Blog
10/07/2018
É possível fazer da alimentação uma boa aliada para o bem-estar? É claro que sim!!!
Alguns alimentos naturais contêm substâncias que atuam como indutores da serotonina, substância presente no cérebro que facilita a comunicação entre os neurônios, regulando o humor, a sensação de fome e o sono e, consequentemente, ajuda a promover o bem-estar!
O triptofano, junto com a niacina, vitamina B3 e magnésio, atua como precursor da serotonina. Dessa forma, o triptofano tem influências indiretas sobre o comportamento alimentar, fadiga e sono, bem como o estímulo da insulina e do hormônio do crescimento. Por ser um aminoácido essencial, nosso corpo não é capaz de produzir o triptofano e por isso é preciso ingeri-lo por meio da alimentação.
Grão de bico: Rico no aminoácido triptofano e indutor da liberação de serotonina pelo cérebro.
Frutos do mar: O camarão é a fonte mais rica de triptofano, com 330 miligramas a cada 113 gramas. Atum, linguado, salmão e bacalhau, bem como as deliciosas vieiras possuem entre 250 e 400 miligramas por porção – e por isso também são excelentes opções.
Banana: Rica em triptofano e vitamina B6 que age como estímulo para a serotonina. É uma fonte de carboidrato que é base para a formação da serotonina.
Aveia: Fonte de carboidrato “bom”, o cereal é rico em beta glucanas – fibras solúveis que ajudam no equilíbrio intestinal já que humor e intestinos possuem forte relação. Também é rica em triptofano.
Folhas verdes escuras: Ricos em ácido fólico, também estimula a produção de serotonina. Espinafre, alface escura, rúcula, agrião, couve e brócolis. Indicação: pelo menos uma vez ao dia, em um prato de sobremesa.
Arroz integral: Rico em zinco, complexo B e vitaminas que estimulam a serotonina junto com o triptofano. Também é fonte de carboidratos complexos que mantém o humor estável por mais tempo.
Alimentos cítricos: A vitamina C das frutas cítricas, e outras como goiaba e caqui, combate os efeitos nocivos do estresse em nossas células. Ajuda na proteção dos neurônios que sofrem dos efeitos negativos do estresse no longo prazo. Indicação: O consumo mínimo indicado é de 3 frutas ao dia, sendo que ao menos 1 deve ser cítrica ou 1 copo de suco de fruta natural.
Aves: O peito de peru é uma das fontes alimentares mais conhecidas de triptofano, mas todas as proteínas animais contêm o aminoácido. Por exemplo, uma porção de 113 gramas de frango ou de peito de peru concede 350 a 390 mg de triptofano, bem como uma dose de outros oito aminoácidos essenciais.
Sementes: Ricas em minerais como zinco, magnésio e selênio que agem como antioxidantes e percussores da síntese da serotonina. São ricas em fibras e auxiliam o trânsito intestinal. Exemplo: chia, girassol e abóbora.
Últimas do blog
Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)