Blog
12/06/2018
Se você é daqueles que com a chegada do inverno vive gripado e resfriado, cuidado, parte do problema pode estar na sua alimentação. Com a chegada do frio é comum haver queda nas defesas do organismo, que gasta mais energia para se manter aquecido. A boa notícia é que em vez de se entupir de remédios é possível encontrar a cura dentro de casa, ou melhor, na cozinha.
Abóbora: Fonte de betacaroteno, substância que ajuda no combate de inflamações da pele e dos pulmões. Ao ser absorvido pelo organismo se converte em vitamina A, muito boa para o sistema imunológico. Previne enfermidades do sistema respiratório e elimina a mucosidade dos brônquios, da garganta e dos pulmões.
Romã: Tem uma boa quantidade de vitamina C e ácido fólico. É um grande antioxidante e ajuda a reduzir a febre, a dor de garganta e as infecções de ouvido.
Cebola: Contém um nutriente que alivia a congestão pulmonar, desinfecta as mucosas e acalma a tosse. Para que possamos aproveitar de suas propriedades devemos consumir cebola periodicamente.
Alho: Um dos anti-inflamatórios naturais mais poderosos, reduz o processo inflamatório e é um aliado ao combate as doenças como gripes, resfriados, ajuda a reduzir a congestão nasal e aumenta suas propriedades se combinarmos com limão, cebola ou mel.
Gengibre: Importante remédio natural com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, é um excelente aliado para diminuir sintomas das infecções respiratórias, asma, tosse e bronquite.
Frutas cítricas: Limão, laranja, tangerina, acerola, kiwi, entre outras frutas, são ricas em vitamina C. Com propriedades anti-inflamatórias, as frutas cítricas aumentam a produção de células de defesa, promovendo maior resistência ao organismo.
Legumes: As lentilhas, o grão de bico e as ervilhas são alimentos repletos de antioxidantes que reduzem as toxinas que provocam as infecções. Por isso são conhecidos como antigripais naturais. Além disso, fortalecem o sistema imunológico e reduzem a duração dos resfriados. Por sua vez aumentam o ferro no corpo e nos permitem sentirmos mais alertas, com mais energia, mesmo estando com gripe.
Ovos: O ovo é repleto de minerais (sobre tudo zinco e selênio) que ajudam a que o sistema imune se mantenha saudável e forte. A deficiência desses nutrientes se relaciona a uma maior quantidade e episódios de gripe durante o inverno.
Frutas vermelhas: Morango, amora e framboesa, por serem frutos com alto nível de antioxidantes, são fontes de vitamina C, um importante nutriente para prevenir gripes e resfriados.
Peixe: Alimento rico em ômega 3, ácido graxo encontrado em peixes como atum, sardinha e salmão, é um grande aliado do sistema imune.
Folhas verdes: Couve e espinafre ajudam a equilibrar o pH do corpo. Ao diminuir a acidez do organismo, o risco de inflamação cai. Por isso, vale apostar no suco verde para fortalecer o sistema imunológico.
Linhaça: O consumo regular da linhaça ajuda na proteção contra bactérias e vírus, graças ao ômega 3. Seus efeitos anti-inflamatórios ainda são importantes para aliviar os sintomas de bronquite e cistite e auxiliar em casos de inflamação dos rins e da bexiga e nas doenças respiratórias, como a asma.
Iogurte natural: É rico em cálcio e lactobacilos, que ajudam a melhorar a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico
Shitake: O cogumelo aumenta a produção dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, melhorando assim a imunidade do corpo.
Mel: Fonte de antioxidantes e diversos minerais como potássio, cálcio e vitaminas A, B e C, diminui a fragilidade devido ao aumento do nível de antioxidantes, protegendo o sistema imunológico, deixando o organismo livre de gripes, resfriados e outras enfermidades.
Últimas do blog
Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)