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Para que serve a linhaça? Saiba mais sobre seus benefícios!

11/09/2018

Você já ouviu falar sobre a linhaça? Essa semente incrível e cheia de benefícios pode estar presente nas mais diversas refeições.
Hoje vamos falar sobre essa semente que vem ganhando espaço nos mercados, além de estar cada vez mais presente nas refeições mais saudáveis!
O que é linhaça?
Linhaça nada mais é do que uma semente provinda do linho, muito utilizado lá no Egito Antigo, seja para confecção de tecidos ou para fabricação de cordas.
Além de muito saborosa, essa semente possui uma série de nutrientes benéficos ao corpo. Dentre as inúmeras vantagens de seu consumo, podemos citar inclusive a prevenção de algumas doenças.

Ela possui muitos nutrientes?
Pode apostar que sim! Os diversos nutrientes presentes na linhaça ajudam a controlar o colesterol e triglicérides, além de contribuir no combate à doenças cardiovasculares. Dentre essa gama de nutrientes presentes na semente, podemos citar:
Ômega 3 e 6 - Que ajudam na diminuição do colesterol ruim e aumentam a capacidade de aprendizagem e memória;
Fibras - Contribuindo na redução do apetite, melhorando as dietas;
Proteínas - Estimulando a produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores e anticorpos;
Minerais - Regulando as reações das enzimas e atuando na manutenção dos ossos do corpo;
Vitamina C - Melhorando a pele e estimulando o sistema imunológico, servindo como um “antigripal”;
Vitamina E - Diminuindo os danos provocados pelos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce e melhorando a aparência da pele e cabelos;
Complexo B - Com uma série de vantagens, dentre elas, combate ao cansaço e a anemia.


Mas afinal, para que serve a linhaça?

A linhaça é um alimento funcional, em outras palavras, seu consumo promove benefícios para a saúde e evita algumas doenças. Ela pode ser consumida in natura ou acompanhada de frutas e/ou iogurte. Elas podem ser adicionadas em saladas, sopas e massas de biscoitos, bolos, pães, etc.

Pode estar presente no café da manhã, no almoço e até na janta. Tudo vai depender de suas refeições, mas quase sempre dá pra encaixar a semente de linhaça.

Como e por que consumir a semente?
Os grãos de linhaça possuem uma casca feita de celulose, dificultando a digestão. Tendo isso em mente, o ideal é consumi-la triturada. É uma ótima opção para ser acrescentada em sucos, iogurtes, vitaminas, saladas ou frutas.
Outro ponto muito bacana na semente de linhaça é o fato da mesma poder substituir ovos. Isso mesmo, ovos! O motivo está em suas fibras solúveis, que em contato com líquidos, forma uma espécie de “gel”. Uma ótima alternativa nutritiva para substituir em receitas de bolos, tortas, panquecas etc.
O ideal é consumir no máximo 10g do alimento em sua rotina diária. A semente de linhaça ajuda a emagrecer, previne doenças cardiovasculares, substitui outros alimentos, deixa suas refeições mais nutritivas e saborosas, além de ser uma fonte de magnésio, que ajuda a controlar a diabetes.
Vale lembrar que além das sementes, há também o óleo de linhaça, cujo abordaremos a seguir:

Óleo de Linhaça - O que é e como consumir?
Agora que você conferiu um pouco para que serve a linhaça, vamos falar um pouco sobre o óleo produzido à partir dela.
O óleo de linhaça consiste em uma gordura extraída da semente. De modo geral, ele é muito utilizado para temperar saladas ou na preparação de pratos, além de estar presente em muitas dietas, visto que acelera o metabolismo, ajudando a emagrecer.
A depender da receita, o óleo de linhaça pode substituir o azeite e outras gorduras. Pode ser também consumido como suplemento alimentar, em forma de cápsulas.

Óleo de Linhaça como produto de beleza
Pois é, além de seu uso como um “up” em suas refeições, o óleo de linhaça serve também como produto de beleza. Muitas pessoas acrescentam algumas gotas do produto em shampoos e condicionadores, pois o mesmo reduz frizz, promove nutrição, além dar força, brilho e maciez!
Por conta do Ômega 3 presente no óleo, o mesmo também contribui para pele, evitando rugas e deixando-a mais viçosa.
Vale lembrar: Apesar de ser uma boa alternativa, consulte um médico nutrólogo para seu uso, além disso, evite utilizar na raíz do cabelo (pois pode deixá-la oleosa).

Quais são os tipos de linhaça?
Você já viu para que serve a linhaça, já sabe como consumi-la e até conferiu um pouco sobre seu óleo. Agora vamos falar dos dois tipos de linhaça: a linhaça marrom e a linhaça dourada! Mas e aí, qual a diferença entre linhaça marrom e linhaça dourada?
A linhaça marrom é uma semente típica de locais com clima mediterrâneo, sendo muito encontrada em solo brasileiro. Possui um sabor mais forte e amargo do que a linhaça dourada, além de uma casca mais grossa.
A linhaça dourada é mais encontrada em locais de clima frio, possuindo um sabor mais suave e uma casca mais fina.
Em valores nutricionais, ambas são bem parecidas, no entanto, em valores comerciais, a linhaça dourada acaba sendo mais cara, justamente por ser importada.

E a Farinha de Linhaça?
Com a farinha de linhaça, você consegue absorver melhor tudo o que ela oferece, principalmente por ser mais prática para as receitas e por conta da sua casca, que acaba dificultando um pouco que o nosso organismo absorva melhor os nutrientes.
Por mais que a semente esteja triturada, a farinha também é fonte de nutrientes e te ajudará a manter o peso equilibrado se esse for o seu objetivo! Assim como a semente inteira, você encontra a farinha de linhaça marrom e farinha de linhaça dourada.
A escolha entre farinha de linhaça ou semente de linhaça depende da forma como você prefere consumir, mas se vale como dica, aproveite a sementinha inteira e triture ela em casa! Dessa forma, você fica longe de farinhas industrializadas. Para triturar, é só colocar no liquidificador e utilizar a opção “pulsar”. Prontinho, agora é só armazenar num recipiente bem fechado e manter na geladeira, você aproveita o melhor da linhaça e ainda mantém sua alimentação saudável.

Contraindicações do alimento
Como já vimos, a linhaça é sem dúvida um alimento muito nutritivo e saboroso, no entanto, existem algumas contra indicações básicas a serem levadas em consideração.
Crianças de até 6 meses e pessoas com esclerose sistêmica não devem ingerir o alimento. Vale lembrar que antes de colocá-la em suas refeições, é muito recomendado procurar um médico e nutricionista, para consumir as quantidades certas e ter certeza de que não possui alergia ao alimento.


10 Vantagens da Linhaça
Lá em cima, mencionamos um pouco sobre o motivos para consumo da linhaça. Agora, vamos falar um pouco melhor sobre as 10 vantagens presentes:
1.Nutrientes: Com ômega 3 e 6, fibras, vitaminas, proteínas e muito mais, a linhaça é rica em nutrientes que contribuem em diversas questões de seu corpo;
2.Ajuda a emagrecer: Diminuindo a liberação de glicose, evitando picos de glicemia, acumulando assim menos gordura no corpo e aumentando a sensação de saciedade;
3.Controlar diabetes: Pelos mesmos motivos do tópico anterior, a semente de linhaça ajuda a controlar a diabetes;
4.Substitui alimentos: A semente misturada em água pode substituir ovos, assim como seu óleo pode substituir azeite e outras gorduras, tornando suas refeições mais saudáveis;
5.Combate doenças cardiovasculares: Por conta de sua riqueza em ácidos graxos, que controlam o colesterol e a triglicérides, ajudando no combate a doenças do coração;
6.Fortalece o sistema imunológico: Devido a grande quantidade de vitaminas presentes na semente;
7.Ajuda as mulheres: Com componentes que aliviam os sintomas da tensão pré-menstrual e auxiliam na prevenção do câncer de mama. Conta também com lignana, um componente que “substitui” o estrogênio, reduzindo as reações no período da menopausa;
8.Beleza: Como dito anteriormente, o óleo de linhaça pode ser utilizado como “produto de beleza”, ajudando a deixar os cabelos mais fortes, nutridos, brilhantes e macios, além de contribuir na prevenção de rugas na pele;
9.Vai bem em qualquer refeição: A linhaça se encaixa bem em praticamente qualquer refeição. Seja em iogurtes no café da manhã, sucos no almoço ou saladas no jantar, tanto a semente quanto seu óleo podem estar presentes em qualquer período do dia;
10.Complemento: A linhaça serve também como um “complemento”, em receitas onde há, por exemplo, o uso de granola, onde a semente de linhaça pode ser adicionada para auxiliar no sabor e valor nutritivo.
 

E essa é a linhaça! Uma semente incrível que só tem a acrescentar em suas refeições. 
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