Blog

A importância dos elementos integrais na sua vida

11/11/2019

Enquanto uma alta ingestão de grãos refinados está ligada a diversos problemas de saúde, como obesidade e inflamação, com os grãos integrais a história é diferente.

E como somos a primeira marca brasileira a ser 100% integral, com todos os produtos com 7 grãos e o selo Whole Grain, hoje viemos te mostrar 8 benefícios para a sua saúde ao comer mais grãos integrais.

1. Rico em nutrientes e fibras

Grãos integrais fornecem muitos nutrientes importantes, como:

  • Fibras: o farelo fornece a maior parte da fibra em grãos integrais;
  • Vitaminas: os grãos integrais são particularmente ricos em vitaminas do complexo B, incluindo niacina, tiamina e folato;
  • Minerais: eles também contêm uma boa quantidade de minerais, como zinco, ferro, magnésio e manganês;
  • Proteína: grãos integrais possuem bem mais proteína por porção do que os grãos refinados;
  • Antioxidantes: muitos compostos em grãos integrais atuam como antioxidantes no nosso corpo, podendo até exercer um papel importante na prevenção de doenças.

2. Diminui o risco de doença cardíaca

Um dos maiores benefícios para a saúde que os grãos integrais podem trazer é de diminuírem os riscos de doenças cardíacas, que hoje são as principais causas de morte no mundo.

Uma revisão constatou que três porções de 28 gramas de grãos integrais diariamente podem reduzir os riscos de doenças cardíacas em 22%.

Da mesma forma, um estudo com duração de 10 anos com quase vinte mil adultos observou que aqueles que ingeriam a maior proporção de grãos integrais, em relação à ingestão total de carboidratos, tinham um risco 47% menor de doenças cardíacas.

3. Diminui o risco de derrame

Grãos integrais também podem ajudar a diminuir o risco de derrame.

Foi o que mostrou uma análise de 6 estudos em quase 250.000 pessoas. Aqueles que ingeriram mais grãos na sua versão integral tiveram um risco 14% menor de derrame, se comparado com aqueles que ingeriram menos.

Isso devido às fibras, vitamina K e antioxidantes que encontramos nos grão integrais.

4. Reduz o risco de obesidade

Comer alimentos ricos em fibras pode ajudar a saciar e evitar excessos. Esse é um dos motivos pelos quais dietas ricas em fibras são recomendadas para perda de peso.

Os grãos integrais e os produtos feitos a partir deles são mais completos do que os refinados. Além disso, as pesquisas sugerem que eles podem diminuir o risco de obesidade.

De fato, comer 3 porções diárias de grãos integrais estava associado a um menor índice de massa corporal (IMC) e menor quantidade gordura abdominal, de acordo com uma revisão de 15 estudos em quase 120.000 pessoas.

5. Diminui o risco de diabetes tipo 2

Comer alimentos inteiros no lugar de grãos refinados pode diminuir o risco de diabetes tipo 2.

Uma revisão de 16 estudos concluiu que a substituição de grãos refinados por uma maior variedade e ingestão de pelo menos 2 porções diárias de grãos integrais pode reduzir o risco de diabetes.

Em parte, isso ocorre porque os grãos integrais ricos em fibras também podem ajudar no controle do peso e prevenir a obesidade, um fator de risco para o diabetes.

Além disso, estudos associaram a ingestão de grãos integrais a níveis mais baixos de açúcar no sangue em jejum, assim como melhoraram a sensibilidade à insulina.

Isso pode ser devido ao magnésio, um mineral encontrado em grãos integrais, que ajuda o corpo a metabolizar carboidratos e está ligado à sensibilidade à insulina.

6. Ajuda na digestão

A fibra em grãos integrais pode te ajudar a ter uma digestão mais saudável. Primeiro porque ela auxilia a dar volume às fezes e a reduzir o risco de constipação. Segundo porque alguns tipos de fibra encontrados nos grãos atuam como prebióticos.

Isso significa que eles ajudam a alimentar as bactérias intestinais benéficas, importantes para a saúde digestiva.

7. Reduz a inflamação crônica

A inflamação é a raiz de muitas doenças crônicas e algumas evidências sugerem que os grãos integrais podem ajudar a minimizar essa condição.

Em um estudo, as mulheres que ingeriram grãos na sua versão integral, como maioria do seu consumo diário, tiveram menor probabilidade de morrer de condições crônicas relacionadas à inflamação.

Os resultados desses e de outros estudos apóiam diversas recomendações de saúde pública para substituir a maioria dos grãos refinados por grãos integrais.

8. Pode reduzir o risco de câncer

Pesquisas atuais sugerem que os mais fortes benefícios anticâncer dos grãos integrais são contra o câncer colorretal, um dos tipos mais comuns de câncer.

Isso devido ao seu papel como prebiótico, além de conter componentes como ácido fítico, ácidos fenólicos e saponinas, que podem retardar o desenvolvimento do câncer.

Confere lá no nosso site todos os nosso produtos , que com certeza vão te ajudar a aumentar sua ingestão de grãos integrais ao longo do seu dia!

Sempre que comer algo Da Magrinha, publique nas suas redes sociais e marque a gente no @damagrinha ! Quem sabe você não ajuda algum amigo a melhorar a sua alimentação também?

Últimas do blog

Card image cap
Alimentos para a TPM

A famosa tensão pré-menstrual (TPM) que rodeia a vida das mulheres em idade fér...

Card image cap
Sua sobremesa pode ser saudável!

Muitas vezes ficamos com aquela vontade de comer um “algo a mais” após a refei&cc...

Card image cap
Companhia para seus treinos: conheça a linha protein Da Magrinha

Quantas vezes você já ouviu falar que as proteínas podem auxiliar na manuten&cce...

Receba novidades

Da Magrinha

Tijucas - SC - Rua Bartolomeu Silva, 70 - Santa Luzia Tel/Fax: + 55 (48) 3641 3900
São Paulo - SP - Rua Dr. Mello Nogueira 105, sala 101 - Vila Baruel Tel/Fax: + 55 (11) 2387-8423
Rio de Janeiro - RJ
Argentina (Santa Izabel - Santa Fé)
Estados Unidos (Chicago)

SAC Da Magrinha
0800 643 1538
falecom@damagrinha.com.br
Siga nas redes sociais
Linked In Facebook Instagram Youtube