Blog
22/10/2020
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, afetando cerca de uma em cada oito mulheres. Ocorre até mesmo em homens, porém o câncer de mama masculino é responsável por menos de 1% dos casos totais.
Danos no DNA e mutações genéticas podem causar esta doença. Herdar certos genes pode aumentar o risco, mas o estilo de vida também desempenha um papel crítico. Pesquisas relacionam o consumo excessivo de álcool, fumo, exposição ao estrogênio e certos padrões dietéticos - incluindo dietas ocidentais ricas em alimentos processados - a um risco aumentado de câncer de mama.
Notavelmente, estudos associam padrões alimentares saudáveis a uma menor propensão ao desenvolvimento do câncer de mama. Além disso, alimentos específicos podem até proteger contra essa doença.
Aproveitando que estamos outubro, mês dedicado à conscientização e combate ao câncer de mama, vamos listar abaixo alguns alimentos que podem diminuir o risco do desenvolvimento do câncer de mama!
Couve, rúcula, espinafre, mostarda e acelga são apenas alguns dos vegetais de folhas verdes que podem ter propriedades anticâncer.
Vegetais com folhas verdes contêm antioxidantes carotenóides, incluindo beta-caroteno, luteína e zeaxantina, cujos níveis sanguíneos mais elevados estão associados a um risco reduzido da doença.
Um estudo de acompanhamento em mais de 32.000 mulheres relacionou níveis mais elevados de carotenóides totais no sangue a um risco reduzido de 18% a 28% de câncer de mama, bem como um risco reduzido de recorrência e morte em quem já tinha o diagnóstico.
Além disso, uma alta ingestão de ácido fólico, uma vitamina B concentrada em vegetais de folhas verdes, pode proteger contra o câncer de mama.
As frutas cítricas estão repletas de compostos que podem proteger contra o câncer de mama, incluindo folato, vitamina C e carotenóides. Esses nutrientes fornecem efeitos antioxidantes, anticâncer e antiinflamatórios.
Na verdade, pesquisas associam frutas cítricas a um risco reduzido de muitos tipos de câncer. Uma alta ingestão de frutas cítricas pode gerar uma redução de 10% no risco de câncer de mama.
As frutas cítricas incluem laranjas, limões, abacaxis, limas e tangerinas.
Peixes mais gordurosos, como salmão, sardinha e cavala, são conhecidos por seus impressionantes benefícios à saúde. Suas gorduras ômega-3, selênio e antioxidantes como a cantaxantina podem oferecer efeitos protetores contra o câncer.
Alguns estudos mostram que comer peixes gordurosos pode reduzir especificamente o risco de câncer de mama.
Uma grande análise de 26 estudos em 883.000 pessoas descobriu que aqueles com a maior ingestão de fontes de frutos do mar de ômega-3 tiveram uma redução de até 14% no risco de câncer de mama, em comparação com aqueles que comeram a menor quantidade.
Equilibrar a proporção de ômega-3 para ômega-6 comendo mais peixes gordurosos e menos óleos refinados e alimentos processados pode ajudar a reduzir o risco também.
O consumo regular de frutas vermelhas pode ajudar a diminuir o risco de certos tipos de câncer, incluindo o câncer de mama.
Foi demonstrado que os antioxidantes, incluindo flavonóides e antocianinas, protegem contra danos celulares, bem como contra o desenvolvimento e disseminação de células cancerosas.
Alimentos fermentados como iogurte, kefir, missô e chucrute contêm probióticos e outros nutrientes que podem proteger contra o câncer de mama. Pesquisas sugerem que esse efeito protetor está relacionado aos efeitos de reforço imunológico de certos probióticos (bactérias benéficas que populam o nosso intestino).
Frutas - especificamente pêssegos, maçãs e peras - mostraram proteger contra o câncer de mama.
Um estudo mostrou que aquelas mulheres que consumiram pelo menos 2 porções de pêssegos por semana tiveram um risco reduzido de até 41% de desenvolver câncer de mama. Curiosamente, outro estudo revelou que os antioxidantes polifenóis dos pêssegos inibiram o crescimento e a propagação de uma linhagem de células de câncer de mama.
Além disso, um estudo que analisou dados de quase 300 mil mulheres relacionou a ingestão de maçãs e pêras a um risco menor de câncer de mama.
Os vegetais crucíferos, incluindo couve-flor, repolho e brócolis, podem ajudar a diminuir o risco de câncer de mama, já que possuem compostos que têm um potencial anticancerígeno significativo.
As leguminosas como o feijão, a ervilha, o grão de bico e a soja, são carregadas de fibras, vitaminas e minerais. Especificamente, seu alto teor de fibra pode proteger contra o câncer de mama. A alta ingestão das leguminosas pode reduzir o risco de câncer de mama em até 20%, em comparação com uma baixa ingestão.
Salsa, alecrim, orégano, tomilho, cúrcuma, curry e gengibre contém compostos vegetais que podem ajudar a proteger contra o câncer de mama. Isso inclui vitaminas, ácidos graxos e antioxidantes.
Por exemplo, o orégano possui os antioxidantes que apresentam efeitos anticâncer significativos contra linhagens de células agressivas de câncer de mama.
A curcumina, o principal composto ativo da cúrcuma, também demonstrou propriedades anticâncer.
Como muitas outras ervas e especiarias também têm poderosos efeitos anticâncer, é uma boa ideia incluir uma grande variedade em sua dieta.
Comer nuts pode estar associado a um menor risco de certos tipos de câncer. Por exemplo, um estudo analisou as dietas de quase 20 mil pessoas e descobriu que comer uma quantidade maior de oleaginosas estava associado a um risco menor de morte devido ao câncer.
Da mesma forma, um estudo mostrou que a ingestão de oleaginosas diminuiu a taxa de crescimento de células de câncer de mama em 80% e reduziu o número de tumores em 60% em camundongos.
Esses resultados sugerem que adicionar uma porção de nuts à sua dieta todos os dias pode reduzir o risco de desenvolver câncer no futuro. E aqui temos uma lista imensa de produtos com variadas oleaginosas:
Atenção! Lembre-se de que muitos fatores estão associados ao desenvolvimento do câncer de mama. Embora melhorar sua dieta possa melhorar sua saúde, a redução do risco de câncer em geral, é apenas uma peça do quebra-cabeça. Mesmo com uma dieta saudável, você ainda precisa de exames regulares para o câncer de mama, como mamografias e exames manuais. Afinal, a detecção e o diagnóstico precoces aumentam significativamente as taxas de sobrevivência. Converse com seu médico para aconselhamento sobre exames de câncer de mama.
Últimas do blog
Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)