Blog

Alimentação na Amamentação

22/05/2019

 A amamentação é fundamental para o crescimento, desenvolvimento, saúde e nutrição dos bebês. Trata-se de uma intervenção simples, que além de nutrir a criança, envolve mãe e filho numa interação profunda.

O leite materno é o alimento ideal para o lactente exclusivamente até os 6 meses de vida, seja ele direto da mama ou ordenhado, pois possui benefícios reconhecidos e amplamente difundidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Tudo o que a mãe consumir irá para o leite, por isso é muito importante entender os benefícios que a amamentação traz para os bebês e quais alimentos deverão ter mais atenção, tanto para o bem quanto para o mal.

Benefícios da amamentação

• Para a criança:

✔ fortalece o sistema imunológico, pois protege contra infecções respiratórias, obesidade dentre outros;
✔ reduz a ocorrência de distúrbios no intestino, como diarreias e constipação intestinal;
✔ promove o desenvolvimento cognitivo;
✔ contribui para o melhor desenvolvimento neurológico;
✔ promove o crescimento;
✔ favorece o desenvolvimento da cavidade bucal, advindo pelo ato de sucção via amamentação;
✔ reduz o risco de desenvolvimento da obesidade, diabetes e/ou hipertensão;
✔ reduz o índice de mortandade infantil;
✔ diminui o risco de alergias;
✔ reduz custos financeiros.

• Para a mãe:

✔ menor sangramento pós-parto e, consequentemente, menor incidência de anemias;
✔ recupera com mais rápida o peso pré-gestacional;
✔ reduz o número de fraturas ósseas por osteoporose;
✔ menor prevalência de câncer no ovário, endométrio e mama;
✔ retorno mais rápido do útero para o tamanho normal.

O que compõe o leite materno?

✔ Água: é o maior componente do leite e desempenha papel fundamental na regulação da temperatura corporal. Assim não há necessidade de ofertar água para a criança;
✔ Proteínas: age contra infecções e alergia alimentar. O leite maduro contém mais proteínas nutritivas que o colostro;
✔ Gordura: possui Omega 3 e Omega 6, que auxiliam no desenvolvimento cerebral. Cerca de 50% da energia do leite está nesse nutriente;
✔Carboidratos: favorece a absorção do cálcio e fornece energia;
✔ Vitaminas e Minerais: durante os primeiros seis meses de vida, o aleitamento materno exclusivo garante boa biodisponibilidade dos nutrientes. (potássio, cloro, cálcio, sódio, fósforo, magnésio, zinco, ferro, cobre, iodo, cromo, selênio, flúor, manganês, etc.)

Por isso, a alimentação da mãe é MUITO importante para a composição do leite materno. Amamentar gasta muita energia e você deve repô-la consumindo alimentos e líquidos além do normal. É relevante conhecer quais são as melhores opções para a dieta nesse período, então confira com a gente!
 

O mais indicado é uma dieta variada, que inclua pães, cereais, frutas, legumes, verduras e derivados do leite e da carne. Dividir as refeições seis vezes por dia, em quantidades moderadas, pode ser uma boa ideia para garantir que você se alimente da forma correta e ingira a quantidade recomendada de calorias.

Outra dica é evitar os excessos no consumo de sal. Por isso, alimentos prontos como sopas em pó, temperos e caldos em tabletes, molhos em geral, ketchup, mostarda e conservas podem não ser uma boa escolha. Também evite café, chá preto ou refrigerantes, pois podem causar cólicas no bebê.

Ainda é recomendável que você evite alimentos que fermentem durante o processo de digestão, como feijão, cebola, alho, ovos e outros. Peixes como camarão, atum e salmão podem fazer parte da dieta; da mesma forma, que é necessário suspender o consumo de bebidas alcoólicas e uso de cigarro.

A hidratação também é importante. Boa parte do leite materno é água, então, quanto mais hidratada você estiver, mais leite vai produzir. O recomendado é três litros por dia que podem ser água e sucos naturais.

Atenção: não há nenhuma comprovação científica sobre alimentos que aumentam a produção do leite materno. Nem cerveja preta, nem canjica, nem caldo de peixe ou qualquer outra comida e bebida têm esse poder. Isso é um mito!

Possuímos uma linha 100% integral, rica em fibras, nutrientes e sabores irresistíveis para tornar esse momento ainda mais especial. Temos Granolas , Cookies , Snacks e Complementos , todos 100% integrais de verdade! É indispensável uma alimentação saudável para a mãe e para o bebê, por isso, continue lendo nossas dicas no blog e conheça nossos produtos.

Últimas do blog

Card image cap
Criançada na Cozinha!

Dia das crianças chegou! Data em que elas vibram de alegria - pelos presentes principalmente...

Card image cap
Almoço 100% Integral

Quando se busca uma vida melhor através da alimentação saudável, é...

Card image cap
Quais são os grãos integrais nos produtos Da Magrinha?

Você sabia que todos os produtos Da Magrinha são 100% integrais, com certificaç&...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
sac@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube