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Conhecendo melhor a Chia

30/04/2020

Você sabia que a Da Magrinha 100% Integral, além de utilizar a chia em todas as suas preparações (faz parte do nosso mix de 7 grãos que estão em todos os produtos), ainda disponibiliza essa semente tão poderosa separadamente na nossa linha de complementos ?

As sementes de chia são as minúsculas sementes pretas da planta chia (Salvia hispanica). Nativas do México e da Guatemala, ela era um alimento básico para os antigos astecas e maias. De fato, "chia" é a antiga palavra maia para "força".

As sementes de chia contêm grandes quantidades de fibras e ácidos graxos ômega-3, muita proteína de alta qualidade e vários minerais e antioxidantes essenciais. Eles podem melhorar a saúde digestiva, os níveis sanguíneos de ômega-3 saudáveis ​​para o coração e os fatores de risco para doenças cardíacas e diabetes.

Diante de todos os efeitos benéficos dessa semente, fizemos esse artigo para fornecer tudo o que você precisa saber sobre a chia.

Informação nutricional

As sementes de chia são compostas de 6% de água, 46% de carboidratos (dos quais 83% são fibras), 34% de gordura e 19% de proteínas.

A cada 15g (1 colher de sopa) você encontra:

Calorias: 73 kcal
Proteína: 2,5 gramas
Carboidratos: 6 gramas
Açúcar: 0 gramas
Fibra: 5,2 gramas
Gorduras: 4,6 gramas
Saturada: 0,5 gramas
Trans: 0 gramas
Ômega-3: 2,7 gramas
Selênio: 8,3µg

Notavelmente, as sementes de chia também estão livres de glúten.

Carboidratos e fibras

Mais de 80% do teor de carboidratos das sementes de chia é na forma de fibra, ou seja, um tipo de carboidrato que não consegue ser digerido pelo nosso corpo.

Duas colheres de sopa (30 gramas) possui em torno de 11 gramas de fibra, que é uma porção significativa da ingestão diária de referência para mulheres e homens - 20 e 30 gramas por dia, respectivamente.

Essas fibras são principalmente insolúveis (95%), um tipo associado ao risco reduzido de diabetes e a melhora do funcionamento do intestino.

Algumas das fibras insolúveis também podem ser fermentadas no seu intestino como fibras solúveis, promovendo a formação de ácidos graxos de cadeia curta e melhorando a saúde do cólon.

Quando as sementes de chia são colocadas na água ou em outros líquidos, suas fibras absorvem de 10 a 12 vezes o seu próprio peso - e as sementes se transformam em uma massa tipo gel.

Gordura

Uma das características únicas das sementes de chia é o alto teor de ácidos graxos ômega-3 saudáveis ​​para o coração e vasos sanguíneos.

Cerca de 75% das gorduras das sementes de chia consistem no ácido ômega-3 alfa-linolênico (ALA), enquanto cerca de 20% consistem em ácidos graxos ômega-6.

De fato, as sementes de chia são a fonte mais conhecida de ácidos graxos ômega-3 à base de plantas. Há muitas pesquisas que comprovam que uma alta ingestão de ômega-3 em relação ao ômega-6 reduz a inflamação em seu corpo.

Essa baixa proporção está associada a um risco menor de várias condições crônicas - como doenças cardíacas, câncer e doenças inflamatórias.

Proteína

As sementes de chia contêm 19% de proteína - semelhante a outras sementes, mas mais do que a maioria dos cereais e grãos.

A alta ingestão de proteínas está associada ao aumento da plenitude após as refeições e à menor ingestão de alimentos.

Notavelmente, essas sementes oferecem todos os nove aminoácidos essenciais e, portanto, são uma proteína à base de plantas de alta qualidade.


Vitaminas e Minerais

As sementes de chia oferecem grandes quantidades de muitos minerais, mas não tanto de vitaminas.

Os minerais mais abundantes são:

  • Manganês: Grãos e sementes integrais são ricos em manganês, essencial para o metabolismo, crescimento e desenvolvimento;
  • Fósforo: Geralmente encontrado em alimentos ricos em proteínas, o fósforo contribui para a saúde óssea e a manutenção dos tecidos;
  • Cobre: Um mineral que muitas vezes falta na dieta moderna, o cobre é importante para a saúde do coração;
  • Selênio: um antioxidante importante, o selênio está envolvido em muitos processos do seu corpo, inclusive no de desintoxica-lo de substâncias tóxicas;
  • Ferro: Como componente da hemoglobina nos glóbulos vermelhos, o ferro está envolvido no transporte de oxigênio por todo o corpo. Lembrando que o ferro oriundo de fonte vegetal é melhor absorvido quando consumido com alguma fonte de vitamina C;
  • Magnésio: Frequentemente ausente na dieta ocidental, o magnésio desempenha papéis importantes em muitos processos corporais;
  • Cálcio: O mineral mais abundante em seu corpo, o cálcio é essencial para ossos, músculos e nervos.


Outros compostos vegetais

As sementes de chia contêm vários compostos vegetais benéficos, incluindo:

  • Ácido clorogênico: Esse antioxidante pode diminuir a pressão sanguínea;
  • Ácido cafeico: Essa substância é abundante em muitos alimentos vegetais e pode ajudar a combater a inflamação em seu corpo;
  • Quercetina: Esse poderoso antioxidante pode reduzir o risco de doenças cardíacas, osteoporose e certas formas de câncer;
  • Kaempferol: Esse antioxidante tem sido associado a uma diminuição do risco de câncer e outras doenças crônicas.


Sementes limpas e secas de chia têm uma vida útil prolongada, pois seus antioxidantes protegem suas gorduras dos danos. E com a embalagem zip da chia Da Magrinha 100% integral facilita ainda mais o consumo!

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