Blog

Câncer de mama e alimentação: 10 alimentos para incluir no seu dia a dia!

22/10/2020

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, afetando cerca de uma em cada oito mulheres. Ocorre até mesmo em homens, porém o câncer de mama masculino é responsável por menos de 1% dos casos totais.

Danos no DNA e mutações genéticas podem causar esta doença. Herdar certos genes pode aumentar o risco, mas o estilo de vida também desempenha um papel crítico. Pesquisas relacionam o consumo excessivo de álcool, fumo, exposição ao estrogênio e certos padrões dietéticos - incluindo dietas ocidentais ricas em alimentos processados ​​- a um risco aumentado de câncer de mama.

Notavelmente, estudos associam padrões alimentares saudáveis a uma menor propensão ao desenvolvimento do câncer de mama. Além disso, alimentos específicos podem até proteger contra essa doença.
Aproveitando que estamos outubro, mês dedicado à conscientização e combate ao câncer de mama, vamos listar abaixo alguns alimentos que podem diminuir o risco do desenvolvimento do câncer de mama!

1 - Folhosos verdes

Couve, rúcula, espinafre, mostarda e acelga são apenas alguns dos vegetais de folhas verdes que podem ter propriedades anticâncer.
Vegetais com folhas verdes contêm antioxidantes carotenóides, incluindo beta-caroteno, luteína e zeaxantina, cujos níveis sanguíneos mais elevados estão associados a um risco reduzido da doença.
Um estudo de acompanhamento em mais de 32.000 mulheres relacionou níveis mais elevados de carotenóides totais no sangue a um risco reduzido de 18% a 28% de câncer de mama, bem como um risco reduzido de recorrência e morte em quem já tinha o diagnóstico.

Além disso, uma alta ingestão de ácido fólico, uma vitamina B concentrada em vegetais de folhas verdes, pode proteger contra o câncer de mama.

2 - Frutas cítricas

As frutas cítricas estão repletas de compostos que podem proteger contra o câncer de mama, incluindo folato, vitamina C e carotenóides. Esses nutrientes fornecem efeitos antioxidantes, anticâncer e antiinflamatórios.
Na verdade, pesquisas associam frutas cítricas a um risco reduzido de muitos tipos de câncer. Uma alta ingestão de frutas cítricas pode gerar uma redução de 10% no risco de câncer de mama.

As frutas cítricas incluem laranjas, limões, abacaxis, limas e tangerinas.

3 - Peixes

Peixes mais gordurosos, como salmão, sardinha e cavala, são conhecidos por seus impressionantes benefícios à saúde. Suas gorduras ômega-3, selênio e antioxidantes como a cantaxantina podem oferecer efeitos protetores contra o câncer.

Alguns estudos mostram que comer peixes gordurosos pode reduzir especificamente o risco de câncer de mama.
Uma grande análise de 26 estudos em 883.000 pessoas descobriu que aqueles com a maior ingestão de fontes de frutos do mar de ômega-3 tiveram uma redução de até 14% no risco de câncer de mama, em comparação com aqueles que comeram a menor quantidade.

Equilibrar a proporção de ômega-3 para ômega-6 comendo mais peixes gordurosos e menos óleos refinados e alimentos processados ​​pode ajudar a reduzir o risco também.

4 - Frutas vermelhas

O consumo regular de frutas vermelhas pode ajudar a diminuir o risco de certos tipos de câncer, incluindo o câncer de mama.

Foi demonstrado que os antioxidantes, incluindo flavonóides e antocianinas, protegem contra danos celulares, bem como contra o desenvolvimento e disseminação de células cancerosas.

5 - Alimentos fermentados

Alimentos fermentados como iogurte, kefir, missô e chucrute contêm probióticos e outros nutrientes que podem proteger contra o câncer de mama. Pesquisas sugerem que esse efeito protetor está relacionado aos efeitos de reforço imunológico de certos probióticos (bactérias benéficas que populam o nosso intestino).

6 - Pêssegos, maçãs e peras

Frutas - especificamente pêssegos, maçãs e peras - mostraram proteger contra o câncer de mama.

Um estudo mostrou que aquelas mulheres que consumiram pelo menos 2 porções de pêssegos por semana tiveram um risco reduzido de até 41% de desenvolver câncer de mama. Curiosamente, outro estudo revelou que os antioxidantes polifenóis dos pêssegos inibiram o crescimento e a propagação de uma linhagem de células de câncer de mama.

Além disso, um estudo que analisou dados de quase 300 mil mulheres relacionou a ingestão de maçãs e pêras a um risco menor de câncer de mama.

7 - Vegetais crucíferos

Os vegetais crucíferos, incluindo couve-flor, repolho e brócolis, podem ajudar a diminuir o risco de câncer de mama, já que possuem compostos que têm um potencial anticancerígeno significativo.

8 - Leguminosas (grupo do feijão)

As leguminosas como o feijão, a ervilha, o grão de bico e a soja, são carregadas de fibras, vitaminas e minerais. Especificamente, seu alto teor de fibra pode proteger contra o câncer de mama. A alta ingestão das leguminosas pode reduzir o risco de câncer de mama em até 20%, em comparação com uma baixa ingestão.

9 - Ervas e especiarias

Salsa, alecrim, orégano, tomilho, cúrcuma, curry e gengibre contém compostos vegetais que podem ajudar a proteger contra o câncer de mama. Isso inclui vitaminas, ácidos graxos e antioxidantes.
Por exemplo, o orégano possui os antioxidantes que apresentam efeitos anticâncer significativos contra linhagens de células agressivas de câncer de mama.

A curcumina, o principal composto ativo da cúrcuma, também demonstrou propriedades anticâncer.

Como muitas outras ervas e especiarias também têm poderosos efeitos anticâncer, é uma boa ideia incluir uma grande variedade em sua dieta.

10 - Oleaginosas (Nuts)

Comer nuts pode estar associado a um menor risco de certos tipos de câncer. Por exemplo, um estudo analisou as dietas de quase 20 mil pessoas e descobriu que comer uma quantidade maior de oleaginosas estava associado a um risco menor de morte devido ao câncer.

Da mesma forma, um estudo mostrou que a ingestão de oleaginosas diminuiu a taxa de crescimento de células de câncer de mama em 80% e reduziu o número de tumores em 60% em camundongos.

Esses resultados sugerem que adicionar uma porção de nuts à sua dieta todos os dias pode reduzir o risco de desenvolver câncer no futuro. E aqui temos uma lista imensa de produtos com variadas oleaginosas:

Atenção! Lembre-se de que muitos fatores estão associados ao desenvolvimento do câncer de mama. Embora melhorar sua dieta possa melhorar sua saúde, a redução do risco de câncer em geral, é apenas uma peça do quebra-cabeça. Mesmo com uma dieta saudável, você ainda precisa de exames regulares para o câncer de mama, como mamografias e exames manuais. Afinal, a detecção e o diagnóstico precoces aumentam significativamente as taxas de sobrevivência. Converse com seu médico para aconselhamento sobre exames de câncer de mama.

Últimas do blog

Card image cap
Como montar um cardápio com produtos integrais Da Magrinha

Tenha uma vida mais saudável com um pouco de planejamento!Sabe-se que os grãos integra...

Card image cap
Água aromatizada - Uma nova maneira de se hidratar!

Você já ouviu falar em água aromatizada! Ainda não? É uma nova alt...

Card image cap
Dicas para saciar a fome entre as refeições

Você também é daquelas pessoas que no meio da manhã ou da tarde, entre um...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube