Blog

Açúcar demerara - o que é e quais são os seus diferenciais

15/10/2020

Muito se diz a respeito dos prejuízos à saúde quando se fala em açúcar. No entanto, existem inúmeras formas e alternativas de açúcar disponíveis hoje em dia.

Sabemos que há muita confusão em torno de qual escolher. Algumas pessoas consideram o açúcar demerara uma forma mais saudável e frequentemente surge como uma alternativa ao açúcar branco normal. Mas, você sabe quais são os diferenciais do açúcar demerara?

No post do blog de hoje vamos explicar um pouquinho mais sobre esse tipo de açúcar e seus diferenciais!

O que é o açúcar Demerara?

O açúcar Demerara é produzido a partir da cana-de-açúcar e é composto por grãos grandes que proporcionam uma textura mais crocante.

É originário da Guiana (antiga Demerara), na América do Sul. Porém, a maior parte do açúcar demerara disponível hoje vem de Maurício, na África.

Contém naturalmente uma pequena quantidade de melaço, o que lhe confere uma cor castanha clara e sabor caramelo.

É mais saudável do que o açúcar branco?

Pouco Processado

Para a obtenção do açúcar demerara, a cana de açúcar passa por um processamento mínimo.

Primeiro, a cana é prensada para extrair o caldo da cana. Em seguida, é fervido e eventualmente engrossa, se tornando uma calda. Depois que a água evapora, ela esfria e endurece.

O açúcar Demerara consegue reter algumas vitaminas e minerais, diferente do açúcar branco, que passa por mais etapas de processamento (incluindo aditivos químicos) e se torna desprovido desses nutrientes.

Embora o açúcar demerara seja submetido a muito menos processamento do que o açúcar branco, eles são similares no que diz respeito à quantidade de calorias.

Portanto, permanece o alerta na questão da quantidade e frequência do consumo desse tipo de açúcar!

Maior quantidade de micronutrientes

O açúcar demerara possui naturalmente o melaço, que por si só contém algumas vitaminas e minerais, como cálcio, ferro, magnésio e vitaminas B3, B5 e B6.

Ele possui uma composição nutricional muito similar à do açúcar mascavo, tendo uma diferença que, para muitos, se torna uma opção mais vantajosa: não mantém aquele gosto característico da cana, ou seja, possui uma sabor mais neutro.

A cada 100g de açúcar mascavo é possível obter 127 mg de cálcio, 80 mg de magnésio, 8,3 mg de ferro, 25 mg de sódio e 522 mg de potássio. Já no açúcar refinado, a quantidade desses micronutrientes caem para 4 mg, 1 mg, 0,1 mg, 12 mg e 6 mg, respectivamente.

Em geral, quanto mais escura a cor do açúcar demerara, maior a quantidade de melaço e minerais.

Além disso, por ser menos processado e manter nutrientes como magnésio, o manganês e o zinco, o açúcar demerara se torna mais um vez uma melhor opção, já que são empregados pelo organismo na digestão do próprio açúcar.

Por isso uma boa dica é substituir o açúcar branco utilizado nas suas receitas e no seu dia a dia pelo açúcar demerara. E, sabendo disso, a Da Magrinha 100% utiliza o açúcar demerara em alguns produtos, além de disponibilizá-lo em uma embalagem zip super prática ( veja aqui ) para você fazer as suas melhores criações na cozinha!

Últimas do blog

Card image cap
A busca por uma alimentação saudável

 Empresas inovam nos produtos com o propósito voltado para saúde e bem-estar do c...

Card image cap
A importância dos cereais integrais

Uma alimentação equilibrada, estando associada à prática de atividades f...

Card image cap
Conhecendo melhor a Chia

Você sabia que a Da Magrinha 100% Integral, além de utilizar a chia em todas as suas pr...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
sac@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube