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6 alimentos que vão ajudar você a aliviar sintomas de alergia na primavera

20/09/2019

Ao associar alergias e comida, você pode pensar em manter certos alimentos fora de sua alimentação para evitar uma reação adversa. Mas a conexão entre alergias sazonais – que ocorrem apenas durante certas épocas do ano – e alimentos é limitada a alguns grupos, como alimentos reativos cruzados.

Além desses grupos de alimentos, as alergias sazonais, ou também chamada de rinite alérgica, geralmente surgem na primavera ou no verão. Elas se desenvolvem quando o sistema imunológico reage exageradamente aos alérgenos, como o pólen das plantas, o que resulta em muito congestionamento, espirros e coceira.

Embora o tratamento geralmente envolva medicamentos, as mudanças no estilo de vida também podem ajudar a aliviar os problemas. Adicionar certos alimentos no seu dia a dia pode realmente diminuir os sintomas mais frequentes, como nariz escorrendo e olhos lacrimejantes.

Da redução da inflamação ao aumento do sistema imunológico, há várias opções alimentares que podem ajudar a atenuar as ocorrências das alergias sazonais.

Aqui vai uma lista de seis alimentos para experimentar e inserir na sua rotina!

Frutas cítricas

Embora seja um conto antigo de que a vitamina C previne o resfriado comum, ela pode ajudar a reduzir a duração de um resfriado, além de oferecer benefícios a quem sofre de alergias.

A ingestão de alimentos ricos em vitamina C tem demonstrado reduzir a rinite alérgica – irritação do trato respiratório superior causada pelo pólen das plantas florescentes.

Portanto, durante a temporada de alergias, sinta-se à vontade para consumir frutas que contenham vitamina C, como laranja, limão, goiaba, acerola, kiwi, mamão papaia, morango etc.

Melhor ainda! Que tal fazer aquela pausa rápida e gostosa com os essas frutas e os novos sabores das barrinhas Da Magrinha? Temos agora de Banana aveia e mel , Morango e cacau e Castanha avelã e cacau .


Gengibre

Muitos dos sintomas desagradáveis de alergia vêm de problemas inflamatórios, como inchaço e irritação nas passagens nasais, nos olhos e na garganta. O gengibre pode ajudar a reduzir esses sintomas naturalmente.

Por milhares de anos, o gengibre tem sido usado como remédio natural para uma série de problemas de saúde, como náusea e dor nas articulações.

Também foi comprovado que contém compostos fitoquímicos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Agora, os especialistas estão explorando como esses compostos podem ser úteis no combate às alergias sazonais. Em estudo, o gengibre suprimiu a produção de proteínas pró-inflamatórias no sangue de ratos, o que levou a uma redução dos sintomas alérgicos.

Não parece haver diferença na capacidade anti-inflamatória do gengibre fresco vs. seco.

Que tal um mingau de aveia um pouquinho diferente?

2 colheres de sopa de aveia em flocos finos Da Magrinha ;
1 xícara de leite da sua preferência;
Açúcar mascavo Da Magrinha a gosto; e
gengibre em pó.

Agora, é só levar tudo ao fogo, mexendo até que atinja a consistência de um mingau!

Cúrcuma/açafrão

A cúrcuma é conhecida como um potente anti-inflamatório por um bom motivo: seu ingrediente ativo, a curcumina, tem sido associada à redução de sintomas de muitas doenças causadas pela inflamação e pode ainda ajudar a minimizar o inchaço e a irritação causados pela rinite alérgica.

Embora os efeitos do açafrão nas alergias sazonais não tenham sido estudados extensivamente em seres humanos, estudos em animais são promissores. Um deles mostrou que o tratamento em camundongos com açafrão reduziu sua resposta alérgica.

Lembrando que a pimenta-preta aumenta a biodisponibilidade da curcumina em até 2.000%!

Tomates

Embora as frutas cítricas tenham tendência em obter toda a glória quando se trata de vitamina C, o tomate é outra excelente fonte desse nutriente essencial. Um tomate de tamanho médio contém cerca de 26% do valor diário recomendado de vitamina C.

Além disso, o tomate contém licopeno, outro composto antioxidante que ajuda a conter a inflamação sistêmica. O licopeno é mais facilmente absorvido no corpo quando cozido, então escolha tomates enlatados ou que passem por algum processo de cozimento.

Já pensou em comer o biscoito 100% integral multigrãos sabor Tomate Da Magrinha acompanhado de um pesto de tomate seco?

200 g de tomate seco;
½ maço de manjericão;
de ½ a ⅓ xícara de azeite de oliva;
50 gramas de castanha-de-caju ou amendoim; e
sal a gosto.

Coloque todos os ingredientes em um processador ou liquidificador.

Peixes/Salmão

Um peixe por dia poderia manter o espirro longe? Existem evidências de que os ácidos graxos ômega-3 dos peixes podem aumentar sua resistência a alergias e até melhorar a asma.

Um estudo mostrou que as gorduras provenientes dos peixes ajudaram a diminuir o estreitamento das vias aéreas que ocorre na asma e em alguns casos de alergias sazonais. Esses benefícios provavelmente vêm das propriedades anti-inflamatórias dos ômega-3.

Essa regra vale também para outros peixes, como cavala, sardinha e atum.


Cebola

As cebolas são uma excelente fonte natural de quercetina, antioxidante que age como um anti-histamínico (antialérgico) natural, reduzindo os sintomas de alergias sazonais.

As cebolas contêm vários outros compostos anti-inflamatórios e antioxidantes. Por isso, você não tem como errar incluindo-a na sua dieta durante a estação das alergias.

A cebola roxa tem a maior concentração de quercetina, seguida pela cebola branca e cebolinha. Cozinhar reduz o teor de quercetina das cebolas; portanto, para obter o máximo impacto, procure comê-las cruas. Você pode experimentá-las em saladas e em molhos (como guacamole) ou como integrantes de um sanduíche natural.

As cebolas também são alimentos ricos em prebióticos, que nutrem bactérias intestinais saudáveis e favorecem ainda mais a imunidade e a saúde.

‘Bora colocar esses sintomas dessas alergias para longe! Para isso, conte com os produtos e as dicas Da Magrinha!

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