornecer tudo o que você precisa saber sobre a chia.
As sementes de chia são compostas de 6% de água, 46% de carboidratos (dos quais 83% são fibras), 34% de gordura e 19% de proteínas.
A cada 15g (1 colher de sopa) você encontra:
Notavelmente, as sementes de chia também estão livres de glúten.
Mais de 80% do teor de carboidratos das sementes de chia é na forma de fibra, ou seja, um tipo de carboidrato que não consegue ser digerido pelo nosso corpo.
Duas colheres de sopa (30 gramas) possui em torno de 11 gramas de fibra, que é uma porção significativa da ingestão diária de referência para mulheres e homens - 20 e 30 gramas por dia, respectivamente.
Essas fibras são principalmente insolúveis (95%), um tipo associado ao risco reduzido de diabetes e a melhora do funcionamento do intestino.
Algumas das fibras insolúveis também podem ser fermentadas no seu intestino como fibras solúveis, promovendo a formação de ácidos graxos de cadeia curta e melhorando a saúde do cólon.
Quando as sementes de chia são colocadas na água ou em outros líquidos, suas fibras absorvem de 10 a 12 vezes o seu próprio peso - e as sementes se transformam em uma massa tipo gel.
Uma das características únicas das sementes de chia é o alto teor de ácidos graxos ômega-3 saudáveis para o coração e vasos sanguíneos.
Cerca de 75% das gorduras das sementes de chia consistem no ácido ômega-3 alfa-linolênico (ALA), enquanto cerca de 20% consistem em ácidos graxos ômega-6.
De fato, as sementes de chia são a fonte mais conhecida de ácidos graxos ômega-3 à base de plantas. Há muitas pesquisas que comprovam que uma alta ingestão de ômega-3 em relação ao ômega-6 reduz a inflamação em seu corpo.
Essa baixa proporção está associada a um risco menor de várias condições crônicas - como doenças cardíacas, câncer e doenças inflamatórias.
As sementes de chia contêm 19% de proteína - semelhante a outras sementes, mas mais do que a maioria dos cereais e grãos.
A alta ingestão de proteínas está associada ao aumento da plenitude após as refeições e à menor ingestão de alimentos.
Notavelmente, essas sementes oferecem todos os nove aminoácidos essenciais e, portanto, são uma proteína à base de plantas de alta qualidade.
As sementes de chia oferecem grandes quantidades de muitos minerais, mas não tanto de vitaminas.
Os minerais mais abundantes são:
As sementes de chia contêm vários compostos vegetais benéficos, incluindo:
Últimas do blog
Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)