Blog

Como substituir os ovos em suas receitas

13/07/2018

É difícil pensar em fazer um bolo, pão ou doce que não contenha ovos na receita, e por isso, as pessoas que não podem consumir ovos seja por uma intolerância, por não gostar ou por ser vegano acabam ficando só na vontade. Mas nem tudo está perdido!!! Existem muitas substituições possíveis para dar liga na massa, emulsificar ou, até mesmo, fazê-la crescer.

Confira como substituir o ovo nas preparações:

Linhaça: A linhaça hidratada fica com uma consistência semelhante da clara de ovo e dá uma liga ótima. Também pode utilizar a farinha ou triturá-la, que tem o mesmo efeito. A substituição é bastante simples: junte 1 colher de sopa de sementes de linhaça moída com 3 colheres de sopa de água. A linhaça tem gosto semelhante ao de nozes e pode alterar levemente o gosto da receita final.

Chia: Misture uma colher de sopa de sementes de chia com 1/3 de copo de água para substituir um ovo. Deixe a mistura repousar durante 30 minutos e ela apresentará uma consistência espessa, similar à de um gel.

Banana, Maçã e Abóbora: Uma das principais funções do ovo na receita é dar liga na massa. Neste caso, o purê de banana de maçã ou de abóbora costumam ser ótimos substitutos, principalmente em receitas doces, como cookies, pães e bolos. Lembre-se, porém, que o sabor da fruta costuma ficar na massa. Nesta opção, ½ banana madura amassada, ¼ de copo de purê de maçã ou 1/3 de abóbora substituem 1 ovo.

Ágar-Ágar: Para substituir a clara do ovo ou o ovo inteiro, use ágar-ágar. Bata bem 1 colher de sopa de ágar-ágar dissolvida em 1 colher de sopa de água. Deixe descansar na geladeira por 15 minutos e bata novamente antes de adicionar à receita. Duas colheres de sopa da mistura são equivalentes a 1 clara de ovo.

Últimas do blog

Card image cap
Receitas de bebidas com sementes

O verão é, sem sombra de dúvidas, uma estação que exige muit...

Card image cap
Natal mais saudável: Dicas para ter uma ceia sem exageros!

O Natal é um daqueles momentos do ano que separamos para estarmos perto de quem tanto amamos....

Card image cap
Em 2021 eu vou: colocar a saúde em primeiro lugar!

O ano começa e é sempre um momento de rever conceitos e resultados do ano anterior par...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube