Blog

Gergelim e seus benefícios no nosso dia a dia

10/12/2018

Vamos falar hoje sobre o gergelim, seus benefícios, receitinhas e muito mais sobre essa sementinha que muitos já viram e usam, mas poucos a conhecem a fundo. Sabe aquelas sementinhas que ficam em cima de pães, sushis e outros alimentos? Sim, ela é o gergelim! Então, se quiser saber mais, continue lendo o texto e descubra mais sobre essa sementinha, que além de gostosa é super nutritiva e amiga de uma alimentação saudável!

Quais são as vantagens do gergelim?

Você diria que uma sementinha tão pequena está cheia de nutrientes benéficos para nossa saúde? E quando digo cheia, não é exagero não. Só em uma sementinha são encontrados cálcio, ferro, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco, fibra, tiamina, vitamina B6, folato, proteína e triptofano. Ufa! É coisa demais, não acham? Mas, para que serve o gergelim?

Além de todos esses nutrientes, essa simples sementinha mantém a pressão sob controle, ajuda a emagrecer, é um super remédio para quem tem diabetes, auxilia no combate à anemia e muito mais.

Além de ajudar fisicamente o corpo humano, os benefícios do gergelim também ajudam mentalmente, pois tem um poder calmante natural e que ajuda a combater a ansiedade carregada dentro de si.

Como consumir o gergelim?

Agora que você já sabe para que serve o gergelim, vai ficar ainda mais surpresa em saber como seu consumo é surpreendentemente fácil no nosso dia a dia. Há muitas formas de comer gergelim e você pode utilizá-lo em inúmeras receitas, desde pães, saladas, comida japonesa, biscoitos, molhos ou, até mesmo, batendo ao menos 30g dessa sementinha em um suco no liquidificador. E claro, o gergelim mais gostoso que você vai encontrar é o Gergelim Branco Natural 100% Integral Da Magrinha e, além dele, você encontra outros produtos deliciosos para que sua alimentação saudável fique ainda mais saborosa e tudo 100% integral! Oferecemos produtos para uma alimentação saudável, balanceada e de qualidade, onde cada um deles é 100% integral e quando dizemos que um produto é 100% integral, é porque ele é integral de verdade, pois carregamos com orgulho o selo internacional Whole Grain, dado somente quando os produtos são verdadeiramente integrais. Todas nossas linhas possuem 7 grãos: Aveia, Arroz, Chia, Centeio, Gergelim, Linhaça e Quinoa, distribuídos das mais diversas formas, desde complementos alimentares para o dia a dia até snacks na hora que bate aquela fominha básica. Ah, e nossas embalagens são trabalhadas no modelo Stand Up Pouch com Zip Lock, um método inteligente e muito mais fácil para o dia a dia.

Além da sementinha, você também pode incluir no seu dia a dia o óleo de gergelim, que se torna uma boa alternativa para substituir o azeite ou outros óleos que são utilizados na cozinha, e tahine, uma pasta de gergelim que pode ser utilizada para fazer molhos para saladas. Algo muda? Não, pois os nutrientes, qualidade e benefícios do gergelim permanecem.

Há contraindicações do gergelim?

Apesar de seus benefícios, seu consumo deve ser moderado, com cerca de 10g a 30g por dia. Quando utilizado em excesso, pode causar dores no estômago ou no cólon, sendo contraindicado para pacientes que possuem colite, e também podem causar algumas irritações na sua pele, ocasionando vermelhidão e coceira.

Sabemos que o gergelim ajuda sim a emagrecer por conta de seus nutrientes, mas em excesso ele vai se tornar um inimigo e você poderá ganhar peso facilmente, mas não por conta das calorias presentes e sim por causa do alto nível de ácidos graxos.

Receitas com gergelim

Você já leu como comer o gergelim, para que serve o gergelim, os benefícios do gergelim e tudo do gergelim, essa sementinha tão boa para saúde, e agora chegou a hora boa do texto: receitas! Ah, mas promete uma coisa? Todas as receitas que você fizer aqui, use o Gergelim Branco Natural 100% Integral Da Magrinha. As receitas ficarão ainda mais deliciosas!

Puffs de parmesão com cebola e gergelim Da Magrinha

Ingredientes:

  • 1 cebola;
  • 1 colher (sopa) de mostarda dijon;
  • 10 fatias de pão de miga;
  • ½ xícara de maionese;
  • ¼ xícara de Gergelim Branco Natural 100% Integral Da Magrinha;
  • 1 xícara de parmesão grana padano ralado;

Modo de preparo: Descasque e corte a cebola em cubos grandes e passe no processador, triturando bem. Em seguida, coloque a cebola triturada em um pano grosso de cozinha bem limpo. Esprema bastante para eliminar a maior quantidade possível de líquido da cebola triturada.
Em uma tigela, misture a maionese, a mostarda Dijon e o parmesão (reserve 2 colheres de sopa do parmesão para gratinar no final). Misture bem a cebola triturada e drenada e o creme de maionese, mostarda e parmesão. Leve à geladeira por pelo menos 10 minutos. Enquanto a mistura acima esfria na geladeira, preaqueça o forno a 195ºC e corte o pão de miga, usando um cortador de biscoitos no formato de sua preferência. Retire a mistura de cebola, maionese, mostarda e parmesão da geladeira e com uma colher, disponha uma quantidade generosa da mistura sobre o pão de miga cortado. O ideal é que se formem montinhos. Unte uma assadeira com azeite e espalhe os Puffs, mantendo uma distância de 3 centímetros aproximadamente entre eles. Polvilhe parmesão e Gergelim Branco Natural 100% Integral Da Magrinha sobre cada um deles individualmente. Leve ao forno preaquecido de 4 a 7 minutos. O importante aqui é que o pão fique levemente torrado, dourado e crocante, e, ao mesmo tempo, que o recheio seja gratinado. Se o forno no qual estiver preparando o Puff tiver a função gratinar, após 2 minutos de forno diminuir a temperatura para 175ºC e ligar o gratinador para favorecer a combinação pãozinho crocante e recheio cremoso gratinado. Sirva imediatamente após retirar do forno.

Sunomono, salada de pepino agridoce Da Magrinha

Ingredientes:

  • 1 pepino japonês grande cortado em fatias bem finas;
  • 1 colher de sopa de sal marinho ou himalaia;
  • 3 colheres de sopa de vinagre de arroz;
  • 2 colheres de sopa de açúcar (não use refinado);
  • 2 colheres de sopa de Gergelim Branco Natural 100% Integral Da Magrinha;
  • Sal e pimenta do reino para finalizar.

Modo de preparo: Prepare todos os ingredientes. Lave bem e seque o pepino. Você vai precisar de um cortador para fatiar os pepinos bem fininhos. Se você não tiver um, corte com a faca mesmo. Use o que você preferir. Toste as sementes de Gergelim Branco Natural 100% Integral Da Magrinha rapidamente na frigideira para deixar esfriar até o momento de servir a salada. Tostar na frigideira é opcional. Prepare o molho agridoce para que o mesmo esteja frio quando for utilizado para temperar os pepinos. Em uma panelinha pequena coloque o açúcar, misture o vinagre e ligue o fogo baixo. Deixe aquecer até que o açúcar derreta com o calor do fogo e se misture ao vinagre. O molho estará pronto quando todo o açúcar tiver dissolvido. Desligue o fogo e remova o molho da panela colocando em um recipiente aberto para esfriar enquanto prepara o restante da receita. Corte os pepinos em lâminas bem finas em um prato fundo grande o suficiente para a quantidade de pepinos que você vai fazer. Coloque o sal e misture bem. Os pepinos vão desidratar, liberando muita água. Disponha as fatias de pepino em um escorredor grande, coloque um prato embaixo para escorrer o líquido e deixe descansar por 15 minutos. Passado os 15 minutos, enxágue os pepinos em água corrente para retirar o excesso de sal e esprema bem com as mãos para retirar todo o excesso de água que ainda sobrou. Seque com um papel toalha para deixar os pepinos mais sequinhos antes de colocar os temperos. Coloque os pepinos em uma saladeira grande e funda, adicione o molho de vinagre e, se desejar, coloque umas gotinhas de óleo de gergelim. Isto é opcional, use se quiser. Finalize a salada com o Gergelim Branco Natural 100% Integral Da Magrinha que foi previamente tostado. Se quiser utilizar pimenta do reino, coloque no final. Sirva em seguida.

Esperamos que todas suas dúvidas sobre o gergelim e seus benefícios tenham sido sanadas. Para seguir lendo artigos semelhantes com dicas e muitas receitas, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais. Visite também nossa página de produtos para conhecer mais sobre o que temos a oferecer!

Últimas do blog

Card image cap
Nuts: como introduzir oleaginosas na alimentação

O grupo das nuts - também conhecidas como oleaginosas ou castanhas, além de trazerem m...

Card image cap
Biscoitos 7 grãos, seu dia mais saudável com muito sabor!

Nada melhor do que começar o seu dia tomando um café ou chá bem fresquinho acom...

Card image cap
Receitas de marmitas saudáveis 100% integrais

Estamos vivendo uma época onde a saúde tornou-se o ponto crucial. Já comentamos...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube