Blog

Alimentos ricos em triptofano

10/07/2018

É possível fazer da alimentação uma boa aliada para o bem-estar? É claro que sim!!!  

Alguns alimentos naturais contêm substâncias que atuam como indutores da serotonina, substância presente no cérebro que facilita a comunicação entre os neurônios, regulando o humor, a sensação de fome e o sono e, consequentemente, ajuda a promover o bem-estar!

O triptofano, junto com a niacina, vitamina B3 e magnésio, atua como precursor da serotonina. Dessa forma, o triptofano tem influências indiretas sobre o comportamento alimentar, fadiga e sono, bem como o estímulo da insulina e do hormônio do crescimento. Por ser um aminoácido essencial, nosso corpo não é capaz de produzir o triptofano e por isso é preciso ingeri-lo por meio da alimentação.

Benefícios do triptofano:

  • Combate a depressão,
  • Controla a ansiedade,
  • Aumenta o humor,
  • Melhora a memória,
  • Regula o sono,
  • Ajuda a controlar o peso.

Abaixo alguns alimentos ricos em triptofano:


Grão de bico: Rico no aminoácido triptofano e indutor da liberação de serotonina pelo cérebro.

Frutos do mar: O camarão é a fonte mais rica de triptofano, com 330 miligramas a cada 113 gramas. Atum, linguado, salmão e bacalhau, bem como as deliciosas vieiras possuem entre 250 e 400 miligramas por porção – e por isso também são excelentes opções. 

Banana: Rica em triptofano e vitamina B6 que age como estímulo para a serotonina. É uma fonte de carboidrato que é base para a formação da serotonina. 

Aveia: Fonte de carboidrato “bom”, o cereal é rico em beta glucanas – fibras solúveis que ajudam no equilíbrio intestinal já que humor e intestinos possuem forte relação. Também é rica em triptofano. 

Folhas verdes escuras: Ricos em ácido fólico, também estimula a produção de serotonina. Espinafre, alface escura, rúcula, agrião, couve e brócolis. Indicação: pelo menos uma vez ao dia, em um prato de sobremesa.

Arroz integral: Rico em zinco, complexo B e vitaminas que estimulam a serotonina junto com o triptofano. Também é fonte de carboidratos complexos que mantém o humor estável por mais tempo. 

Alimentos cítricos: A vitamina C das frutas cítricas, e outras como goiaba e caqui, combate os efeitos nocivos do estresse em nossas células. Ajuda na proteção dos neurônios que sofrem dos efeitos negativos do estresse no longo prazo. Indicação: O consumo mínimo indicado é de 3 frutas ao dia, sendo que ao menos 1 deve ser cítrica ou 1 copo de suco de fruta natural.

Aves: O peito de peru é uma das fontes alimentares mais conhecidas de triptofano, mas todas as proteínas animais contêm o aminoácido. Por exemplo, uma porção de 113 gramas de frango ou de peito de peru concede 350 a 390 mg de triptofano, bem como uma dose de outros oito aminoácidos essenciais. 

Sementes: Ricas em minerais como zinco, magnésio e selênio que agem como antioxidantes e percussores da síntese da serotonina. São ricas em fibras e auxiliam o trânsito intestinal. Exemplo: chia, girassol e abóbora. 

Últimas do blog

Card image cap
Pipoca, um estouro em benefícios!!!

O inverno está quase chegando, e com as baixas temperaturas aumenta a vontade de comer gulose...

Card image cap
Benefícios dos Grãos – Grãos Integrais

Você deve estar se perguntando quais os benefícios dos grãos, certo? Hoje voc&ec...

Card image cap
Por que consumir produtos lights ou diets se não estou em dieta restritiva?

Você já teve esse pensamento? Se deparou com algumas opções de produtos c...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube