Blog

Benefícios da Aveia

14/09/2018

Todos os dias, muita gente procura por dietas saudáveis ou como melhorar a alimentação. E falando em melhorar a alimentação, seja na internet, nas mídias ou por colegas, em algum momento, você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios da aveia, certo?
Hoje vamos te ajudar a preparar algumas receitas bem bacanas, e claro, a entender melhor os motivos para colocar aveia em suas refeições!

Quais são os principais benefícios da aveia?

A aveia é sem dúvida um dos alimentos mais nutritivos e fáceis de se encontrar no mercado, sendo um ótimo complemento para deixar suas receitas ainda mais saborosas e saudáveis.

Os benefícios que a aveia traz são muitos, sabendo disso, separamos os 8 principais:

  1. Ajuda a emagrecer: ​Aumentando a sensação de saciedade, o que acaba controlando a compulsão por comida nas horas erradas;
  2. Fornece mais energia:​ Contribuindo para aqueles que frequentam academia, praticam esportes, ou simplesmente  sentem cansaço contínuo na rotina diária;
  3. Fibras e Nutrientes:​ Possuindo cálcio, ferro, fósforo, zinco, magnésio, vitamina E e complexo B, essa composição de nutrientes trás uma série de benefícios ao corpo;
  4. Reduz o colesterol ruim: ​Por conta das fibras solúveis presentes, que além de reduzirem o colesterol (LDL), protegem contra doenças cardiovasculares;
  5. Melhora o funcionamento do intestino: ​Isso também ocorre devido as fibras presentes, que contribui para absorção dos nutrientes necessários para o organismo;
  6. Ganho de massa muscular:​ Devido a quantidade considerável de proteínas vegetais, com 6g de proteínas para cada 40g de aveia. Ferro, carboidratos e vitaminas do complexo B presentes também auxiliam na prática de atividades físicas, contribuindo para o ganho de massa magra;
  7. Protege a pele:​ Com a concentração de amidos e beta glucanas, a aveia é capaz de normalizar o pH da pele, atuando assim como um “calmante”. Isso ajuda a aliviar algumas irritações e coceiras;
  8. Previne Diabetes:​ Com baixo índice glicêmico, a aveia ajuda contribui na prevenção do diabetes, diminuindo a taxa de absorção dos carboidratos, assim melhorando a sensibilidade à insulina.

Tipos de Aveia

Agora que você já conferiu alguns dos benefícios da aveia, vamos explicar rapidamente quais são os tipos mais comuns que você pode encontrar no mercado:

Aveia em flocos:​ Trata-se dos grãos inteiros e prensados da aveia. Essa versão conserva todos os nutrientes e fibras do grão. Você pode encontrar em flocos finos ou grossos, e sem dúvidas, estão entre as melhores opções para consumo deste produto.
Farelo de aveia:​ O farelo é obtido à partir da casca do grão, sendo assim, contém uma concentração de fibras muito elevada, possuindo uma cor e textura diferenciadas. É bem versátil quando o assunto é preparo de receitas.
Farinha de aveia:​ A farinha é obtida à partir da parte mais interna do grão, contendo assim menos fibras que as outras duas versões. Apesar de tudo, ainda mantém uma grande quantidade de nutrientes, sendo sua utilização muito versátil na preparação de receitas.
Aveias com sabor:​ Você pode encontrar ainda versões incrementadas com sabor de maçã e canela, mel, com frutas secas, granolas, mingais instantâneos e muito mais. Vale ressaltar que é muito importante atentar-se aos outros ingredientes, visto que estas aveias tendem a ser menos saudáveis, possuindo mais açúcares e calorias.

Como consumir aveia?

Para aproveitar ao máximo os benefícios da aveia, acredite, opção é o que não falta! Você pode:

  • Adicionar aveia com frutas em seu café da manhã;
  • Substituir o trigo por farinha ou farelo de aveia;
  • Criar um mix de cereais, por exemplo, com os 7 grãos;
  • Misturar com iogurte para deixá-lo ainda mais gostoso;
  • Incrementar suas farofas, substituindo a farinha de milho ou outros tipos de farinha por aveia;
  • Adicionar em sucos e vitaminas batidos.

Tudo isso e muito mais! A aveia é realmente muito versátil, podendo estar presente em qualquer refeição do dia.

Mitos e verdades sobre aveia:

Aveia engorda: Mito! Tudo se resume em quantidades e modo de preparo. De fato, a aveia é muito utilizada em diversas receitas muito calóricas, como por exemplo, em bolos e panquecas, logo, não é o consumo de aveia diretamente que engorda, mas a forma como é consumida com outros ingredientes calóricos.
Ajuda no bom humor: Verdade! A aveia contém um aminoácido chamado triptofano, importante para liberação de serotonina, uma substância que promove sensação de prazer e bem estar.
Diabéticos não podem consumi-la: Mito! A aveia, apesar de ser fonte de carboidratos, é um alimento rico em fibras solúveis. Tais fibras contribuem no controle de glicemia, diminuindo a absorção e digestão de outros carboidratos. Ou seja, é saudável para todos!
É um alimento versátil: Verdade! Podendo ser incrementada em uma série de receitas, desde um simples mingau de aveia até bolos, tortas e vitaminas. Pode melhorar a consistência, incrementar recheios e substituir diversos ingredientes.
Para lhe ajudar, vamos falar agora sobre algumas receitas bem bacanas e muito saudáveis, para que você possa consumir aveia sem se preocupações. Confira abaixo 3 receitas excelentes!

1- Pão de Aveia

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de arroz;
  • ½ xícara de polvilho azedo;
  • 1 xícara de água;
  • 3 ovos;
  • ½ xícara de  óleo de coco;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 colher de Mel Silvestre Da Magrinha;
  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos finos Da Magrinha.

Modo de Preparo: O primeiro passo é colocar todos os ingredientes no liquidificador, exceto a aveia, começando pelos líquidos e depois os sólidos. Em seguida, retire e misture manualmente com os flocos de aveia.
Para finalizar, coloque em fôrma redonda, untada com óleo e farinha de arroz. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por 30 minutos.

Dica da Magrinha: Você pode substituir os ovos por linhaça diluída, trazendo muito mais nutrientes e sabor para sua receita, experimente a Linhaça Da Magrinha!

2- Biscoito de aveia

Ingredientes

  • 3/4 de oléo de coco
  • 100 gramas de farinha de trigo integral Da Magrinha;
  • 100 gramas aveia em flocos Grossos Da Magrinha;
  • 100 gramas de Açúcar Mascavo Da Magrinha;
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó;
  • Raspas de uma laranja.

Modo de preparo: Com o forno pré-aquecido a 200 graus, misture todos os  ingredientes. Quando virar uma massa, faça bolinhas de biscoito (você pode utilizar uma colher para isso), e em seguida, distribua as bolinhas em uma fôrma forrada com papel vegetal. Finalize achatando os biscoitos com a mão. Leve ao forno durante 5 a 7 minutos. Quando estiver bem douradinho, retire do forno, espere esfriar e consuma durante o dia.

3- Barrinhas de banana com aveia

Ingredientes

  • 2 bananas
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • 2 xícaras de Aveia Da Magrinha;
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/4 xícara de tâmaras picadas
  • 1/4 xícara de nozes picadas
  • 1/2 colher de chá de Canela

Modo de Preparo: Faça um purê esmagando as bananas, em seguida, adicione a essência de baunilha, sal, aveia, tâmaras e nozes. Confira se todos os ingredientes estão bem integrados. Em uma assadeira, faça a distribuição de maneira uniforme e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Por fim, deixe esfriar e, finalmente, corte a mistura em barrinhas.

A Da Magrinha vai ficando por aqui, e esperamos que tenha entendido tudo sobre a aveia e seus benefícios.
Se gostou de nossas matéria e quer continuar acompanhando nossas dicas e receitas, acesse nosso blog, siga-nos no Facebook e conheça nossos produtos!

Últimas do blog

Card image cap
Alimentos para uma pele saudável

Quando falamos de cuidado com a pele, imaginamos inicialmente em cremes e produtos dermatológ...

Card image cap
Receitas para uma ceia de natal gostosa e saudável!

Neste Natal, você pode fazer uma ceia mais saudável! Não é porque estamos...

Card image cap
Dia da Granola: Saiba mais sobre seus benefícios!

Você sabia que essa receita maravilhosa tem um dia do ano dedicado todinho para ela? E sim, o...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube