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Dicas para turbinar o seu cérebro

17/07/2018

Manter uma alimentação equilibrada não traz benefícios apenas para a saúde física, mas para a mental também. Quando consumimos bons alimentos, fortalecemos o nosso corpo e colaboramos com a prevenção de uma série de doenças como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Assim como qualquer outro órgão, o cérebro também precisa de nutrientes para funcionar corretamente e fortalecer a capacidade cognitiva, a memória e até mesmo combater a depressão.
Saiba como turbinar o seu cérebro e aumentar sua capacidade de aprendizagem e concentração através da alimentação:

Cacau

Rico em ferro, fibras e magnésio, possui inúmeras substâncias químicas que tem uma reação positiva no cérebro e faz com que as pessoas tenham mais capacidade de recordar informações. Também ajuda no combate ao estresse e a depressão. Consumido, é claro, com moderação!!!

Maçã

Beber um copo de suco de maçã por dia é suficiente para ingerir todos os benefícios dessa fruta. Ela possui um poderoso antioxidante que afeta diretamente o cérebro e ajuda a combater o envelhecimento do cérebro, ajuda a evitar a doença de Parkinson e Alzheimer. Lembre-se de comer com a casca, pois é nela que se encontra a maioria dos seus principais nutrientes.

Brócolis

Fortalece as funções cognitivas melhorando a habilidade de raciocínio e aprendizagem. Possui nutrientes que têm a capacidade de potencializar a memória e preservar a boa saúde do cérebro.

Amêndoas

Possuem uma  grande quantidade de vitamina E,  ajudando a combater os efeitos do envelhecimento no cérebro. 

Abacate

Você já deve ter ouvido falar que abacate tem muita gordura, mas não deixe que isso te influencie!! As gorduras do abacate são super saudáveis, pois protege o cérebro do desgaste prematuro e ainda possui propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento e deterioração precoce da nossa saúde. 

Café

Possui duas substâncias importantes: cafeína e antioxidantes. Essas substâncias deixam o cérebro em estado de alerta, o que melhora bastante a concentração e o processo de aprendizagem. Para melhorar sua capacidade de foco, basta consumir uma xícara grande de café pela manhã.

Linhaça

A linhaça é fonte de ômega-3, um ácido graxo importantíssimo para o bom funcionamento cerebral. Além de melhorar o humor, ele catalisa nossa capacidade de aprendizagem.

Granola

É uma ótima escolha para a primeira refeição do dia de quem terá uma manhã que exige foco e alta capacidade de aprendizagem. Isso porque o cereal é rico em carboidratos de baixo índice glicêmico, que fornecem energia para o cérebro funcionar bem, e em selênio, um importante mineral que atua na capacidade de raciocínio.

Espinafre

O vegetal é uma importante fonte de nitratos, compostos que aumentam a circulação sanguínea no cérebro, melhorando sua performance. Protege contra o envelhecimento prematuro dos neurônios, evitando os efeitos degenerativos da oxidação no cérebro. O alto teor de vitamina E da folhosa verde-escura também contribui para driblar a neurodegeneração cerebral.

Soja

Além de ter ômega 3, a soja é rica em lecitina, um fosfolipídio que participa da recuperação das estruturas do sistema nervoso e da memória.

Nozes
Contém nutrientes essenciais para o funcionamento pleno do cérebro, como a vitamina E, que previne o declínio da nossa capacidade cognitiva. Também é rica em ômega3 e em antioxidantes. Seu consumo moderado e rotineiro favorece uma melhora da memória e protege o cérebro contra a ação de radicais livres.

Semente de abóbora

Com alto teor de ferro, importantissimo para o transporte adequado de oxigênio do sangue, pois sem a presença de ferro no organismo, a oxigenação do cérebro fica comprometida, afetando também a produção de neurotransmissores.Também possui níveis consideráveis de magnésio, que tem papel essencial no processo de aprendizado.

Broto de feijão

Fonte de inositol, uma vitamina do complexo B que atua diretamente no funcionamento do cérebro. Esse nutriente atua na produção de serotonina, que, entre outras funções, ajuda no estado de vigília do cérebro e nas funções intelectuais.

Sementes de chia

As sementes de chia favorecem o funcionamento dos neurônios e melhoram a atividade cerebral. É considerada a maior fonte de omega 3 que conseguimos na natureza. Previne o envelhecimento dos tecidos, mantendo suas funções intactas por mais tempo.

Peixes

Rico em fósforo, este mineral ajuda a fortalecer o cérebro, especialmente, melhorando a memória.

 

 

 

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