Blog

Como conservar por mais tempo os alimentos?

15/04/2020

As frutas, verduras e legumes normalmente já são alimentos que habitualmente tendem a durar menos tempo na nossa fruteira/geladeira, uma vez que são mais perecíveis e sensíveis, se comparados aos farináceos e cereais ou até mesmo com as carnes (que facilmente já são vendidas congeladas).

Nesse momento em que estamos ficando mais em nossos lares e evitando sair tanto, há uma preocupação quanto à como fazer com que esse produtos durem por mais tempo, ainda mais porque estão associados à uma boa saúde (imunidade), algo que todos procuram, ainda mais agora.

Hoje a Da Magrinha, por se importar com o seu bem-estar, além de ofertar produtos 100% integrais e assados, livres de transgênicos e com selo internacional Whole Grain, vem te ajudar a conservar melhor os alimentos perecíveis!

1- Frutas

No caso das frutas, você pode simplesmente lavá-las, cortá-las e deixar no seu congelador.

Para ficar ainda mais fácil de “soltar” essas frutas, você pode congelar primeiramente em uma superfície plana (como em uma assadeira) deixando um espaço entre elas e depois que estiverem totalmente congeladas aí sim você passa para algum pote ou saquinho descartável.

Outra dica legal é você já deixar separado a porção que normalmente utilizaria para fazer um smoothie, uma vitamina, suco verde ou quem sabe até mesmo um sorvete natural (calma, vamos te ensinar!) já separadinhos! Fora o tempo que você economiza, porque depois é só colocar no liquidificador e ser feliz!

Frutas que funcionam super bem nessa condição são:

  • Banana (se quiser congelar com casca e tudo e só descascar e cortar no momento do uso sem problemas! Isso faz com que não haja o escurecimento);
  • Manga;
  • Morango;
  • Abacaxi;
  • Mamão;
  • Uva sem semente (com uma pasta de amendoim ou castanhas ou chocolate derretido fica uma delícia!).

RECEITA: SORVETE NATURAL

  • 1 xícara de banana congelada;
  • 1 xícara de manga congelada;
  • ½ xícara de morango (opcional).

Modo de preparo: Primeiramente, congele as frutas. Depois coloque tudo no processador ou liquidificador. Acrescente leite/água apenas se necessário para processar. Se quiser finalizar com uma granola 100% integral Da Magrinha fica ainda melhor!

2- Salada

Já te ensinamos no nosso Instagram a como higienizar as suas verduras. Não viu? Sem problemas, que te mostramos aqui mais uma vez!

  • Lave as folhas em água corrente para retirar as sujidades (como terra);
  • Deixe-as de molho por 15 minutos em solução de água com água sanitária/cloro (1 colher de sopa para litro de água);
  • Passe mais uma vez em água corrente;
  • AGORA É A DICA PARA ELAS DURAREM MAIS: Seque-as bem!

Já existem centrífugas para as folhas, mas você pode retirar o excesso deixando escorrer bem em uma peneira/escorredor de macarrão. Quando for guardá-las coloque algumas folhas de papel toalha embaixo e por cima. Isso vai ajudar ainda mais retirar o excesso de água (principal fator que fazem que elas não durem na sua geladeira).

3- Legumes/ verduras

No caso dos legumes, você pode tanto congelá-lo cozidos quanto crus. A dica é não deixar com que eles cozinhem completamente e, assim que retirar da água ou vapor, passar por água fria para “cortar” o processo de cozimento.

Alguns legumes/verduras que dão certo:

  • Abobrinha ralada;
  • Acelga fatiada/ralada;
  • Brócolis cozido;
  • Cenoura ralada;
  • Couve-flor cozida;
  • Couve manteiga fatiada/ralada;
  • Chuchu cozido;
  • Repolho Fatiado/ralado.

4- Cebola e alho

Praticamente em todas as preparações que fazemos na cozinha utilizamos o combo cebola+alho, não é mesmo? Então sempre temos que cortar um pouquinho. Mas e se eu te disser que dá para você deixar tudo pronto para uma semana? Demais, né?

Pegue 2-3 cebolas e 6 dentes de alho e corte. Se quiser utilizar o processador, sem problemas! Mas o que vai fazer isso não estragar? Cubra a mistura com óleo/azeite. Isso não vai permitir que eles oxidem e fiquem com uma cor/sabor estranho. Fora que você nem precisará colocar o fio de óleo/azeite na panela quando for fazer a sua preparação!

5- Pães e bolos

Já colocamos no nosso Instagram e aqui no blog várias receitas de pães e bolos. Mas quer saber o melhor de tudo? Você pode congelar! Sim!

Basta colocar no congelador o pão ou bolo fatiado. Quando quiser comê-los você pode tanto deixar descongelar naturalmente (é bem rapidinho), quando colocar alguns segundo (poucos!) no microondas ou quem sabe no forno para ficar com aquele cheirinho gostoso na casa?

Últimas do blog

Card image cap
Por que é melhor preparar as refeições em casa?

Sabemos que com essa mudança de estilo de vida, onde nos vimos permanecendo dentro das nossas...

Card image cap
Alimentos que auxiliam na digestão

O aparelho digestório como um todo desempenha papel vital na sua saúde do organismo, j...

Card image cap
Da Magrinha e as nutris – FIBRAS

Fibras são compostos vegetais presentes em cereais integrais, leguminosas, legumes, frutas, f...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube