Blog

O poder da carne de soja

22/03/2019

Você conhece o poder nutricional da soja? O grão é conhecido pelos vegetarianos e veganos por não consumirem carne, leite e seus derivados, bem como optarem por ela via efeito de substituição protéica. Mas ela pode ser uma aliada em todos os tipos de alimentação, trazendo diversos benefícios para a saúde humana.

Para entenderem melhor, contaremos um pouco sobre o que é, seus proveitos e algumas receitas.

A soja

A soja é uma leguminosa única, versátil, que pode tanto ser consumida na forma in natura, como processada e transformada em outros produtos prontos para o consumo, ou em ingredientes da indústria como:

- Farinha de soja integral;
- Kinako (farinha da torra direta dos grãos);
- Extrato de soja (Leite de Soja);
- Óleo de soja bruto;
- Floco de soja desengordurado;
- Produtos fermentados de soja (shoyo, missô, tempeh).

O plantio do grão na agricultura brasileira foi introduzido na década de 1960, e em 1966 a produção comercial da soja já era uma necessidade estratégica, sendo colhida cerca de 500 mil toneladas anualmente. Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor, ficando atrás somente dos Estados Unidos, o que lhe coloca também como o segundo maior exportador do grão, do óleo e do farelo.

Benefícios da soja

A soja proporciona diversos benefícios para a saúde. O grão auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim, o LDL, e ajuda a elevar os níveis de HDL, o colesterol bom. O alimento também possui isoflavonas – substâncias que ajudam a atenuar os efeitos da menopausa e evitam a perda da massa óssea.
Na proteína da soja, os peptídeos bioativos têm função relacionada à redução do risco de doenças crônicas, como diabetes mellitus – tipo 2 –, doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, hipertensão arterial, ganho de peso e obesidade. A soja é um alimento com alta densidade nutritiva, rica em proteínas de elevada qualidade e capaz de suprir as necessidades proteicas em todas as fases da vida.

Hidratação da soja

Para podermos utilizar este grão, é necessário hidratar a proteína antes do seu preparo. Esse processo serve para o tipo texturizada ou em pedaços.

A cada 1 xícara de chá de proteína vegetal seca, use 2 xícaras de chá para a hidratação. Numa tigela, cubra a proteína vegetal com água quente e acrescente suco de pelo menos meio limão, deixe agir por 30 minutos.

Caso acrescente soja é imprescindível somar sumo de limão. O caldo do limão ajuda na remoção do odor característico da proteína vegetal.

Em seguida, escorra a soja com o auxílio de uma peneira, e retire o restante da água espremendo-a com a mão. Lembre-se de deixá-la levemente úmida.

Separamos ainda, algumas receitas para que vocês possam aproveitar o máximo desse alimento!

Receitas

Quibe de soja ao forno

Ingredientes:

Modo de preparo: Ponha a soja e o trigo em recipientes separados e cubra-os com água. Deixe de molho por 30 minutos. Retire o líquido passando, separadamente, o trigo e a soja pela peneira. Numa vasilha grande misture os ingredientes, exceto o queijo ralado. Disponha o quibe num refratário médio untado com azeite e, por cima, polvilhe o queijo. Leve ao forno por 15 minutos ou até dourar ligeiramente. Sirva em seguida.

Hambúrguer de soja caseiro

Ingredientes:

Modo de preparo: Hidrate a proteína em um recipiente cobrindo-a com água, e deixe-a descansando por 30 minutos. Em outro recipiente coloque os demais ingredientes e misture. Quando a soja estiver hidratada adicione-a ao novo recipiente e misture até ficar consistente. Forme os hambúrgueres e guarde na geladeira. Quando assar use azeite de oliva extravirgem.

Escondidinho de proteína de soja

Ingredientes

Creme de mandioca:

  • 400g de mandioca ou 3 xícaras de chá de mandioca cozida e amassada;
  • 1/2 xícara de chá de Aveia em Flocos Finos 100% Integral Da Magrinha ;
  • 2 e 1/2 xícaras de chá de água;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 1/2 xícara de chá de cebola picada.

Recheio:

  • 3 dentes de alho picados;
  • 1/2 xícara de chá de cebola picada;
  • 1 e 1/2 xícara de chá de Proteína Texturizada de Soja Média Clara 100% Integral Da Magrinha ;
  • 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre;
  • 1 colher de chá de orégano (opcional);
  • 1 pitada de cominho (opcional);
  • 2 colheres de sopa de molho ou extrato de tomate (se quiser seu recheio mais molhado, adicione mais molho a gosto);
  • Azeitonas picadas a gosto;
  • 1/2 xícara de chá de cheiro verde picado.


Modo de preparo: Antes de tudo, cozinhe a mandioca. Coloque os pedaços descascados em uma panela de pressão, cubra com 3 dedos de água e leve para cozinhar em fogo médio. Assim que pegar pressão, cozinhe por mais 10 minutos ou até a mandioca ficar macia. Em uma panela, ainda em fogo médio, com um fio de óleo refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Em seguida, acrescente a proteína de soja hidratada e escorrida, o suco de limão e o sal a gosto, deixo-os refogando por mais 5 minutos. Adicione temperos de sua preferência e misture, todavia, sugestionamos o orégano e cominho. Inclua as azeitonas picadas, o molho de tomate e o cheiro verde e mexa novamente. Logo após, desligue o fogo. Em um liquidificador, coloque a aveia e a água e os deixe descansando por 30 minutos. Bata até ficar uniforme (por cerca de 15 segundos) e adicione o sal, a mandioca cozida e amassada, para obter um creme uniforme. Caso fique difícil devido à consistência, ajude no processo com uma colher. Coloque um fio de óleo na panela em fogo médio e refogue o alho e a cebola até ficarem dourados. Adicione o creme do liquidificador e cozinhe por cerca de 10 minutos, mexendo sempre que possível. Experimente! Caso sinta necessidade adicione mais sal. Esquente o recheio, coloque-o em uma vasilha e cubra com o creme de mandioca. Posteriormente, salpiquei alho torrado para servir.

Últimas do blog

Card image cap
Receitas saudáveis para o Natal e Ano Novo

Vai chegando essa época do ano em que aproveitamos para dar um pausa na rotina e comemorar o...

Card image cap
Conheça os benefícios do mel

O mel é um produto natural produzido pelas abelhas a partir do néctar retirado das flo...

Card image cap
Chia, a semente da vez!

Salvia hispânica, nome cientifico da chia, nativa da Guatemala e das regiões centrais d...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube