Blog

3 Formas Simples de Saber se um Alimento é Integral de Verdade!

03/03/2022

Os alimentos integrais sempre são muito procurados por quem busca uma alimentação mais saudável. Mas como saber se eles são realmente integrais e não estão nos vendendo gato por lebre? Se você quer descobrir como saber se um alimento é integral de verdade, pode vir conosco que esse é o tema da nossa conversa de hoje!

Nova Legislação da ANVISA

Desde 2005, quando foi revogada a Resolução Nº 12, não tínhamos no Brasil uma legislação que estabelecesse os limites para o uso da palavra “INTEGRAL” nas embalagens dos alimentos. Ou seja, por 16 anos as indústrias puderam usar livremente o apelo “INTEGRAL” em suas embalagens sem ter que comprovar a veracidade dessa informação. Isso fez com que aparecessem muitos produtos classificados como “INTEGRAIS”, porém com uma quantidade baixíssima de ingredientes integrais em sua composição.

Após anos de estudos, em abril de 2021, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou a RDC Nº 493, que passou a definir finalmente quais são os requisitos para o uso deste diferencial nas embalagens de alimentos no Brasil.

Sobre as principais mudanças dessa legislação, podemos citar que:

  • Para um produto ser considerado integral este deverá ter, no mínimo, 30% de ingredientes integrais na sua composição;
  • A quantidade dos ingredientes integrais deve ser superior à quantidade dos ingredientes refinados.

A indústria teve o prazo de doze meses, para realizar a adequação de seus produtos às novas regras. Sendo assim, em abril de 2022 essa legislação entrará em vigor.

Para saber se um alimento é integral de verdade, aqui vão algumas dicas:

1 - Procure pelo Selo Whole Grain

O Whole Grains Council, entidade norte-americana que promove o consumo de produtos mais saudáveis e integrais, criou o selo Whole Grain, que certifica se os alimentos são integrais e os seus percentuais. São considerados grãos integrais aqueles que contêm todas as partes essenciais, ou seja, não passaram por nenhum processo de refinamento. Na indústria, o processo de refinamento retira a película protetora do grão, onde se encontram as maiores concentrações de vitaminas, minerais e fibras. Por este motivo, os grãos que passaram pelo processo de refinamento são mais pobres nutricionalmente.
Para obter o selo, as empresas precisam enviar uma série de documentos para comprovação das informações contidas no rótulo do produto, ou seja, o selo Whole Grain é uma ferramenta fundamental para a identificação de produtos integrais de verdade.

O Certificado Internacional Whole Grain

2 - Leia a lista de ingredientes

Sabemos que a lista de ingredientes deve estar na ordem decrescente, ou seja, o primeiro insumo que aparece sempre será o que está em maior quantidade na formulação e o último, o que está em menor quantidade. Portanto, se na composição você encontrar farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico como o primeiro insumo da lista de ingredientes, com certeza, segundo a nova legislação da ANVISA, esse produto não pode ser considerado integral.

3 - Analise a tabela nutricional

Os alimentos integrais possuem muitos benefícios para a saúde. Se destacam, principalmente, pelo alto teor de fibras. Elas são carboidratos não digeríveis encontrados em vegetais, que possuem ações favoráveis para o intestino, assim como no combate e prevenção de doenças.
Por isso, é muito importante sempre verificar a quantidade de fibras que aparece na tabela nutricional do produto, pois, se ele é integral, deve conter fibras!

Produtos Da Magrinha: Alimento Integral de verdade!

Os produtos Da Magrinha são feitos com carinho pensando no seu bem-estar. Entre as vantagens do uso dos nossos produtos estão:

  • Sendo Integrais de verdade, possuem o Selo Internacional Whole Grain, dado somente para produtos certificados.
  • Todas as linhas possuem 7 grãos nobres: aveia, arroz, chia, semente de girassol, gergelim, linhaça e quinoa.
  • A Da Magrinha possui embalagens Stand Up Pouch com Zip Abre e Fecha, ou seja, embalagens inteligentes que facilitam o seu dia a dia.

Bateu a curiosidade? A Da Magrinha possui várias linhas de produtos para uma alimentação saudável, tais como:

Agora que você já sabe tudo sobre como diferenciar aquele produto integral de verdade, recomendamos que dê uma olhada aqui no nosso Blog! Temos muitas receitas saudáveis e práticas com alimentos 100% integrais, tudo pensando na sua saúde!

Últimas do blog

Card image cap
A importância dos cereais integrais

Uma alimentação equilibrada, estando associada à prática de atividades f...

Card image cap
Câncer de mama e alimentação: 10 alimentos para incluir no seu dia a dia!

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, afetando cerca de uma em cada oito m...

Card image cap
Receitas saudáveis para o Natal e Ano Novo

Vai chegando essa época do ano em que aproveitamos para dar um pausa na rotina e comemorar o...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube