Blog

Como consumir chia

28/09/2018

Você já está aproveitando a chia em suas refeições? Já sabe como consumir chia? Conhece todos os benefícios dessa semente?
Hoje a Da Magrinha está trazendo umas dicas muito bacanas para você, que procura uma rotina com alimentação mais saudável. Vamos conferir?

O que é chia?
Essa pequena sementinha vem sendo muito consumida nos últimos anos, e não é por menos! Sendo muito recomendada por nutricionistas, a chia é um alimento muito nutritivo, sendo rica em:
●Carboidratos;
●Proteínas;
●Fibras;
●Ômega 3;
●Antioxidantes.
Tudo isso e muito mais! Porém, você ainda deve estar se perguntando “quais são as vantagens de consumir chia?” e vamos explicá-las abaixos!

5 Vantagens em consumir chia
Antes de falarmos como consumir chia, primeiro veremos algumas vantagens dessa semente, ok? Confira abaixo as 5 principais:
Ajuda a emagrecer: Aumentando a sensação de saciedade ao acrescentá-la em suas receitas.
Sem mudanças no sabor: Ao absorver água, a semente de chia cria um gel que pode ser misturado aos alimentos. Essa mistura ocasiona um aumento no volume sem modificar o sabor ou valor calórico do alimento. Legal, né?
Combate a diabetes: Por conta da alta quantidade de fibras, a chia reduz os picos de hiperglicemia, controlando também as taxas de açúcar.
Reduz o colesterol: Diminuindo a velocidade de absorção de gordura no organismo, a semente de chia contribui no combate ao colesterol ruim (LDL).
Diminui o risco de doenças cardiovasculares: Devido a alta presença de ômega 3, acaba assim por reduzir a inflamação no sistema cardiovascular, evitando então o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como por exemplo a pressão alta.

Como consumir chia
A chia, assim como outras sementes (granola, aveia, linhaça…) possui uma série de consumos que se destacam entre vitaminas, sucos, frutas, iogurtes e saladas. Você pode começar a desfrutar dessa nutritiva semente com a Chia Da Magrinha! Possuímos uma linha de produtos 100% integrais, como Granolas, Snacks, Cookies e Complementos, todos com o Selo Internacional Whole Grain que garante que os nossos produtos são integrais de verdade! E ainda contamos com uma embalagem super fácil de abrir e fechar para facilitar o consumo no dia a dia e a conservação dos nossos produtos!

Uma colher de sopa de Chia já basta para deixar suas refeições mais nutritivas. A mesma pode estar presente nas mais diversas refeições, seja no café da manhã, no almoço ou até no jantar.
Vale lembrar que também é possível consumir, além das sementes de chia, o óleo de chia! Outro complemento muito interessante para suas refeições que abordaremos abaixo:
 

Óleo de Chia - O que é e como consumir?
O óleo de chia pode ser encontrado tanto em cápsulas como em sua forma líquida natural. Traz consigo uma série de benefícios à saúde, principalmente por conta de sua riqueza em ômega-3.
Possui uma gordura boa para o organismo, pois sua atuação desempenha funções como:
●Fortalecimento do sistema imunológico;
●Melhoraria na memória e na concentração;
●Redução na inflamação do organismo;
●Prevenção de doenças cardiovasculares, como o infarto.
Para aproveitar da melhor maneira seus benefícios, o ideal é consumir de 1 à 2 comprimidos de óleo de chia diários, ou 1 colher de sopa do óleo líquido natural. No segundo caso, é possível adicioná-lo receitas saudáveis de pães, bolas, sopas e refogados.

Mitos e verdades sobre a chia

Apenas a semente é o suficiente para emagrecer: Mito! A semente de chia funciona como um complemento em suas refeições, logo, a prática de exercícios e uma dieta saudável são essenciais para quem procura emagrecer. É claro, a semente de chia ajuda bastante nesse sentido.
O consumo diário deve ser baixo: Verdade! O ideal é não consumir mais de 10g de chia por dia, cerca de 1 colher de sopa da semente, que pode ser adicionada a sucos, sopas, iogurtes e outros alimentos.
Chia faz bem à saúde: Verdade! Como dito no início da matéria, a chia é rica em nutrientes que ajudam na prevenção e combate à determinadas doenças, além de ser muito recomendada por nutricionistas em dietas.
Previne envelhecimento precoce: Verdade! A chia possui antioxidantes, que possibilitam a prevenção do envelhecimento precoce das células.

5 Receitas de chia para melhorar seu dia a dia

Mousse de Chocolate com Chia

Ingredientes
 1/2 abacate;
 1 colher de cacau em pó;
 2 pedras de gelo;
 3 tâmaras;
 1 colher de sopa de Chia Da Magrinha.

Modo de preparo
Apenas bata todos os ingredientes no liquidificador, até que fique com uma consistência de mousse. Feito isso, basta servir!

Dica Da Magrinha
Para deixar a receita ainda mais gostosa, você pode acrescentar um pouco de Granola Da Magrinha por cima!

Frutas com Chia

Ingredientes
1 banana;
5 morangos;
2 rodelas de abacaxi;
1 colher de sopa de semente de Chia Da Magrinha;
 Mel Silvestre Da Magrinha a gosto.

Modo de preparo
É bem simples, basta picar todas as frutas em fatias, misturá-las e então acrescentar a chia e o mel. Vale lembrar que as frutas ficam à sua preferência, tanto os tipos quanto as quantidades.

Dica Da Magrinha
Você pode substituir o Mel Silvetre por Calda de Agave Da Magrinha ou por Melado de Cana Da Magrinha.
 

Sopa de legumes com chia

Ingredientes
1 cenoura cortada em rodelas;
2 batatas pequenas picadas sem casca;
1 cebola ralada;
1 dente de alho amassado;
1 abobrinha ralada;
sal a gosto;
pimenta do reino a gosto;
1 colher de sopa de chia Da Magrinha.

Modo de preparo
Primeiro, doure o alho e a cebola com um fio de azeite e em seguida, adicione a abobrinha. Deixe refogar, logo após, acrescente as batatas e a cenoura.
Adicione água e, em fogo baixo, deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Finalize temperando com sal e pimenta e deixe apurar. Feito isso, basta servir com chia salpicada!

Salada com chia


Ingredientes
200g de aspargos verdes frescos;
Folhas de hortelã picadas;
Folhas de rúcula;
1/2 abobrinha refogada e fatiada;
Suco de 1 limão siciliano;
1 xícara de ervilha cozida;
azeite de oliva a gosto;
sal a gosto;
pimenta do reino a gosto;
1 colher de sopa de Chia Da Magrinha.

Modo de preparo
Comece cozinhando os aspargos em água quente, com uma pitada de sal, durante 3 minutos. Escorra e leve até uma tigela com água bem gelada (pode conter pedras de gelo) e reserve.
Em outra tigela, disponha as ervilhas, aspargos, rúcula hortelã e abobrinha, temperando com o suco de limão, azeite e demais temperos.
Por fim, basta polvilhar a chia por cima e servir!

Receita de suco com chia para emagrecer

Ingredientes
1 colher de semente de Chia Da Magrinha;
1 xícara de chá de abacaxi em cubinhos;
1 cenoura pequena picada;
250 ml de suco de laranja;
3 folhas de hortelã;
4 cubos de gelo.

Modo de preparo
Outra receita bem simples, afinal, basta levar todos os ingredientes no liquidificador e batê-los. Recomendamos não peneirar a chia para aproveitar ao máximo todos os seus benefícios.

Dica Da Magrinha
Para deixar a receita ainda mais saborosa, você pode adicionar um pouco de Mel Silvestre Da Magrinha, fica uma delícia!

Se você procurava maneiras de como consumir chia, deve ter percebido que além de ser bem simples, ela é muito nutritiva e saudável!
A Da Magrinha vai ficando por aqui, mas lembre-se, contamos uma série de produtos 100% integrais que só enriquecem sua alimentação, além de receitas saudáveis que você pode conferir tanto em nosso blog quanto em nosso Facebook. Confere lá!
 

 

Últimas do blog

Card image cap
Receita Junina - Quinoa Doce

Junho chegou, e com ele vem também as festas juninas e os quitutes maravilhosos ... e cal&oac...

Card image cap
Benefícios da Aveia

Todos os dias, muita gente procura por dietas saudáveis ou como melhorar a alimentaç&a...

Card image cap
7 receitas com granola para o café da manhã

 Muita gente já tem o costume de consumir granolas, mas poucos sabem de fato no que cons...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
Rio de Janeiro - RJ Rua Da Cevada, 93, sala 428 - Penha Circular Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé) Ruta Provincial 2-S Km 12,5 - 2605 Tel/Fax: +54 3462 499735
Estados Unidos (Chicago) 30 N, Michigan Avenue, Suite 505, Chicago, IL 60602 Tel: +1 (312) 577 4275

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
sac@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube