A famosa tensão pré-menstrual (TPM) que rodeia a vida das mulheres em idade fértil, ocorre na semana anterior à menstruação e melhora com o início do fluxo menstrual.
Em seguida, emerge o período pouco fértil, característico pela excreção do óvulo não fecundado, bem como da evacuação da mucosa uterina, também conhecida por endométrio.
Mas o que causa a TPM?
Neste período a principal causa é a alteração hormonal (estrogênio e progesterona) que interfere no sistema nervoso central (SNC), causando alguns sintomas nas mulheres.
Quais são os sintomas da TPM?
-
enxaqueca;
-
inchaço;
-
vontade de comer doce;
-
alteração de humor;
-
cólica;
-
inchaço, devido à retenção de líquido;
-
dores nos seios, abdômen e coxas.
O que fazer para aliviar esses sintomas?
Acompanhe conosco algumas dicas alimentares, que contribuirão para o alívio desses sintomas.
Alimentação na TPM: o que comer?
-
Vitamina B6: evita o inchaço, a fadiga e proporciona bem-estar. Presente principalmente em cereais e grãos integrais, como a
Farinha de Trigo 100% Integral da Magrinha
e a
Aveia em Flocos Finos 100% Integral da Magrinha
-
Vitamina D: interfere juntamente com o cálcio nos níveis de estrogênio, assim sendo, devemos consumi-lo em alimentos como ovos, atum e leite. Vale ressaltar, que é colaborativo se expor (braços e pernas à mostra) diariamente ao sol por 15 a 20 minutos, antes das 10h ou depois das 16h.
-
Vitamina E: ajuda na redução de sintomas como cólica e dor de cabeça. É encontrada em algumas
sementes
como amêndoas, nozes, avelã, amendoim, etc.
-
Água: seu consumo ajuda a desinchar no período pré-menstrual. Dessa maneira, é válida a ingestão de sucos naturais e água de coco.
-
Fibras: ajudam no bom funcionamento do intestino, o que evita problemas como constipação. Ainda, mantêm o nível de açúcar no sangue, o que confere maior saciedade e esquiva vontade de alimentar-se de doce e guloseimas. As fibras estão presentes em cereais integrais como o
Arroz Sete Grãos 100% Integral da Magrinha
,
Aveia em Flocos Finos 100% Integral da Magrinha
e o trigo, além de frutas, hortaliças e sementes como a
Chia 100% Integral Da Magrinha
.
-
Ômega 3: tem propriedades anti-inflamatórias que reduzem as espinhas, tão comuns neste período. Encontrado em peixes, couve, nozes, amendoim, amêndoas e, principalmente, na
Linhaça da Magrinha
(Dourada e
Marrom
) e a
Chia 100% Integral da Magrinha
.
-
Ômega 6: tem como função aliviar a retenção de líquidos, dores nas mamas e irritabilidade. Encontrado nas nozes, semente de girassol e amendoim.
-
Cálcio: diminui a contração muscular do útero e a retenção de líquidos. Por isso, o consumo de alimentos como leite e vegetais de cor verde-escura ajudam na atenuação das cólicas e dores nas costas.
-
Magnésio: auxilia na redução de sintomas como a cólica, a compulsão por doces e a dor de cabeça. Encontrado na banana, no feijão preto, no abacate e, principalmente, em cereais e
grãos integrais
como a
Granola Tradicional 100% Integral da Magrinha
e o
Arroz Sete Grãos 100% Integral da Magrinha
.
-
Zinco: ajudam a reduzir sintomas como ansiedade e irritabilidade. Além disso, controlam o aparecimento de acne, que costuma acentuar-se nesse período.
Agora que você sabe o que comer na TPM, conheça algumas dicas para fazer desse período o melhor possível.
-
usar roupas adequadas, leves e que não apertem a região abdominal;
-
praticar exercícios físicos, pois, reduzem os sintomas pré-menstruais;
-
ter repouso suficiente.
E quais alimentos devemos evitar?
Bebidas alcoólicas e bebidas ricas em xantina como café, chá preto e o chimarrão. Ambos causam enxaqueca, irritabilidade, ansiedade e oscilações de humor, além de reduzir a vitamina B do organismo.
Alimentos doces apesar de causarem um alívio imediato dos sintomas, exercem “efeito rebote”, aumentando repentinamente a compulsão por açúcar. O excesso do consumo de açúcar intensifica os efeitos desagradáveis de irritabilidade, dores, fadiga e ansiedade.
O sódio aumenta a retenção de líquidos e enxaqueca, logo, eleva o mal-estar corporal. Dessa forma, evite alimentos embutidos como salsicha, hambúrgueres, linguiça, queijos temperados e presuntos, pois, são industrializados e possuem em sua fórmula alta concentração salina. Se possível, utilize temperos, ervas e especiarias naturais.
Receitas para aliviar a TPM
Mingau de aveia com granola, banana e geléia de morango.
Ingredientes:
Modo de preparo: Esquente o leite e duas xícaras de água em fogo médio até começar a ferver. Em seguida, adicione a aveia e deixe ferver para baixar o fogo, depois cozinhe por 4 a 5 minutos, mexendo frequentemente até engrossar. Retire do fogo e deixe descansar tampado por cerca de 2 minutos, adicione um pouco de leite, caso necessário. Então sirva com a geléia, o mel, a granola e a banana.
Vitamina de framboesa e kiwi com chia e linhaça
Ingredientes:
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado. Para caprichar na apresentação e deixá-la mais refrescante, utilize folhas de hortelã.