Blog

Alimentos ricos em triptofano

10/07/2018

 É possível fazer da alimentação uma boa aliada para o bem-estar? É claro que sim!!!  

Alguns alimentos naturais contêm substâncias que atuam como indutores da serotonina, substância presente no cérebro que facilita a comunicação entre os neurônios, regulando o humor, a sensação de fome e o sono e, consequentemente, ajuda a promover o bem-estar!

O triptofano, junto com a niacina, vitamina B3 e magnésio, atua como precursor da serotonina. Dessa forma, o triptofano tem influências indiretas sobre o comportamento alimentar, fadiga e sono, bem como o estímulo da insulina e do hormônio do crescimento. Por ser um aminoácido essencial, nosso corpo não é capaz de produzir o triptofano e por isso é preciso ingeri-lo por meio da alimentação.

 

Benefícios do triptofano:

Combate a depressão,
Controla a ansiedade,
Aumenta o humor,
Melhora a memória,
Regula o sono,
Ajuda a controlar o peso.

Abaixo alguns alimentos ricos em triptofano:


Grão de bico
Rico no aminoácido triptofano e indutor da liberação de serotonina pelo cérebro.

Frutos do mar

O camarão é a fonte mais rica de triptofano, com 330 miligramas a cada 113 gramas. Atum, linguado, salmão e bacalhau, bem como as deliciosas vieiras possuem entre 250 e 400 miligramas por porção – e por isso também são excelentes opções. 

Banana
Rica em triptofano e vitamina B6 que age como estímulo para a serotonina. É uma fonte de carboidrato que é base para a formação da serotonina. 

Aveia
Fonte de carboidrato “bom”, o cereal é rico em beta glucanas – fibras solúveis que ajudam no equilíbrio intestinal já que humor e intestinos possuem forte relação. Também é rica em triptofano. 

Folhas verdes escuras
Ricos em ácido fólico, também estimula a produção de serotonina. Espinafre, alface escura, rúcula, agrião, couve e brócolis. Indicação: pelo menos uma vez ao dia, em um prato de sobremesa.

Arroz integral
Rico em zinco, complexo B e vitaminas que estimulam a serotonina junto com o triptofano. Também é fonte de carboidratos complexos que mantém o humor estável por mais tempo. 

Alimentos cítricos
A vitamina C das frutas cítricas, e outras como goiaba e caqui, combate os efeitos nocivos do estresse em nossas células. Ajuda na proteção dos neurônios que sofrem dos efeitos negativos do estresse no longo prazo. Indicação: O consumo mínimo indicado é de 3 frutas ao dia, sendo que ao menos 1 deve ser cítrica ou 1 copo de suco de fruta natural.

Aves

O peito de peru é uma das fontes alimentares mais conhecidas de triptofano, mas todas as proteínas animais contêm o aminoácido. Por exemplo, uma porção de 113 gramas de frango ou de peito de peru concede 350 a 390 mg de triptofano, bem como uma dose de outros oito aminoácidos essenciais. 

Sementes
Ricas em minerais como zinco, magnésio e selênio que agem como antioxidantes e percussores da síntese da serotonina. São ricas em fibras e auxiliam o trânsito intestinal. Exemplo: chia, girassol e abóbora. 

Últimas do blog

Card image cap
Tudo o que você precisa saber sobre Overnight Oats

Você já ouviu falar do overnight oats? É um potinho que está fazendo o ma...

Card image cap
Pipoca, um estouro em benefícios!!!

O inverno está quase chegando, e com as baixas temperaturas aumenta a vontade de comer gulose...

Card image cap
Chia, a semente da vez!

 Salvia hispânica, nome cientifico da chia, nativa da Guatemala e das regiões cent...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
Rio de Janeiro - RJ Rua Da Cevada, 93, sala 428 - Penha Circular Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé) Ruta Provincial 2-S Km 12,5 - 2605 Tel/Fax: +54 3462 499735
Estados Unidos (Chicago) 30 N, Michigan Avenue, Suite 505, Chicago, IL 60602 Tel: +1 (312) 577 4275

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
sac@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube