Blog

Como saber se um alimento é integral de verdade

11/01/2019

 Para fazer uma dieta baseada numa alimentação saudável, os alimentos integrais são sempre os primeiros da lista mas... como saber se eles são realmente integrais e não estão nos vendendo gato por lebre? Se você quer descobrir como saber se um alimento é integral de verdade, pode vir que esse é o tema da nossa conversa de hoje!

A dificuldade em encontrar alimento 100% Integral

Muitas vezes, o rótulo de um produto mostrar que ele é integral não significa que ele seja integral de verdade. A legislação atual não determina que um produto deva possuir um percentual mínimo de ingredientes integrais para ser considerado como tal. Dessa forma, qualquer produto que possua ao menos um ingrediente integral pode ser vendido como integral, ainda que em sua composição ele seja 99,9% não integral.

Essa ausência de rigor na nossa legislação dificulta muito a procura por alimentos 100% integrais, pois no meio do caminho as pessoas se deparam com diversos produtos não integrais sendo vendidos como se fossem. O projeto de lei nº 6797 visa exigir que alimentos considerados integrais tenham um mínimo de 50% de ingredientes integrais em sua composição, diminuindo assim a falta de transparência das empresas.

O Certificado Internacional Whole Grain

 

O Certificado Whole Grain foi criado com o intuito de facilitar a busca dos consumidores por alimentos Integrais de verdade. Ele indica a porcentagem de grãos integrais usados no produto em questão. O Selo Whole Grain 100% é dado apenas a alimentos que são integrais de verdade, sendo os mais saudáveis. Esse selo tem respaldo internacional, então se você encontrá-lo em uma embalagem, pode confiar! Todos os produtos Da Magrinha possuem o Selo Whole Grain 100%, então você pode comprar sem medo!

Dicas para saber se um alimento é integral de verdade


1 - Leia o rótulo e procure pelo Selo Whole Grain
O rótulo traz informações importantes para a identificação do produto como integral ou não.
É importante não acreditar nos dizeres “integral” ou “100% integral” na frente da embalagem se ele não vier com o Selo Whole Grain, mas sim ler as informações nutricionais e a composição. Somente dessa forma, é possível verificar se na composição há componentes integrais fundamentais para a caracterização de um produto como integral.

2 - Verifique os grãos usados na produção
A utilização de grãos na produção dos produtos não garante que eles sejam integrais, mas é um indício de que possam ser integrais. Os grãos são utilizados para aumentar o valor nutricional dos alimentos, mas o que de fato tem a característica de um produto como integral é primordialmente os tipos de farinhas utilizadas.

3 - Descubra quais farinhas foram usadas
Se na composição você encontrar farinha branca ou farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, com certeza, esse não é um produto 100% integral. A presença de farinha integral na lista de ingredientes é obrigatória para que seja integral e o ideal é que esteja na primeira posição, ou seja, em maior quantidade.

4 - Leia toda a composição
A leitura da composição é fundamental para identificar se um produto é integral ou não. Além da presença exclusiva da farinha integral ou dela em maior quantidade, outras informações indicam que um produto é integral:
● As fibras precisam estar presentes em grande quantidade, 3g ou mais a cada porção de 50g
● Não conter açúcar refinado, no máximo pode conter açúcar mascavo, mel ou edulcorantes
● Conter baixo teor de sódio, inferior a 5% do valor diário
●· Não conter muitos conservantes e aditivos químicos

5 - Saiba a consistência do pão integral
A presença de farinha integral em maior quantidade nos pães, faz com que eles fiquem um pouco mais duros e secos que os pães que possuem farinha de trigo branca na sua composição. Assim, sempre vale a pena conferir a consistência do pão integral quando não for possível ler as informações nutricionais e composição.

Produtos Da Magrinha: Alimento Integral de verdade!


 

Os produtos Da Magrinha são feitos com carinho pensando no seu bem-estar. Entre as vantagens do uso dos nossos produtos estão:
●Sendo 100% Integrais, possuem o Selo Internacional Whole Grain, dado somente para produtos integrais de verdade
●Todas as linhas possuem 7 grãos: aveia, arroz, chia, centeio, gergelim, linhaça e quinoa
●A Da Magrinha possui embalagens Stand Up Pouch com Zip Lock, ou seja, embalagens inteligentes que facilitam o dia-a-dia

Bateu a curiosidade? A Da Magrinha possui várias linhas de produtos 100% integrais para uma alimentação saudável, tais como:
- Granolas Da Magrinha, por exemplo, a Granola Guaraná 100% Integral Da Magrinha
- Snacks Da Magrinha, como o Snacks Granó Banana e Mel 100% Integral Da Magrinha
- Complementos Alimentares Da Magrinha como o Arroz 7 Grãos 100% Integral Da Magrinha
- Cookies Da Magrinha, por exemplo, os Cookies 7 Grãos Cacau e Morango 100% Integral Da Magrinha

Agora que você já sabe tudo sobre como diferenciar aquele produto 0,1% integral do alimento integral de verdade, recomendamos que dê uma olhada no nosso Blog! Temos muitas receitas saudáveis e práticas com alimentos 100% integrais, tudo pensando na sua saúde! Aproveita e dá uma olhada no nosso Facebook também!


 

Últimas do blog

Card image cap
O que comer antes de dormir?

 Chegou aquele momento da noite em que o nosso corpo e mente estão cansados de tantos af...

Card image cap
Alimentação na menopausa

Uma das maiores preocupações entre as mulheres, a menopausa tende a gerar muitas preoc...

Card image cap
Farinha de Trigo Integral Receitas

Muitas pessoas consomem a farinha de trigo branca na forma de massas, pães e bolos. Em contra...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
sac@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube