Blog

Alimentos para uma pele saudável

18/04/2019

Quando falamos de cuidado com a pele, imaginamos inicialmente em cremes e produtos dermatológicos. Entretanto, zelar por uma alimentação saudável auxilia e mantém a vitalidade do corpo e da mente, aspectos que influenciam diretamente no vigor da pele.

Você sabe o que é uma alimentação saudável? O conceito diz respeito a uma dieta equilibrada e balanceada, elaborada exclusivamente por profissional nutricionista. Nela estão contidos diferentes tipos de alimentos, pertencentes aos mais diversos grupos – cereais, pães e tubérculos, hortaliças, frutas, leguminosas, carnes e ovos, leite e derivados, óleos e gorduras e por fim, açúcares e doces. Dessa forma, devemos nos atentar para a quantidade e qualidade dos alimentos que consumimos.

Existe relação direta da nutrição com o bem-estar físico e mental, visto, por sua vez, como fundamental na prevenção e no tratamento de doenças, pois como disse Hipócrates, médico e filósofo grego considerado o ‘pai da medicina’, “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”.

O que devemos consumir?

Aqui entenderemos quais vitaminas e minerais devemos consumir, bem como quais os benefícios e onde podemos encontrá-los. Então, confira com a gente!!!

  • Vitamina B2: mantém a tonalidade saudável da pele. Encontrada nos vegetais de folha, carnes, ovos, fígado e leite;
  • Vitaminas do complexo B: auxiliam na regulação das glândulas sebáceas, permitindo que a pele fique menos oleosa. São encontradas principalmente nos grãos integrais, leite e derivados, carnes magras, entre outros;
  • Vitamina A: ajuda no equilíbrio da oleosidade da pele, pois mantém a integridade celular. Encontrada principalmente em frutas e vegetais alaranjados, bem como em folha verde escura, tais como: mamão, caqui, cenoura, batata doce, agrião, brócolis, rúcula e espinafre;
  • Vitamina C: fonte antienvelhecimento e antioxidante, pois corrige perdas estruturais e funcionais da pele, reconstruindo a formação das fibras colágenas. Encontrada nas frutas cítricas, acerola, laranja, caju, goiaba, kiwi, limão, morango, brócolis, couve-flor e repolho;
  • Vitamina E: retarda o envelhecimento precoce, assim como protege o indivíduo de doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, disfunções cardiovasculares, enfermidades degenerativas – Alzheimer e Parkinson – e, finalmente, distúrbios no DNA. Encontrada nos óleos vegetais, óleo de gérmen de trigo, ovos, leite e fígado;
  • Selênio: ação anti-inflamatória, ou seja, age no tratamento da acne. Encontrado na castanha-do-pará, farinha de trigo, frango e arroz;
  • Zinco: ação anti-inflamatória, ou seja, age no tratamento da acne. A deficiência de zinco inibe o processo de despolimerização do ácido hialurônico, responsável pela hidratação e elasticidade da pele, bem como participa da molécula antioxidante chamada superóxido dismutase (SOD), que relaciona longa lista de problemas, entre eles o envelhecimento precoce. Encontrado nas ostras, castanhas, nozes e carne bovina.
  • Ômega 3: efeito anti-inflamatório. Encontrado em peixes, linhaça , chia , nozes, amêndoas e azeite.

E não se esqueça: da mesma forma que cuidamos dos alimentos e do que ingerimos, devemos nos atentar para a prática de atividade física. O sedentarismo aumenta o acúmulo de gordura no corpo, assim como, tende a intensificar a flacidez da pele. Entretanto, o ato de praticar atividades acelera a produção de neurotransmissores que melhoram a sensação de bem-estar e produz alta carga de antioxidantes – substâncias que ajudam a evitar o envelhecimento precoce da pele.

Receitas:

Smoothie de Frutas Vermelhas

Ingredientes:

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador ou em um processador de alimentos e está pronto.

Nhoque de batata doce

Ingredientes:

Modo de preparo: Lave bem as batatas e embrulhe em papel alumínio. Leve ao forno por 20 minutos ou até amaciar. Retire as cascas e amasse com um garfo. Em um bowl coloque o purê de batata doce e incorpore os ovos, azeite, sal, pimenta e ervas. Misture até formar uma massa, em seguida, adicione o farelo de aveia, farinha de linhaça e de arroz e misture novamente, sovando até começar a desgrudar das mãos. Polvilhe farinha em uma superfície lisa e faça rolinhos com a massa, posteriormente, corte em fatias de 1 cm. Leve o nhoque para a água fervente até cozinhar com um pouco de sal. Quando começar a boiar, retire com uma escumadeira e sirva com molho de tomate caseiro.

Hambúrguer de salmão com quinoa na cama de espinafre

Ingredientes:

Molho e montagem:

  • 1 xícara de chá de iogurte;
  • 1 colher de chá de suco de limão;
  • 1/2 colher de chá de dill picado;
  • 1/4 colher de chá de alho;
  • 1 pitada de açúcar;
  • 1/2 xícara de chá de espinafre;
  • 3 xícaras de chá de cogumelos fatiados.

Modo de preparo:
Hambúrguer: Cozinhe a quinoa e escorra bem. Corte o salmão em cubinhos. Em uma tigela, misture a quinoa, o salmão, o azeite, a cebola picada, cebolinha e o ovo. Tempere com sal e pimenta a gosto. Faça bolinhas e achate para ficar no formato de hambúrguer. Leve ao forno preaquecido a 180ºC, por 10 minutos.
Molho e montagem: Misture o suco de limão, o dill, o alho, o açúcar e o iogurte. Acerte o tempero a gosto e reserve. Em seguida, refogue o espinafre com os cogumelos e disponha-os sobre o prato, posteriormente, coloque o hambúrguer por cima. Sirva com o molho à parte.

Agora que você já sabe quais são os bons alimentos para uma pele saudável, recomendamos que dê uma olhada em nosso blog . Lá você encontrará muitas receitas saudáveis e práticas com alimentos 100% integrais, tudo pensado para a sua saúde! Aproveite e dê uma chegada no nosso Facebook !

Últimas do blog

Card image cap
Receitas com aveia para o café da manhã

Uma maneira saudável e gostosa de começar o dia! Que a aveia possui diversas proprieda...

Card image cap
Alimentação na terceira idade

 A terceira idade, ou para muitos a melhor idade, é um momento de mais cuidado na rotina...

Card image cap
Flocos de aveia finos ou grossos? Saiba como consumir!

Ao pensar em uma alimentação saudável, muito provavelmente você imaginou...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube