Blog

ALIMENTOS PARA UMA PELE SAUDÁVEL

18/04/2019

Quando falamos de cuidado com a pele, imaginamos inicialmente em cremes e produtos dermatológicos. Entretanto, zelar por uma alimentação saudável auxilia e mantém a vitalidade do corpo e da mente, aspectos que influenciam diretamente no vigor da pele.

Você sabe o que é uma alimentação saudável? O conceito diz respeito a uma dieta equilibrada e balanceada, elaborada exclusivamente por profissional nutricionista. Nela estão contidos diferentes tipos de alimentos, pertencentes aos mais diversos grupos – cereais, pães e tubérculos, hortaliças, frutas, leguminosas, carnes e ovos, leite e derivados, óleos e gorduras e por fim, açúcares e doces. Dessa forma, devemos nos atentar para a quantidade e qualidade dos alimentos que consumimos.

Existe relação direta da nutrição com o bem-estar físico e mental, visto, por sua vez, como fundamental na prevenção e no tratamento de doenças, pois como disse Hipócrates, médico e filósofo grego considerado o ‘pai da medicina’, “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”.

O que devemos consumir?

Aqui entenderemos quais vitaminas e minerais devemos consumir, bem como quais os benefícios e onde podemos encontrá-los. Então, confira com a gente!!!

Vitamina B2: mantém a tonalidade saudável da pele. Encontrada nos vegetais de folha, carnes, ovos, fígado e leite;
Vitaminas do complexo B: auxiliam na regulação das glândulas sebáceas, permitindo que a pele fique menos oleosa. São encontradas principalmente nos grãos integrais, leite e derivados, carnes magras, entre outros;
Vitamina A: ajuda no equilíbrio da oleosidade da pele, pois mantém a integridade celular. Encontrada principalmente em frutas e vegetais alaranjados, bem como em folha verde escura, tais como: mamão, caqui, cenoura, batata doce, agrião, brócolis, rúcula e espinafre;

Vitamina C: fonte antienvelhecimento e antioxidante, pois corrige perdas estruturais e funcionais da pele, reconstruindo a formação das fibras colágenas. Encontrada nas frutas cítricas, acerola, laranja, caju, goiaba, kiwi, limão, morango, brócolis, couve-flor e repolho;

Vitamina E: retarda o envelhecimento precoce, assim como protege o indivíduo de doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, disfunções cardiovasculares, enfermidades degenerativas – Alzheimer e Parkinson – e, finalmente, distúrbios no DNA. Encontrada nos óleos vegetais, óleo de gérmen de trigo, ovos, leite e fígado;

Selênio: ação anti-inflamatória, ou seja, age no tratamento da acne. Encontrado na castanha-do-pará, farinha de trigo, frango e arroz;

Zinco: ação anti-inflamatória, ou seja, age no tratamento da acne. A deficiência de zinco inibe o processo de despolimerização do ácido hialurônico, responsável pela hidratação e elasticidade da pele, bem como participa da molécula antioxidante chamada superóxido dismutase (SOD), que relaciona longa lista de problemas, entre eles o envelhecimento precoce. Encontrado nas ostras, castanhas, nozes e carne bovina.

Ômega 3: efeito anti-inflamatório. Encontrado em peixes, linhaça , chia , nozes, amêndoas e azeite.

E não se esqueça: da mesma forma que cuidamos dos alimentos e do que ingerimos, devemos nos atentar para a prática de atividade física. O sedentarismo aumenta o acúmulo de gordura no corpo, assim como, tende a intensificar a flacidez da pele. Entretanto, o ato de praticar atividades acelera a produção de neurotransmissores que melhoram a sensação de bem-estar e produz alta carga de antioxidantes – substâncias que ajudam a evitar o envelhecimento precoce da pele.

Receitas:

Smoothie de Frutas Vermelhas

Ingredientes:
1 copo de iogurte integral sem sabor;
1 xícara de chá de morangos congelados;
1 xícara de chá de framboesa congelada;
1 colher de sobremesa de Farelo de Aveia Da Magrinha 100% Integral ;
1 colher de sobremesa de Chia Da Magrinha 100% Integral ;
Canela em pó;
1 fio de Mel Silvestre Orgânico Da Magrinha 100% Integral.

Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador ou em um processador de alimentos e está pronto.

Nhoque de batata doce

Ingredientes:
2 batatas doce grandes;
1 ovo;
2 colheres de sopa de azeite de oliva;
Sal a gosto;
Pimenta do reino a gosto;
Ervas a gosto;
½ xícara de chá de Farelo de Aveia Da Magrinha 100% Integral ;
½ xícara de chá de Farinha de Linhaça Da Magrinha 100% Integral ;
½ xícara de chá de farinha de arroz integral.

Modo de preparo:
Lave bem as batatas e embrulhe em papel alumínio. Leve ao forno por 20 minutos ou até amaciar. Retire as cascas e amasse com um garfo. Em um bowl coloque o purê de batata doce e incorpore os ovos, azeite, sal, pimenta e ervas. Misture até formar uma massa, em seguida, adicione o farelo de aveia, farinha de linhaça e de arroz e misture novamente, sovando até começar a desgrudar das mãos. Polvilhe farinha em uma superfície lisa e faça rolinhos com a massa, posteriormente, corte em fatias de 1 cm. Leve o nhoque para a água fervente até cozinhar com um pouco de sal. Quando começar a boiar, retire com uma escumadeira e sirva com molho de tomate caseiro.

Hambúrguer de salmão com quinoa na cama de espinafre

Ingredientes:
Hambúrguer
2 xícaras de chá de salmão;
3/4 xícaras de chá de Quinoa Real em Grãos Da Magrinha 100% Integral ;
1 colher de chá de azeite de oliva;
1/3 xícara de chá de cebola picada;
1 ovo;
Sal e pimenta a gosto.

Molho e montagem:
1 xícara de chá de iogurte;
1 colher de chá de suco de limão;
1/2 colher de chá de dill picado;
1/4 colher de chá de alho;
1 pitada de açúcar;
1/2 xícara de chá de espinafre;
3 xícaras de chá de cogumelos fatiados.

Modo de preparo:
Hambúrguer
Cozinhe a quinoa e escorra bem. Corte o salmão em cubinhos. Em uma tigela, misture a quinoa, o salmão, o azeite, a cebola picada, cebolinha e o ovo. Tempere com sal e pimenta a gosto. Faça bolinhas e achate para ficar no formato de hambúrguer. Leve ao forno preaquecido a 180ºC, por 10 minutos.
Molho e montagem
Misture o suco de limão, o dill, o alho, o açúcar e o iogurte. Acerte o tempero a gosto e reserve. Em seguida, refogue o espinafre com os cogumelos e disponha-os sobre o prato, posteriormente, coloque o hambúrguer por cima. Sirva com o molho à parte.

Agora que você já sabe quais são os bons alimentos para uma pele saudável, recomendamos que dê uma olhada em nosso blog . Lá você encontrará muitas receitas saudáveis e práticas com alimentos 100% integrais, tudo pensado para a sua saúde! Aproveite e dê uma chegada no nosso Facebook !

 

Últimas do blog

Card image cap
Benefícios dos Grãos – Grãos Integrais

Você deve estar se perguntando quais os benefícios dos grãos, certo? Hoje voc&ec...

Card image cap
Bolo de cenoura com aveia e calda de Agave

VOCÊS CONHECEM A CALDA DO AGAVE?É um adoçante natural, 100% vegetal e orgâ...

Card image cap
Receita de Petisco para você curtir enquanto assiste aos jogos da Copa do Mundo!!!

A Copa do Mundo já começou, e para acompanhar os jogos do Brasil separamos uma re...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
sac@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube