Blog

Quais as vantagens do açúcar mascavo?

08/04/2020

O açúcar mascavo é um dos açúcares menos refinados disponíveis no mercado. Mas será que você sabe quais são as vantagens do seu consumo? Hoje a Da Magrinha vem te mostrar algumas curiosidades a respeito dessa fonte de doçura tão única e especial!

Como o açúcar mascavo é produzido?

O açúcar mascavo é feito a partir da extração do suco da cana de açúcar, cozinhando a mistura para evaporar o máximo de líquido e depois resfriando-o para formar cristais de açúcar.

Parte do líquido (melado) criado durante o cozimento permanece no produto final, resultando em um açúcar escuro, úmido e com textura arenosa.
O alto teor de melado também confere ao açúcar um sabor complexo - com notas de caramelo e um sabor ligeiramente amargo.

Algumas empresas que produzem o açúcar mascavo removem uma pequena quantidade de melado para criar também uma variedade leve desse tipo de açúcar.
O açúcar mascavo é freqüentemente chamado de açúcar artesanal, já que os métodos de produção são relativamente pouco tecnológicos e trabalhosos. 

Qual a diferença entre o açúcar mascavo e o açúcar branco?

De acordo com os rótulos nutricionais do açúcar mascavo, ele possui o mesmo número de calorias que o açúcar comum - cerca de 4 calorias por grama - mas também fornece minerais como magnésio, potássio, cálcio e ferro devido ao seu teor de melaço.

Embora esses minerais e antioxidantes tornem o açúcar mascavo mais nutritivo que o açúcar branco refinado - que nada mais é do que calorias -, ele ainda é um açúcar e deve ter o seu consumo limitado para que haja uma saúde equilibrada.

Alguns cuidados

A ingestão excessiva de açúcares tem sido associada ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como obesidade, alterações cardiovasculares, colesterol e triglicérides elevados em conjunto com baixo nível de HDL e diabetes.
De acordo com Pirâmide Alimentar Brasileira (Ministério da Saúde) é recomendado até 25 gramas de açúcar (1 porção) por dia.
No entanto, alguns pesquisadores argumentam que, como muitas pessoas consomem açúcar branco em grandes quantidades, substituí-lo por um açúcar mascavo natural tende a melhorar o conteúdo de nutrientes de sua dieta cotidiana.

Por isso, A Da Magrinha utiliza apenas açúcares não refinados em suas receitas - dentre eles o açúcar mascavo. E você sabia que a gente comercializa ele separadamente para te ajudar a criar as melhores receitas?

Falando em receita, que tal um bolo de iogurte com especiarias?

RECEITA: BOLO DE IOGURTE E ESPECIARIAS

Modo de preparo: Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes líquidos e o açúcar mascavo Da Magrinha e bata por cerca de 2-3 minutos. Em um tigela, coloque todos os ingredientes secos e acrescente a mistura. Asse o bolo em forma untada em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30-40 minutos.

Últimas do blog

Card image cap
Rotina de exercício: como se alimentar?

Muitas vezes nos matriculamos na academia, na assessoria de corrida, no treino funcional, nas artes...

Card image cap
Dia do Biscoito: Na Da Magrinha opção é o que não falta!

Todo dia 20 de julho é dedicado ao biscoito: receita que com certeza esteja presente em algum...

Card image cap
Por que introduzir alimentos integrais na rotina das crianças

Todos já ouvimos que grãos integrais são bons para nós (adultos), mas o...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube