Blog

Alimentação na terceira idade

23/01/2019

 A terceira idade, ou para muitos a melhor idade, é um momento de mais cuidado na rotina, na saúde e principalmente na alimentação. A importância da alimentação saudável torna-se mais evidente nessa faixa etária, visto que o corpo passa a precisar de mais cuidados na terceira idade. É nela que os problemas cardiovasculares, a diabetes e doenças relacionadas aos ossos mais aparecem, então uma alimentação integral de verdade pode ajudar a dar qualidade de vida para as pessoas que estão na melhor idade. A nossa conversa de hoje tratará sobre os cuidados na terceira idade e como se alimentar bem para alcançar uma melhor qualidade de vida. Vem conferir!

Cuidados com a alimentação na terceira idade: quais tipos de alimento consumir?

1 - Gorduras boas: conhecidas por fortalecer o coração, elas ajudam a prevenir as doenças cardiovasculares e garantem o fortalecimento do sistema nervoso central, auxiliando a memória e a concentração, normalmente afetadas nessa faixa etária.

As gorduras boas podem ser encontradas no azeite de oliva, abacate, nas oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas, além das sementes como a Linhaça Marrom em Grãos 100% Integral Da Magrinha, a Chia 100% Integral Da Magrinha e o Gergelim Branco Natural 100% Integral Da Magrinha, entre outros.

2 – O consumo de fibras alimentares é altamente benéfico: quando chegamos à terceira idade, o intestino fica mais preguiçoso e precisa de um estímulo para funcionar. É importante aumentar o consumo de frutas e líquidos, uma vez que muitos possuem constipação. As fibras estão presentes em cereais integrais como o Arroz Sete Grãos 100% Integral Da Magrinha, a Aveia em Flocos Finos 100% Integral Da Magrinha e o trigo, além de frutas, hortaliças e sementes como a Chia 100% Integral Da Magrinha.

3 – Evite o uso do sal: utilize temperos, ervas e especiarias que ajudam a diminuir o consumo do sódio. Use o mínimo de sal possível. O uso excessivo do sal causa inchaço, hipertensão, doenças cardiovasculares e até doenças renais, sendo que as pessoas dessa faixa etária são muito mais sensíveis a esse problema. O segredo está em fazer escolhas saudáveis e ter equilíbrio no consumo de todos os alimentos. É bom também evitar o açúcar (reduzindo seu consumo e o substituindo por alternativas mais saudáveis como o Açúcar Demerara 100% Integral Da Magrinha) e as gorduras ruins por conta de problemas como diabetes e doenças cardiovasculares.


4 - Aumente a ingestão da vitamina B12, vitamina D e cálcio: integrante do grupo do complexo B, a B12 é essencial para manter o sistema nervoso saudável e garantir uma boa saúde para os músculos. A deficiência dessa substância é muito comum na terceira idade, devido à diminuição na produção de ácido clorídrico no suco gástrico, solução essencial para absorção da vitamina B12. Alimentos como o Gergelim Branco Natural 100% Integral Da Magrinha possuem grandes quantidades de cálcio, ideal para evitar doenças como a osteoporose.

Exercícios na terceira idade


Além de saber como se alimentar na terceira idade, o idoso precisa praticar exercícios para manter o corpo e a mente ativas, o que lhe garantirá mais vitalidade. Fazer exercícios como caminhadas, pilates, ioga, hidroginástica, musculação ou qualquer outra atividade que possa ser praticada sob recomendação médica tende a melhorar a qualidade de vida e facilitar a aceitação da terceira idade. O ideal é evitar a atrofia muscular e o enfraquecimento do corpo. Dessa forma, além de viver melhor e com mais saúde, o idoso fica menos propenso a acidentes como as quedas tão comuns na terceira idade.

Agora vamos para a parte mais esperada da conversa de hoje: as Receitas Da Magrinha para a terceira idade!

Receitas para a terceira idade

Sopa Aromatizada de Peixe

Ingredientes:

200g de Arroz Sete Grãos 100% Integral Da Magrinha
400ml de água
sumo de 1 limão
1L de caldo de galinha ou de legumes caseiro
400g de filetes de peixe
400g de espinafre
200g de cenoura ralada
50g de hortelã picada

Modo de preparo:

Ferva a água numa panela e cozinhe o Arroz Sete Grãos 100% Integral Da Magrinha por 15 minutos ou até a água ser absorvida. Depois disso, junte o sumo de limão.
Ponha o caldo de galinha ou de legumes para ferver em outra panela.
Reduza para fogo médio e junte o peixe, o espinafre, a cenoura e a hortelã.
Sirva quente.

Salada de Linhaça

Ingredientes:

4 xícaras (chá) de folhas verdes lavadas e secas tipo alface e rúcula
1/2 xícara (chá) de cenoura ralada
1 cebola roxa pequena fatiada
1/2 xícara (chá) de queijo fresco em cubos

Molho:
2 colheres (sopa) de vinagre
2 colheres (sopa) de Linhaça Dourada 100% Integral Da Magrinha
1 colher (chá) de sal
6 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo:
Em uma saladeira grande distribua as folhas lavadas e coloque por cima a cenoura, a cebola e o queijo. Em um vidro, coloque o vinagre, a Linhaça Dourada 100% Integral Da Magrinha, o sal e o azeite, tampe e chacoalhe até dar liga. Regue a salada e sirva.

Agora que você sabe mais sobre como se alimentar na terceira idade, gostaríamos de lembrar que temos uma série de produtos integrais de verdade para enriquecer a sua alimentação! Confira também os complementos alimentares Da Magrinha, feitos pensando especialmente na sua saúde. No nosso Blog e na nossa página no Facebook você pode conferir várias dicas de alimentação saudável, além de receitas saudáveis e práticas!



 

 

Últimas do blog

Card image cap
Farinha de Trigo Integral Receitas

Muitas pessoas consomem a farinha de trigo branca na forma de massas, pães e bolos. Em contra...

Card image cap
Para que serve a linhaça? Saiba mais sobre seus benefícios!

Você já ouviu falar sobre a linhaça? Essa semente incrível e cheia de ben...

Card image cap
Chia, a semente da vez!

 Salvia hispânica, nome cientifico da chia, nativa da Guatemala e das regiões cent...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
sac@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube