Blog

Aprenda a criar uma rotina saudável

14/08/2020

Por Lais Hass Ferrari - Nutricionista Clínica especialista em Nefrologia (CRN 10-6625)

Você também tem aquela famosa dificuldade em manter um plano alimentar e/ou hábitos de vida mais saudáveis? Quer algumas dicas?

Hoje te convidamos a dar uma lida nessa matéria que a nutricionista Lais Hass fez, te dando algumas sugestões de como criar uma rotina saudável!

“Com a vida moderna vem a falta de tempo, dias corridos, trabalho excessivo, stress, mais preocupações e noites mal dormidas. Consequentemente, nos tornamos mais sedentários, comemos sem atenção, procuramos por alimentos mais rápidos e, com isso, nossa saúde é prejudicada.

Falta de exercício, comidas congeladas e altamente industrializadas e com baixo valor nutricional, stress e cansaço crônico podem nos levar ao ganho de peso. Tudo isso muitas vezes acontece sem que a gente se dê conta do que estamos vivendo, porque colocamos tudo no ‘’piloto automático’’.

E então, quando nos damos conta do sobrepeso e da falta de saúde sempre buscamos por dietas da moda super restritivas esperando ter um resultado mais rápido para o emagrecimento.
Junto com as dietas da moda vem as restrições, deixamos de comer o que gostamos, perdemos momentos de lazer com a família, amigos e muitas vezes toda essa restrição gera compulsão.
Isso se dá justamente pelo fato de ser muito difícil seguir uma dieta restritiva por muito tempo, por que nós comemos sim com sentimentos e emoções. A compulsão pode ser desencadeada quando estamos em um período de restrição muito severa e damos aquelas famosas ‘’jacadas’’, comemos, nos frustramos, comemos novamente para compensar essa tristeza (sentimento) e isso se torna um ciclo que se repete constantemente.

E é aí que entra uma questão que eu sempre comento, que dietas não funcionam. Não funcionam simplesmente porque não conseguimos viver em restrições, não conseguimos e nem devemos deixar de lado nossos prazeres e vida social.

O ato de se alimentar não quer dizer apenas nutrir nossas necessidades fisiológicas. Nossa relação com a comida começa desde muito cedo, lá na barriga das nossas mães e levamos junto da nossa família certos costumes que não podem e não devem ser mudados do dia para noite.

Comer é amor, é o bolo da vó, sentar à mesa para almoçar rodeado de primos e dos amigos. Comer é voltar no tempo e reviver boas lembranças, comida é afeto.
A nutrição comportamental e o mindful eating entram aí nos trazendo uma visão mais humana do ato de se alimentar, resgatando a autonomia alimentar e o prazer de comer.

Tira a culpa, auxilia no entendimento dos alimentos e também em como construir uma relação mais saudável com os alimentos, sem rótulos, restrições e diminuindo assim compulsões alimentares. A comida é importante para o nosso bem-estar físico sim, mas para o mental também, não podemos descartar essa questão.
Aprender a comer e a entender nossa relação com a comida é o primeiro passo para ter sucesso no processo de emagrecimento e, principalmente, manter o emagrecimento evitando o reganho de peso.

Entendendo nossa relação com a comida conseguiremos também entender o motivo de estarmos comendo por compulsão, entenderemos os sinais que o nosso corpo nos dá, alcançamos o autoconhecimento e podemos também identificar qual o gatilho sentimental e/ou psicológico que está ocasionando o comer sem controle.

Assim, conseguimos entender que comemos simplesmente por vontade de comer e não que tal alimento vai resolver os nossos problemas, mas sim nos trazer um prazer momentâneo.
Com isso, buscando o autoconhecimento, aprendendo a comer, resgatando o prazer e a autonomia ao se alimentar, conseguiremos fazer uma reeducação alimentar e emagrecimento para a vida.”

Últimas do blog

Card image cap
Em 2021 eu vou: colocar a saúde em primeiro lugar!

O ano começa e é sempre um momento de rever conceitos e resultados do ano anterior par...

Card image cap
Dicas para saciar a fome entre as refeições

Você também é daquelas pessoas que no meio da manhã ou da tarde, entre um...

Card image cap
Comece o ano 100% integral de verdade

Um novo ano começa e com ele vem mudanças, nova lista de desejos e talvez a promessa d...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube