Blog

Vantagens da Quinoa - Uma Delícia Saudável de Milênios

09/01/2019

Você já ouviu falar sobre a quinoa? Hoje viemos trazer curiosidades, receitas, benefícios e muito mais sobre essa delícia milenar que é cultivada para consumo humano há mais de 3.500 anos!

O que é quinoa? Quais são seus benefícios?

Significando “grão materno” no idioma dos incas, a quinoa é um grão essencial para quem quer emagrecer de forma rápida e com uma alimentação saudável.

Ser rico em proteína, ferro, fibra, magnésio e manganês são só alguns dos inúmeros benefícios da quinoa, que além de não conter glúten, é considerado o grão mais completo do reino vegetal.

Os benefícios da quinoa podem ajudar também a reduzir as altas taxas de colesterol, previne doenças cardiovasculares, alivia os sintomas da TPM, combate a anemia e é muito fácil de incluir em sua alimentação diária.

Para que serve a quinoa e seus tipos?

Há três tipos de quinoa disponíveis no mercado: a branca, a preta e a vermelha. A quinoa branca é a mais conhecida entre as pessoas e a que menos contém carboidratos e calorias dentre as três. Em relação à quinoa vermelha, tem o dobro de fibras, melhorando a qualidade do sistema digestivo. Ela pode substituir o arroz e servir de base para os mais variados tipos de salada.

A quinoa vermelha é bem parecida com a branca. Além de ser muito nutritiva, é o tipo que contém menos gorduras e é rica em hidratos de carbono, trazendo mais energia e resistência. Seu tempo de cozimento deve ser maior, ao mesmo tempo que seu sabor será bem mais intenso do que a quinoa branca. Além de “casar” com salada como a quinoa branca, fica ótima também com frutas e frutos secos.

A quinoa preta nasceu de um cruzamento entre o espinafre e a quinoa. Tem os mesmos nutrientes e características, porém conta com a presença de lítio, um excelente componente para regularizar o estresse. A espécie é considerada um tranquilizante natural. Seu tempo de cozimento tem que ser ainda maior do que as outras duas espécies e, ainda que bem cozida, sua textura ainda será crocante, como a de um grão. Fica saborosa em pratos com aveia cremosa, pois a cremosidade entrará em contraste com a sua crocância.

Quais os tipos de quinoa existentes no mercado?

Esse grão cheio de benefícios para nossa saúde é considerado um melhor amigo para quem quer perder peso com uma alimentação saudável e pode ser consumido de três formas diferentes: farinha, flocos e grãos.

O uso da farinha de quinoa serve para fazer bolos, pães, tortas e outros alimentos gostosos. Os quitutes ficarão muito mais saudáveis, nutritivos e irão saciar sua fome.

Com a quinoa em grãos, você pode complementar sua salada ou até mesmo substituir grãos tradicionais, como o arroz branco ou o feijão. Mas lembre-se para consumir grãos de quinoa é preciso cozinhá-los antes do consumo.

A quinoa em flocos é perfeita para fazer mingau, comer com fruta, misturar ao iogurte, bater com leite ou até mesmo com suco natural.

Aqui na Da Magrinha vocês encontram essas três formas de consumo juntamente com outros produtos incríveis para uma dieta saudável e tudo 100% integral! Oferecemos produtos para uma alimentação saudável de qualidade, pois cada um deles é 100% integral e quando dizemos que um produto é 100% integral, é porque ele é integral de verdade, pois carregamos com orgulho o selo internacional Whole Grain, dado somente quando os produtos são verdadeiramente integrais. Todas nossas linhas possuem 7 grãos: Aveia, Arroz, Chia, Centeio, Gergelim, Linhaça e Quinoa, distribuídos das mais diversas formas, desde complementos alimentares para o dia a dia até snacks na hora que bate aquela fominha básica. Além disso, nossas embalagens são super práticas, no modelo Stand Up Pouch com Zip Lock, um método inteligente e facilitador para o dia a dia.

Curiosidades sobre a quinoa

Listamos aqui alguns mitos e algumas verdades sobre esse grão tão benéfico que garante uma alimentação saudável para quem o consome.

A quinoa é 100% integral: A quinoa é integral de verdade e o grão é considerado o mais completo do reino vegetal por seus inúmeros benefícios.

A quinoa ajuda a melhorar a memória: Esse grão milenar contém ômega 3, uma gordura do bem que estimula a melhora da nossa memória, além de neutralizar o estresse e melhorar as habilidades motoras.

●A quinoa colabora para nosso sistema nervoso: Na quinoa estão presentes vitaminas do complexo B, que são as mais importantes para o funcionamento do sistema nervoso, além de ajudar no combate à falta de energia, fraqueza e até mesmo depressão.

A quinoa é boa para nossa imunidade: Todos sabem que uma alimentação saudável ajuda a deixar nossa imunidade forte e os benefícios da quinoa são ótimos para isso.

A quinoa ajuda a saciar a fome: Por conta de seus ricos nutrientes, a quinoa é um alimento que sacia a fome por mais tempo e por isso muitos incluem seu uso em uma dieta.

Receitas com quinoa

Agora que vocês já sabem os três tipos existentes e que oferecemos todos eles aqui na Da Magrinha, chegou a parte mais gostosa do texto: hora das receitas! Lógico que as receitas ficarão ainda mais gostosas usando os produtos Da Magrinha junto com os incríveis benefícios da quinoa.

Muffin proteico e funcional de quinoa com frango Da Magrinha

Ingredientes:
●2 ovos
●1 xícara (chá) de frango cozido, temperado e desfiado;
●½ xícara (chá) de Quinoa Real em Grãos 100% Integral Da Magrinha cozida;
●½ xícara (chá) de Farinha de Quinoa Real 100% Integral Da Magrinha;
●¼ xícara (chá) de cebolinha picada;
●1 colher (café) de bicarbonato de sódio ;
●1 colher (café) de sal.

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e coloque em forminhas. Asse em forno preaquecido a 180 graus por 15 minutos. Depois é só servir.

Cookies de quinoa Da Magrinha

Ingredientes:
●2 xícaras de chá de Farinha de Trigo 100% Integral Da Magrinha;
●1/2 xícara de chá de Quinoa Real em Flocos 100% Integral Da Magrinha;
●1 xícara de chá de Mel Silvestre 100% Integral Da Magrinha
●4 colheres de sopa de oleo de coco;
●1 colher de chá de fermento químico;
●1 ovo inteiro;
●100 g de chocolate 70% cacau.

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes com a ajuda das mãos, menos o chocolate, até formar uma massa homogênea. Faça pequenas bolinhas com a massa e disponha em uma forma untada com manteiga. Um pouco antes de colocar no forno, achate as bolinhas com os dedos formando cookies e decore com as gotas de chocolate amargo. Asse em forno pré-aquecido a 180°c por cerca de 15 minutos.

Torta de quinoa com brócolis Da Magrinha

Ingredientes para massa:
●1 e 1/2 xícara de chá de Farinha de Quinoa Real 100% Integral Da Magrinha;
●5 colheres de sopa de água gelada;
●3 colheres de sopa de oleo de coco
●1/2 colher de café de sal.

Ingredientes para o recheio:
●1 ovo;
●4 xícaras de chá de brócolis cozido no vapor;
●300 g de ricota fresca;
●1/2 cebola ralada;
●1/2 copo de leite desnatado;
●Sal, pimenta do reino e orégano a gosto.

Modo de preparo: Misture a farinha, o oleo de coco e o sal em uma tigela funda. Adicione a água, amassando com os dedos até formar uma massa homogênea. Faça uma bola, envolva em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos para endurecer. Quando der o tempo, retire a massa da geladeira e forre o fundo e as laterais de uma forma redonda untada com a massa e reserve. Para o recheio, bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque sobre a massa e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por meia hora.

Esperamos que esse texto tenha esclarecido ainda mais para vocês sobre esse grão incrível que é a quinoa. Quer ler mais artigos semelhantes e receitas incríveis? Continue acompanhando nosso blog, siga-nos em nossas redes sociais e visite a página de produtos para conhecer mais sobre o que temos a oferecer!

Últimas do blog

Card image cap
5 motivos porque os nutris amam a Da Magrinha

Para comemorar o dia desse profissional tão importante na conquista e manutençã...

Card image cap
4 alimentos que você pode substituir por uma versão integral

Durante o nosso dia consumimos diversas fontes de carboidratos como pães, biscoitos, bolos, a...

Card image cap
Veja dicas para amenizar a TPM com uma boa alimentação

A Tensão Pré-Menstrual, ou mais conhecida por TPM, é um problema que atinge cer...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube