Blog

A importância de uma alimentação saudável na infância

03/12/2021

Sabe-se que uma alimentação mais equilibrada e variada é um dos principais pilares de uma boa saúde. Principalmente nesse momento em que estamos inseridos, onde precisamos cada vez mais prestar atenção e estar com a saúde em dia, não é mesmo?

No entanto, isso não se refere apenas aos adultos e idosos, mas também às crianças. Isso porque se tiverem uma boa base alimentar e introdução/apresentação a diversos tipos de alimentos e versões, a probabilidade de manterem isso ao longo da vida é maior, se comparado a adultos que precisam desenvolver e alterar diversos padrões e preferências alimentares já construídos ao longo do tempo.

Claro que isso envolve frutas, verduras, legumes e a ingestão correta de água, mas os grãos integrais também merecem atenção!

Por que os pequenos precisam de grãos integrais?

Os grãos integrais são uma ótima maneira de começar o dia de uma criança. Por exemplo, os cereais integrais, como biscoitos de trigo e aveia, ou pão integral, são alimentos nutritivos, ricos em fibras e com baixo teor de sal e açúcar. E incorporar lanches que contenham grãos integrais na dieta de seus filhos pode ser uma ótima maneira de aumentar sua ingestão.

As crianças estão crescendo, se desenvolvendo e constantemente em movimento. Eles também têm estômagos pequenos, que se enchem rapidamente, além de um metabolismo rápido. Como resultado, eles precisam de pequenas quantidades de comida com relativa frequência, em comparação com os adultos.

Os grãos integrais são alimentos ricos em nutrientes e proporcionam energia, o que pode torná-los alimentos ideais para crianças ocupadas. Eles ajudam a manter os níveis de energia e a sensação de saciedade por mais tempo. Inclusive, uma pesquisa indicou que as crianças que consomem grãos inteiros têm um risco menor de doenças crônicas bem conhecidas, incluindo obesidade e diabetes.

Outro benefício dos grãos integrais é que eles contêm fibra dietética, sendo a parte dos alimentos vegetais que não pode ser digerida pelo estômago ou intestinos. Além de ajudar a manter a saúde digestiva, contribui para a prevenção da constipação e também desempenha um papel na estabilização dos níveis de glicose no sangue. Com todos os seus benefícios para a saúde, a fibra alimentar deve ser uma parte essencial da dieta diária de crianças com mais de 12 meses.

Recomendação de consumo:

  • Preconiza-se até o sexto mês o AME (aleitamento materno exclusivo) e a complementação apenas após esse período;
  • A introdução de outros alimentos é feita gradualmente e, geralmente, eles já apresentam uma boa quantidade de fibras;
  • No Brasil, o Ministério da saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomendam a ingestão de 5g de fibras + a idade da criança, ou seja, uma criança de 2 anos deveria ingerir 7 gramas de fibras por dia.

E aqui na Da Magrinha 100% integral temos diversas opções práticas, gostosas e diferentes para a criançada. Tudo 100% INTEGRAL, com certificação internacional, 100% assado, feito com 7 grãos, livres de transgênicos, plant based e sem lupas de alto teor de açúcar adicionado, gordura saturada ou sódio!

Veja a seguir algumas opções que já fazem sucesso entre as crianças (e, claro, entre os pais também!):

Siga a Da Magrinha nas redes sociais e conheça todas as linhas de produtos 100% integrais.

Últimas do blog

Card image cap
Por que alimentos integrais prolongam a saciedade?

Com certeza você já escutou de um médico, nutricionista ou até de um amig...

Card image cap
7 receitas com granola para o café da manhã

Muita gente já tem o costume de consumir granolas, mas poucos sabem de fato no que consiste e...

Card image cap
Dicas para turbinar o seu cérebro

Manter uma alimentação equilibrada não traz benefícios apenas para a sa&...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube